Como escolher um forno para pizza? 4 pontos para considerar

Tempo de leitura: 4 minutos

Os fornos são equipamentos que fazem muita diferença no preparo da massa de pizza. A temperatura precisa ser ideal, o tempo para assar a massa também precisa ser rápido. Afinal, eles precisam atender a grande demanda das pizzarias.

O forno para pizza deve ser escolhido pensando, primeiramente, na eficiência da produção para atender os pedidos do estabelecimento. Bem como, deve entregar os produtos com qualidade e rapidez aos clientes.

Para te ajudar na escolha de um bom equipamento, apresentamos esta matéria com dicas, modelos e características de diferentes fornos que você encontra na Castellmaq. Continue a sua leitura e escolha o melhor para a sua pizzaria.

1. Conheça os principais tipos de fornos utilizados em pizzarias

A pizza, um alimento tradicionalmente italiano assado em um forno de pedra abastecido com lenha, é uma experiência única e saborosa.

Contudo, em alguns estabelecimentos que operam com atendimento presencial, a la carte, rodízio ou delivery, a demanda pode ser grande demais para os fornos a lenha. Afinal, o mercado da pizza cresce constantemente. Logo, exige por serviços eficientes, com os fornos práticos e funcionais.

Os fornos elétricos e a gás, fabricados especialmente para as pizzarias, preservam as características de uma pizza tradicional e proporcionam aos seus clientes uma experiência deliciosa e de alta qualidade.

homem tira pizza de um forno industrial

Fornos para pizza a gás

Existem diferentes tipos de fornos industriais para pizza, um deles — e mais tradicional! — é o forno a gás. Na Castellmaq, você encontra modelos de fornos a gás com pedra refratária ou infravermelho. Além disso, algum modelos contam com lastro, no qual a pizza é assada sobre a pedra.

Cada um possui características particulares, mas são ideais para usar em restaurantes, redes de fast food ou centros comerciais. Seu uso tem sido cada vez mais comum e não dão prejuízos ao sabor e a textura das massas de pizza.

Economicamente falando, o investimento é bem válido. O gás é um insumo comum e proporciona uma produção com custos relativamente baixos.

Forno a gás com pedra refratária

A pedra refratária atua como um absorvente de calor dos queimadores, logo, ajuda a assar a massa de maneira rápida e uniforme.

Os fornos de pizza a gás com pedra refratária, normalmente possuem um sistema de gaveta e aço tubular que regula a entrada de ar e proporciona uma chama estável, perfeita para o cozimento das massas com rapidez.

Além disso, contam com mecanismo de abertura total do vidro em guilhotina, facilitando a abertura e fechamento do forno.

Forno a gás com infravermelho

Esse modelo possui um queimador infravermelho adicional, o qual a função é gratinar a massa da pizza. Contam também com três trilhos no interior, que regulam a altura das esteiras. Além disso, oferecem isolamento em lã de vidro e termômetro que indica a temperatura do forno.

Na Castellmaq, você encontra fornos para pizza a gás nos tamanhos, pequeno, médio e grande, conforme a necessidade de operação do seu negócio.

Saiba, além dos fornos, quais são os outros equipamentos para pizzaria que você precisa ter no seu negócio!

Forno elétrico para pizza

O forno elétrico é uma opção versátil para aderir em seu negócio. Diferente dos fornos a gás, ele proporciona uma facilidade maior para determinar e controlar a temperatura do queimador. Por esse motivo, ele pode ser usado no preparo de outros pratos como, por exemplo, alguns tipos de pães, bolos e cucas.

Outro ponto interessante desse tipo de forno, é que alguns modelos são portáteis e podem ser mudados de espaço facilmente.

Para as massas de pizza, já com o forno aquecido, o tempo médio de preparo é de apenas 3 minutos! A produtividade do seu negócio pode aumentar bastante, mesmo com um forno pequeno com espaço para apenas uma pizza por vez.

Forno elétrico de lastro

O forno de lastro foi desenvolvido para proporcionar alto desempenho e produtividade.

Ele possui isolamento térmico que impede a saída de calor e, as opções de cordierita — pedra “topo de linha” em refratários para uso alimentício — permitem operar o equipamento em temperaturas de até 450° C.

Os fornos elétricos possuem dois termostatos para poder regular as temperaturas superior e inferior do forno de maneira independente, assando as massas de maneira rápida e uniforme.

2. Escolha um material adequado para o seu forno

Na hora de escolher um forno para pizza, o material de fabricação é um detalhe importante a ser notado. Afinal, ele influencia diretamente na durabilidade e na higienização do equipamento.

Os fornos fabricados em aço inox são mais resistentes à corrosão e abrasividade, e muito mais práticos de limpar do que outros materiais como o aço carbono e o ferro fundido, por exemplo.

pessoas colocam pizza em um forno

3. Opte por fornos com isolamento térmico

Os fornos com isolamentos térmicos garantem a segurança do colaborador responsável pela cocção da pizza. Isso porque, ele evita que o forno ultrapasse a temperatura ideal para assar o alimento.

Para investir em um equipamento desse tipo, invista em opções fabricadas com os principais materiais usados para o isolamento, como mantas de vidro e fibra cerâmica, lã basáltica, de rocha e de vidro.

4. Considere funcionalidades extras no forno

Alguns modelos possuem funcionalidades extras que podem ajudar a tornar o preparo das pizzas ainda mais prático e eficiente. Funções como timer, que evita que as pizzas passem do ponto e desligam o forno automaticamente, controle de temperatura digital e termômetro interno são bem interessantes.

Todas essas características ajudarão você a montar uma pizzaria de sucessos, prática e muito funcional!

Qual é melhor: o forno de pizza a gás ou elétrico?

Os fornos a gás podem ser adquiridos em tamanhos maiores e também são relativamente mais econômicos, os fornos elétricos são mais precisos em relação ao ajuste de temperatura, deixam a cocção uniforme, no ponto ideal e oferecem um tempo menor de preparo.

De forma geral, ambos são muito eficientes no preparo das massas e oferecem vantagens que variam conforme a sua necessidade.

Dicas dadas de como escolher o melhor forno de pizza, agora você está preparado para investir no seu negócio! Sempre que precisar, conte com a Castellmaq para te ajudar com o seu comércio. Aqui em nosso blog, você encontra outras dicas essenciais para a gestão de pizzarias e restaurantes.

Aproveite e saiba qual a temperatura ideal para servir a bebida no seu estabelecimento!

Deixe um comentário