Que brasileiro é louco por pão, isso todo mundo sabe. Seja no café da manhã ou no meio da tarde, o pão é sempre o protagonista das mesas de café. Isso abre espaço para variedades desse alimento: não é só o pão francês que faz parte das mesas, cada vez existem mais tipos de pães para atender os mais diferentes gostos.

Isso se deve principalmente pela alimentação funcional: cada pão possui propriedades únicas e isso faz com que os consumidores busquem novos tipos para experimentar e para alternar o cardápio de casa. 

Se você é padeiro ou proprietário de uma padaria e busca sempre atender seus clientes da melhor forma, é ideal estar sempre apresentando novidades em pão para que seu cliente se torne um freguês fiel. 

Tipos de pães: variedades para todos os gostos 

O pão é um alimento bastante presente no dia a dia do brasileiro: enquanto nos Estados Unidos o café da manhã clássico é ovos com bacon, no Brasil, é pão com manteiga e um cafézinho para acompanhar. 

Mas, você sabia que existem mais de 15 variedades de pães no Brasil? Olha só as principais delas – a dica é aderir, caso ainda não o faça, em seu comércio. Você vai ver como as vendas vão bombar! 

  1. Pão branco

Conhecido em cada região por um nome diferente, o pão branco é o mais comum e mais adorado em nosso país – sabe aquele pão que é um miolo envolto por uma casca fina e crocante? É esse.

Por ser adorado em todo o território nacional, ele também é conhecido por diferentes nomes, e os principais são pão francês, pão de sal e cacetinho. Ele é feito de farinha de trigo, água, sal, açúcar e gordura vegetal, e cada unidade tem, em média, 135 kcal. 

  1. Pão Baguete

Essa variedade é semelhante ao pão branco, mas se diferencia pelo formato mais fino e alongado – além do acréscimo de gergelim, que algumas versões trazem. 

  1. Pão Sírio

Esse tipo, também conhecido por pão pita, tem origem árabe, é redondo e apresenta uma massa leve e fina. Por isso, trata-se de uma ótima opção para fazer lanches saudáveis e saborosos, como wraps e beirutes. Aliás, ele é bastante usado para esse fim. Esses lanches são basicamente o pão sírio recheado com frango, salada e outros ingredientes. Seus clientes vão amar!

Os ingredientes são: farinha de trigo, água, fermento, sal, açúcar e óleo.  

Mas, antes, é fundamental conhecer os principais tipos de pães que ele consome e decidir quais fabricar em seu estabelecimento. Afinal, o nosso foco é sempre o consumidor, não é mesmo? Veja, a seguir, quais são os tipos de pães que estão ganhando cada vez mais popularidade na mesa do seu cliente. 

  1. Pão Italiano

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre o pão italiano. Ele segue, ainda, o mesmo princípio do pão branco, mas com a casca mais dura do que o francês. Isso acontece porque, em sua receita, é acrescentado o iogurte natural em vez da água. Além disso, sua fermentação é natural. 

  1. Pão de Forma 

Esse pão também é muito popular no Brasil, especialmente porque é ideal para fazer misto quente – um lanche simples e delicioso, do jeito que a gente adora – e também lanches frios, como a torta fria e o sanduíche natural. Isso, por conta de sua versatilidade, devido ao seu formato e textura: é macio e moldado em uma forma, antes de a massa de trigo ser levada ao forno. 

Os ingredientes envolvem farinha de trigo, ovos, sal e açúcar, por isso é macio e adocicado. 

Essa variedade é um coringa na fabricação de lanches, por isso, se você deseja oferecer aos seus clientes um café da manhã completo, é essencial que o pão de forma seja fabricado em sua padaria. 

  1. Pão integral  

Essa pode ser uma alternativa para qualquer pão mencionado aqui, a diferença está no tipo de trigo utilizado na receita, que é a versão menos refinada. 

Como consequência, ele é mais saudável, pois é rico em fibras. Isso garante uma maior saciedade devido ao baixo índice glicêmico, por isso, é recomendado por diversos nutricionistas. 

O sabor desse pão é diferenciado, assim como sua textura, que é mais “crocante” devido aos grãos.

  1. Pão de queijo

Que padaria não tem pão de queijo, não é? Não apenas padarias, mas conveniências, lanchonetes, enfim, é um pão brasileiro tão típico que está presente em todo lugar. Ele entra na lista de pão tradicional no café da manhã brasileiro, aliás, para ser comido em qualquer horário do dia. 

Alguns lugares aderem até ao pão de queijo recheado, que é uma versão do pão de queijo complementado com presunto, requeijão, frango ou qualquer recheio da preferência. Como ingredientes, a massa conta com polvilho, sal, óleo, ovos, queijo e leite. 

Máquina para pães é na Castellmaq

Para você quem tem uma padaria, é fundamental apostar em equipamentos de qualidade para agilizar a produção dos pães, e, assim,atender bem aos seus clientes. Veja quais os tipos de pães que você vai aderir em seu estabelecimento e busque as máquinas necessárias para sua produção.

No site da Castellmaq, você encontra os melhores itens para a sua padaria. Desde o cilindro até a sovadeira, nosso objetivo é proporcionar qualidade e eficiência para você produzir diferentes tipos de pães. 

Confira o post “7 equipamentos que não podem faltar na sua padaria” para saber mais e conheça nosso site – aqui, você encontra tudo que precisa!

banner equipamentos castellmaqPowered by Rock Convert