Tem vezes que só um café quentinho e preparado na hora pode melhorar o dia ou o humor. Não é atoa que o mercado tem crescido constantemente nos últimos anos no Brasil. Se você está pensando em empreender e abrir o seu próprio negócio, talvez o café seja o segredo. Mas como montar uma cafeteria de sucesso?

A prova de que esse é um ramo que está deslanchando está em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Nos últimos 8 anos o consumo da bebida em nosso país teve um aumento de mais de 307%. Um grande reflexo disso é o fato da quantidade de novas cafeterias que foram inauguradas, algo em torno de mais de 3,5 mil.

Outro dado bastante decisivo é que o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de países que mais consomem café, perdendo apenas para os Estados Unidos. Mas assim como aumentou o consumo, o brasileiro também passou a ser mais exigente com a bebida.

Para ter uma cafeteria de sucesso e se destacar em relação à concorrência não basta oferecer apenas aquele café coado simples. O consumidor procura por uma bebida que tenha um algo a mais e isso deve ser percebido no sabor, na apresentação e também na ambientação do local e preparo dos funcionários.

Então, continue a leitura e veja algumas dicas que podem te ajudar a abrir a sua cafeteria!

O que não pode faltar para abrir meu próprio negócio?

Independente de qual o seu modelo de negócio, seja ele uma loja de roupas ou uma pizzaria, existem alguns passos que são fundamentais e no caso de uma cafeteria não seria diferente. Inclusive, já falamos sobre isso no nosso post sobre como abrir uma doceria.

É indispensável ter um planejamento, para que você não meta os pés pelas mãos. O planejamento envolve desde a parte de pesquisa de mercado, para que você conheça os seus concorrentes e o que eles vendem até a parte de investimento financeiro, estrutura e localização do comércio.

Então, antes de sair por aí em busca de qual a melhor máquina de café do mercado, você deve ter esse planejamento bem alinhado.

Como tirar a ideia do papel e colocá-la em prática

Agora que você já conhece seus concorrentes, já definiu o público alvo e também já tem uma base de quanto poderá investir, chegou o momento de pôr o seu sonho em prática e tirar as ideias do papel.

Espaço físico e estrutura

O espaço físico da sua cafeteria nem precisa ser tão grande, o ideal mesmo é que ele tenha uma boa localização, já que isso fará toda a diferença no momento de chamar os clientes. 

Dê preferência para vias movimentadas, próximas a empresas, universidades, centros comerciais, pontos turísticos ou shoppings, aeroportos e grandes centros médicos.

Quanto à parte estrutural, é indispensável que a cafeteria seja aconchegante e tenha um clima agradável, isso inclusive influencia no consumo dos clientes. Invista em mesas e cadeiras confortáveis. 

Uma boa dica também é oferecer wifi e tomadas para os clientes. Algumas pessoas gostam deste tipo de ambiente para estudar ou trabalhar e oferecer esse tipo de comodidade acaba sendo uma forma de fidelizá-los.

Se quiser saber um pouco mais sobre fidelização de clientes, temos um conteúdo completo aqui no blog que pode te ajudar!

Para que a sua cafeteria possa atender a clientela de maneira eficiente, é necessário ter um balcão de atendimento, cozinha, salão com mesas e cadeiras, estoque e um pequeno escritório. 

Preparo da equipe

No caso das cafeterias, o preparo da equipe é indispensável. Além de gentis e cordiais, os funcionários precisam ter um curso de barista para poder fazer os cafés com maestria. O curso de barista também deve ser feito por você, dono da cafeteria.

Mesmo que você fique responsável pela parte administrativa, é indispensável entender todo o funcionamento do negócio, desde as técnicas de preparo das bebidas até a parte de fluxo de caixa e afins.

O tamanho do espaço influenciará na quantidade de funcionários, mas é possível ter um serviço eficiente e de qualidade mesmo com uma equipe enxuta. O ideal é contar com pelo menos 2 baristas, 1 atendente de mesa, 1 caixa, 1 cozinheiro (caso a sua cafeteria ofereça também comidas feitas na hora) e 1 funcionário de serviços gerais.

Qualidade do café e dos equipamentos

O café é sua matéria prima, então é indispensável trabalhar com produtos de qualidade. Café não é tudo igual e é possível encontrar uma grande variedade de tipos de grãos e safras tanto de produção nacional quanto internacional. Tudo isso influencia no sabor do produto final e também no valor agregado.

Latte, espresso e cappuccino são algumas das opções de café que podem ser servidas na sua cafeteria. Você também pode investir em máquinas que moem o grão na hora  e na moka italiana.

Dica extra!

Mesmo que a sua cafeteria tenha um ambiente agradável e super aconchegante, oferecer café para viagem também é um excelente diferencial. Com a vida corrida, as vezes fica difícil sentar para apreciar um bom café e com a possibilidade de embalagem para viagem é possível que o cliente possa ter a mesma experiência de sabor onde estiver.

Para isso, basta preparar o café e servir em um copo. É importante investir em um copo com tampa bem ajustada e um material que mantenha a bebida aquecida sem queimar o cliente. 

O ramo das cafeterias é muito promissor em nosso país e com um pouco de planejamento, criatividade e uma equipe bem preparada é possível oferecer um produto de qualidade para o cliente e ter um excelente retorno financeiro.

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre por que apostar em alimentos sem glúten e sem lactose. Até o próximo post!

banner equipamentos castellmaqPowered by Rock Convert