Principais tipos de pães para vender em sua padaria

Tempo de leitura: 7 minutos

Que brasileiro é louco por pão, isso todo mundo sabe. Seja no café da manhã ou no meio da tarde, o pão é sempre o protagonista das mesas de café. Isso abre espaço para variedades desse alimento: não é só o pão francês que faz parte das mesas, cada vez existem mais tipos de pães para atender os mais diferentes gostos.

Isso se deve principalmente pela alimentação funcional: cada pão possui propriedades únicas e isso faz com que os consumidores busquem novos tipos para experimentar e para alternar o cardápio de casa. Se você é padeiro ou proprietário de uma padaria e busca sempre atender seus clientes da melhor forma, é ideal estar sempre apresentando novidades em pão para que seu cliente se torne um freguês fiel.

Fitness angels nude Asian movies winstrol oral cycle cereals fitness diet. compare prices, read reviews, and shop on shopzilla

Selecionamos os 13 tipos de pão de padaria para vender e agradar aos seus clientes! Nossas dicas vão do clássico pão francês até opções mais gourmet como o ciabatta e o croissant. Envie este post para o seu sócio ou padeiro e acompanhe a leitura! Vamos lá?

1. Pão francês

Conhecido em cada região de uma forma, esse é um dos nomes de pão que mais causam polêmica. Originalmente, ele é conhecido como pão branco e é o mais comum e mais adorado em nosso país. Você conhece o clássico: um miolo envolto por uma casca fina e crocante, sabe? Aquele pão quentinho, que chega a manteiga derrete!

Por ser adorado em todo o território nacional, ele também é conhecido por diferentes nomes, e os principais são pão francês, pão de sal, pão de trigo, carioquinha, pão d’água, cacetinho e muitos outros. Ele é feito de farinha de trigo, água, sal, açúcar e gordura vegetal, e cada unidade tem, em média, 135 kcal. Inclusive, nós temos um post que ensina uma receita fácil de pão francês!

Forma cheia de pães que acabaram de sair do forno

2. Pão Baguete

Essa variedade é semelhante ao pão branco, mas se diferencia pelo formato mais fino e alongado – além do acréscimo de gergelim, que algumas versões trazem. Em alguns lugares, as pessoas o chamam de pão bengala, porque ele pode ser bem mais comprido. Ele é ideal para fazer sanduíches para eventos, por exemplo.

Para acertar sempre na hora de assar todos os tipos de pães, tenha a certeza de ter um forno industrial confiável. Esse equipamento pode melhorar— e muito — a qualidade do que vende na padaria!

6 baguetes empilhados sobre uma mesa branca

3. Pão Sírio

Esse tipo, também conhecido por pão pita, tem origem árabe, é redondo e apresenta uma massa leve e fina. Por isso, trata-se de uma ótima opção para fazer lanches saudáveis e saborosos, como wraps, shawarmas, kebabs e beirutes. Aliás, ele é bastante usado para esse fim. Esses lanches são basicamente o pão sírio recheado com frango, salada e outros ingredientes. Seus clientes vão amar!

Os ingredientes são: farinha de trigo, água, fermento, sal, açúcar e óleo.

Já que falamos de uma receita internacional, que tal aproveitar para renovar o cardápio da sua padaria? Conheça as nossas receitas de donut para vender e revolucione sua vitrine!

Antes de tudo, é fundamental conhecer os principais tipos de pães que o cliente mais consome e decidir quais fabricar em seu estabelecimento. Afinal, ele é o nosso foco, não é mesmo? Continue a leitura e conheça mais opções para melhorar sua panificadora!

Forma arredondada com 3 tortilhas abertas e recheadas

4. Pão Italiano

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre o pão italiano. Ele faz sucesso em um famoso restaurante de fast food! Esse alimento segue o mesmo princípio do pão branco, mas com a casca mais dura do que o seu “vizinho europeu”. Isso acontece porque usa-se o iogurte natural em vez da água na sua receita. Além disso, sua fermentação é mais lenta — o que dá um toque único no sabor!

O pão italiano, dependendo do formato, pode ser usado para fazer sanduíches — se for mais comprido — ou para servir caldos, desde que ele seja redondo. Essas opções podem ajudar a aumentar sua gama de produtos e, inclusive, compor seu cardápio de inverno.

Pães italianos sobre uma mesa

5. Pão de Forma

Esse pão também é muito popular no Brasil, especialmente porque é ideal para fazer misto quente – um lanche simples e delicioso, do jeito que a gente adora – e também lanches frios, como a torta fria e o sanduíche natural. Isso, por conta de sua versatilidade, devido ao seu formato e textura: é macio e moldado em uma forma, antes de a massa de trigo ser levada ao forno.

Os ingredientes envolvem farinha de trigo, ovos, sal e açúcar, por isso é macio e adocicado.

Essa variedade é um curinga na fabricação de lanches, por isso, se você deseja oferecer aos seus clientes um café da manhã completo, é essencial que o pão de forma seja fabricado em sua padaria.

6. Pão integral

Essa pode ser uma alternativa para qualquer pão mencionado aqui, a diferença está no tipo de trigo utilizado na receita, que é a versão menos refinada.

Como consequência, ele é mais saudável, pois é rico em fibras. Isso garante uma maior saciedade devido ao baixo índice glicêmico. Por isso, é recomendado por nutricionistas e outros profissionais da alimentação. O sabor desse pão é diferenciado, assim como sua textura, que muda bastante, devido aos grãos usados.

