Investir em uma boa vitrine de padaria é uma das principais formas de marketing visual desse ramo. Afinal, diariamente são produzidas gostosuras por ali que comemos com os olhos e com o olfato antes de realmente apreciar com o paladar. 

Entretanto, não é qualquer vitrine de padaria que consegue o poder de aumentar as vendas apenas por seu display. Para conquistar esse feito é preciso planejar e ter um trabalho dinâmico para adaptar a vitrine com o que o seu cliente espera de você. 

Você é um empreendedor e precisa de ajuda nesse sentido para otimizar a sua vitrine de padaria? Então siga a leitura e veja as dicas que separamos para você:

6 dicas para ter a vitrine de padaria perfeita

Desde o aproveitamento completo de espaço até os elementos visuais que você adiciona em sua vitrine para além dos alimentos, existem diversas formas de chamar a atenção do seu público e usar a vitrine de maneira estratégica. Abaixo, selecionamos 6 dicas para começar de maneira certa:

1. Faça uma vitrine que se adeque à sua marca

Quando falamos de vitrine, não podemos esquecer que esse é um dos elementos de marketing e propaganda do seu negócio. Por esse motivo, é preciso ter o cuidado para transmitir pela vitrine de padaria – que funciona como uma espécie de cartão de visitas dos seus produtos – a identidade da sua marca. 

Portanto, é sempre bom tomar o cuidado para se certificar de que a vitrine está dentro das premissas da sua marca. 

Por exemplo, se o seu ambiente é construído em um formato mais rústico e a comunicação da sua padaria fala sobre produtos orgânicos e saudáveis, a sua vitrine pode se ligar a isso se você adicionar bandejas e outros objetos feitos de madeira ou qualquer material nesse sentido. Bandejas de isopor e papel filme não se encaixam bem nesse cenário. 

2. Explore os sentidos

Os produtos vendidos na padaria são sempre um agrado para o olfato e para a visão. Por esse motivo, você precisa explorar esses dois sentidos na hora de montar a sua vitrine. Instrua sua equipe a caprichar na finalização dos alimentos, tomando o cuidado para deixá-los sempre bonitos e atrativos. 

Além disso, coloque na frente de seu cliente aqueles preparos que acabaram de sair do forno e deixe que o aroma desses alimentos faça seu trabalho. O cheiro de pão quentinho precisa tomar conta do ambiente da sua padaria e conversar com os sentidos dos consumidores. 

Ah! E para explorar todos os sentidos, e também despertar a curiosidade do consumidor, você pode investir em outros tipos de pães para além do tradicional pão francês. Aqui no blog, temos um post especialmente dedicado aos principais tipos de pães para vender em uma padaria. Conheça todos eles e aumente o seu portfólio! 

3. Exiba produtos “para viagem”

Atualmente as pessoas vivem uma vida muito corrida, que exige velocidade no estilo de vida. Como empreendedor, você pode aproveitar esse movimento para aumentar as suas vendas. 

Como? Simples: aproveite o espaço da sua vitrine de padaria para exibir produtos para viagem, que seus clientes podem consumir enquanto correm de um compromisso para o outro. 

Por exemplo, numa segunda-feira de manhã, sua vitrine de padaria pode exibir combos com alguns pãezinhos de queijo e um capuccino. Talvez seu cliente não tinha a pretensão de comprar esse itens quando foi até o estabelecimento, mas sua vitrine irá convencê-lo de que essa é a melhor compra que ele pode fazer para matar a sua fome naquele momento.

4. Evite espaços vazios na vitrine

Para gerenciar a vitrine de padaria ao longo do dia é preciso ser bem dinâmico. Isso porque com o passar do tempo os produtos vão sendo vendidos e novos espaços são abertos. Você precisa aproveitar esse espaço aberto e nunca deixá-lo vazio. Portanto, tenha sempre cartas na manga para abastecer o display. 

Uma ideia bacana, caso você não tenha alimentos em certa hora do dia para preencher o espaço, é incluir avisos bem humorados que conversem com seu cliente e que ainda assim faça-o comprar. Por exemplo, preencher espaço com uma plaquinha de caligrafia bonita dizendo “Tá calor, né? Que tal se refrescar com nosso suco de laranja geladinho?”. 

5. Identifique e precifique tudo 

Não há nada mais incômodo para o consumidor do que ver os alimentos na vitrine, mas não saber exatamente o que são. Não cometa esse erro! Sua vitrine de padaria precisa ser autoexplicativa, e permitir que o cliente entenda tudo o que está exibido por ali sem precisar de ajuda. 

Para tanto, lembre-se de etiquetar cada alimento com uma tag que mostre ao consumidor o que ele é – por exemplo, “salgado assado de frango e bacon” – além de mostrar o seu valor. Deixando sua vitrine mais intuitiva, você tira as barreiras do processo que seu cliente precisaria enfrentar perguntando coisas como “qual é o sabor desse salgado” ou “quanto ele custa?”. 

6. Crie vitrines temáticas conforme as épocas do ano

Outra tática bem legal para explorar em sua vitrine de padaria é trabalhar as temáticas conforme o calendário. Todos os meses possuem datas comemorativas que você pode aproveitar para aumentar suas vendas, como: carnaval, páscoa, dia dos namorados, dia das mães, dia da mulher, dia dos pais, dos professores e tantos outros. 

Em cada uma dessas datas você pode fazer produtos diferentes, temáticos, que alavanquem suas vendas. Imagine o sucesso que sua padaria não pode fazer nas redes sociais se no dia de final do brasileirão, que é uma data importante para muitos consumidores, tenha em sua vitrine cupcakes decorados com a temática dos dois times que jogarão a final? É uma ótima forma de aumentar suas vendas! 

Impulsione sua padaria com outras dicas do nosso blog

Essas foram nossas 6 dicas para te ajudar a organizar melhor uma vitrine de padaria e passar a usá-la estrategicamente. Elas fizeram sentido para você? Esperamos que sim! Coloque-as em prática e combine-as com as estratégias que você já tem no seu negócio e veja como pequenas ações podem trazer resultados positivos para os negócios. 

Se quiser mais dicas como essas, continue por aqui no blog da Castellmaq. Temos diversos conteúdos voltados para o impulsionamento de vendas nas padarias. Que tal continuar seus estudos lendo nossas dicas de decoração para padaria pequena

Assim você consegue transformar todo o espaço para deixá-lo mais atraente para seus clientes. Confira o conteúdo, te esperamos por lá! 

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