O primeiro passo para servir hambúrguer é recorrer a uma tábua de madeira. Esse utensílio deixa a apresentação mais harmônica, além de combinar muito bem com o lanche. A partir disso, você pode recorrer a ramequins, cestinhas para batata e o que mais achar necessário para completar a sua apresentação.
Quando o assunto é a mesa posta de hambúrguer, o mais indicado é recorrer a uma decoração mais rústica e despretensiosa. Nada de acessórios sofisticados ou finos demais. Eles não fazem sentido com um sanduíche que, em geral, é comido usando apenas as mãos.
Veja nossos 7 passos para servir hambúrguer e acertar sempre na apresentação dos seus pratos. Confira nossas dicas e deixe seus clientes ainda mais satisfeitos!
1. Use uma tábua para servir hambúrguer
Usar uma tábua para servir hambúrguer é uma ótima opção para quem quer sair do óbvio na hora de montar a apresentação. Por exemplo, veja a tábua de madeira safari. Ela tem o tamanho ideal para acomodar um combo completo e ainda aumenta a praticidade na hora de levar os lanches à mesa!
Outra opção, contudo, é usar um prato de hambúrguer, que deve ser bem largo e raso. Independente da sua escolha, você precisa pensar em todos os processos da sua cozinha. Por esse motivo, lembre-se de escolher bem até a própria chapa para fazer os lanches!
2. Coloque molhos como acompanhamento
Servir hambúrguer sem molho é um erro gravíssimo em qualquer hamburgueria! Nesses casos, você pode recorrer aos sachês, os quais são a opção mais prática e barata, mas não serão um diferencial para o seu estabelecimento. Por esse motivo, considere usar uma receita de molhos caseiros e sirva com os temperos da casa.
Para apresentá-los de maneira correta e ajudar na harmonização visual do seu prato, sirva-os em ramequins. Muitas tábuas de hambúrguer têm espaços dedicados para as tigelas de molho. Além disso, esses acessórios têm o tamanho ideal para temperar um lanche inteiro e “molhar” os acompanhamentos, é claro.
3. Use uma cestinha para as batatas fritas
O que é um hambúrguer sem um acompanhamento de batata frita? Parece que fica faltando alguma coisa, não é mesmo? Por esse motivo, para completar a apresentação dos pratos, recorra a uma cestinha para servir a guarnição do seu combo de lanches. Esses utensílios podem ser cestinhas que imitam a da fritadeira, em metal ou outro material!
Não se limite apenas às batatas fritas como acompanhamento! Use sua criatividade para montar o combo. Outras opções — que podem ser apresentadas em mini-cestos — são: mandioca, polenta frita, nuggets, batata rústica com dry rub e o que mais sua imaginação mandar!
4. Escolha o hambúrguer correto
A apresentação é muito importante para o sucesso de um prato. Afinal, o ser humano também “come com os olhos” e, atualmente, uma porção instagramável pode ser uma ótima maneira de melhorar a presença do seu estabelecimento nas redes sociais.
Por esse motivo, escolha bem qual será o lanche e sua montagem. Eles devem combinar com a tábua de madeira para hambúrguer. Nossa dica é apostar em ideias de combos com montagens mais rústicas e elaboradas para serem práticas e rápidas de serem comidas.
5. Use palitos para deixar tudo no lugar
Por falar em apresentação, lembre-se de prezar pela montagem do seu lanche. Por esse motivo, use palitos de madeira para deixá-los tudo no mesmo lugar. Esse recurso é fundamental para hambúrgueres duplos e triplos. Por outro lado, são dispensáveis em lanches do tipo smash.
Uma boa dica aqui é montar uma régua de degustação. Por exemplo, faça versões menores de lanches do seu cardápio — ou que você deseja testar a aceitação dos clientes — e venda em uma tábua de madeira para servir hambúrguer. Prenda-os com palitos para simularem canapés e tenha mais esse diferencial no seu estabelecimento.
6. Embrulhe no papel acoplado
O papel acoplado é o mais recomendado para embalar hambúrguer e sanduíches. Ele é composto por uma por um papel de seda e uma fina camada de plástico próprio para o contato com alimentos. Seus lanches terão uma apresentação melhor e os clientes ficarão mais confortáveis na hora de consumi-los.
Há várias opções de papel acoplado no mercado. Contudo, nossa recomendação é investir em um personalizado para dar mais personalidade ao seu negócio e ser um diferencial a mais.
Você está gostando deste post? Então, aproveite para conferir nossas dicas de como montar uma hamburgueria artesanal!
7. Leve à mesa diretamente com a tábua
Na hora de levar o hambúrguer à mesa do cliente, use a própria tábua da montagem. Uma ótima opção para isso é recorrer a uma tábua de eucalipto. Esse utensílio deixa sua apresentação mais apropriada e combina bem com o ambiente de uma hamburgueria artesanal.
Além disso, o lanche pode sair diretamente da sua chapa de hambúrguer, passar pela montagem e ir direto à mesa do cliente. Dependendo da disposição do seu estabelecimento, essa etapa pode ser visível ao público e aumentar a transparência dos seus processos — o que pode dar mais confiança à sua freguesia.
Com as nossas dicas você vai servir seu hambúrguer com a melhor apresentação! Lembre-se de dar o toque do seu estabelecimento a cada lanche. Pode ser um tempero especial da casa, uma gravação a laser com o seu logo, um papel acoplado personalizado etc. Tudo isso deixa o freguês ainda mais confortável no seu restaurante.
Por aqui, no blog da Castellmaq, nós sempre damos dicas para quem quer iniciar ou já tem experiência no ramo da gastronomia. Falando nisso, veja nossa lista com as melhores opções de fritadeira elétrica industrial e melhore os processos na sua cozinha! Confira!