Pão de forma com 2 fatias cortadas sobre uma mesa marrom de madeira

7. Pão de queijo

Que padaria não tem pão de queijo, não é? Não apenas padarias, mas conveniências, lanchonetes, enfim, é um pão brasileiro tão típico que está presente em todo lugar. Ele entra na lista de pão tradicional no café da manhã brasileiro, aliás, para ser comido em qualquer horário do dia. Em outras palavras, podemos dizer que ele é o verdadeiro comfort food nacional!

Alguns lugares aderem até ao pão de queijo recheado, que é uma versão do pão de queijo complementado com presunto, requeijão, frango ou qualquer recheio da preferência. Como ingredientes, a massa conta com polvilho, sal, óleo, ovos, queijo e leite.

8. Pão de fermentação natural

Antes de continuarmos, precisamos acabar com um mito aqui: toda fermentação é natural, como aponta o cientista de alimentos do Prato Fundo. Quando as pessoas se referem a esse tipo de pão, na verdade elas estão falando do gostinho ácido da massa sourdough.

 

Em geral, a massa desse tipo de pão leva o levain, um fermento à base de farinha e água. Seus aspecto é mais rústico e o sabor tem uma leve acidez. A casca grossa e o miolo úmido e aberto o fazem ser perfeito para acompanhar sopas, caldos ou até mesmo um cafezinho.

Porção de pão sobre uma mesa de mármore branca

9. Ciabatta

O pão ciabatta é perfeito para montar sanduíches frios. Esse pão de origem italiana tem a casca fina e crocante. Já o seu miolo é úmido e aberto. Pode ser uma adição ideal ao cardápio da sua padaria. Tanto na versão “tradicional” quanto na forma de sanduíches.

Além de tudo, a receita desse pão é fácil. Basicamente é farinha, água, sal e fermento. O diferencial fica por conta do azeite – que deixa a massa muito mais hidratada, com um aroma marcante! Para acertar na hora da sova, lembre-se de escolher a melhor mesa de inox para a sua cozinha!

Pão Ciabatta apoiado em um copo branco sobre uma mesa com fundo rosa

10. Pão australiano

O pão australiano, apesar do nome, não foi criado no país dos cangurus! Na verdade, ele foi criado por uma rede de restaurantes e steak houses que tem inspirações na cultura australiana — não necessariamente a comida.

Independentemente da origem, esse pão é marrom, tem o sabor adocicado e leva cacau, mel, açúcar mascavo e extrato de malte. Todos esses ingredientes garantem o seu sabor inconfundível e que encanta todos que o experimentam.

11. Brioche

O brioche é um pão bem antigo e de origem francesa. Atualmente, ele tem várias versões e virou o queridinho das hamburguerias artesanais. Seu sabor é amanteigado e leve, que harmoniza muito bem com carnes e outras proteínas!

Em geral, ele pode ter um formato de cubo ou arredondado. Sua casca é fina e bem macia, o que dá mais suavidade ao sabor!

3 Pães Brioches sobre uma tábua marrom em cima de uma mesa

12. Croissant

Ainda falando dos pães da terra da gastronomia clássica, temos o croissant. Ao contrário do que muita gente acredita, ele é um pão e, na França, ele é quase equivalente ao nosso pão francês. Muitas padarias têm ofertado essa opção folhada na sua vitrine para aumentar a gama de produtos.

Como acabamos de mencionar, a massa para esse pão é folhada e ela deve ser cortada em forma de triângulos e enrolada. Algumas pessoas podem deixá-lo em formato de meia-lua ou completamente retos, é uma questão de gosto.

Croissant recheado servido em um prato preto em cima de uma mesa

Aqui no Brasil, o croissant ganhou muitas variações e versões. Por exemplo, ele pode ser uma ótima opção de salgado assado para lanchonete!

13. Pão de grãos

Similar ao pão integral, o pão de grãos é rico em fibras. Para fazê-lo use a sua criatividade! Por exemplo, você pode colocar quinoa, chia, castanhas, amêndoas e o que mais preferir. Esses ingredientes vão agregar valor ao seu pão e pode virar um sucesso na sua padaria!

Contudo, lembre-se de ter uma masseira potente para sovar o pão da melhor forma possível!

Fatias de pão de grãos servidas em um prato branco

E então, gostou da nossa lista? Conte para gente aqui nos comentários o que você achou e como cada um deles se sai na sua padaria. Além disso, não saia daí porque ainda tem conteúdo para ler. Acompanhe!

Use uma máquina de fazer pães para otimizar a produção!

É fundamental apostar em equipamentos para padaria com qualidade superior. Isso vai agilizar a panificação, uniformizar a fermentação e padronizar sua produção. Com isso, será possível atender bem aos seus clientes. Veja quais os tipos de pães que você vai aderir em seu estabelecimento e busque as máquinas necessárias para fazê-los.

Na nossa loja online, você encontra os melhores itens para a sua padaria. Desde o cilindro até a sovadeira, nosso objetivo é proporcionar qualidade e eficiência para você produzir diferentes tipos de pães. Para te ajudar a decidir quais são os necessários, veja quais são os equipamentos essenciais para a padaria para saber mais!

Até a próxima!

Deixe um comentário