O fatiador de frios é um dos equipamentos essenciais de uma padaria, lanchonete ou cozinha de restaurantes. Eles proporcionam mais agilidade e precisão no corte de alimentos como presunto, queijos e embutidos em geral. Com isso, é possível agregar não apenas o tempo de entrega dos pratos, mas também proporcionar muito mais qualidade aos preparos.

Só que isso todos os donos de estabelecimentos alimentícios já sabem, então o único fator que pode impedir a compra de um bom fatiador de frios é a falta de conhecimento de quais são os modelos recentes mais eficazes e econômicos.

Para preencher essa lacuna de informações, o blog Castellmaq listou aqui os 5 melhores modelos do mercado alimentício atual!

E como é essencial ter bastante cuidado na escolha devido às regulamentações que permeiam esse equipamento, neste post ainda vamos falar sobre as normas que você precisa aplicar no seu fatiador de frios. Então, acompanhe e boa leitura!

TOP 5 MELHORES FATIADORES DE FRIOS

A escolha do melhor fatiador de frios para o seu estabelecimento depende de alguns fatores como a demanda, alimentos com os quais você vai trabalhar, orçamento, espaço e etc. Abaixo, inserimos como cada equipamento é em relação a essas questões – para decidir qual é o melhor de todos, basta você definir qual atende as suas prioridades.

1. FATIADOR DE FRIOS GURAL AUTOMÁTICO 300MM INOX AXT-30I BIVOLT – GURAL

FATIADOR DE FRIOS GURAL AUTOMÁTICO 300MM INOX AXT-30I BIVOLT - GURAL

Todas as peças do fatiador de frios gural automático que podem entrar em contato com o alimento são fundidas em um alumínio com acabamento anodizado e brilhante, de forma que a esterilização completa da máquina pode ser garantida a cada limpeza.

E com o seu motor de resfriamento contínuo, não é apenas a higienização que ganha um bônus, mas também a potência de movimento da faca.

A sua base é completamente feita em aço inox fosco escovado e o seu sistema de fixação tem um braço em formato de T, fatores que permitem uma movimentação de 360 graus estável e segura. Essa é a máquina para quem busca precisão no corte de frios de tamanhos pequenos, médios ou grandes e muita tecnologia.

2. CORTADOR DE FRIOS 250MM CFI250 BIVOLT – IFM

Esse equipamento da IFM é um dos mais versáteis do mercado, pois pode ser usado em cozinhas domésticas, redes de fast food, padarias e outros lugares alimentícios. A sua lâmina de 25 centímetros de cromo duro é capaz de cortar frios, legumes, verduras, peixes e carnes frescas e cozidas – já deu para entender melhor porque a palavra “versátil” é a escolhida para definir esse cortador de frios, não é mesmo?

3. CORTADOR DE FRIOS LÂMINA 250MM BM17 – BERMAR

CORTADOR DE FRIOS LÂMINA 250MM BM17 - BERMAR

A Bermar é uma marca nacional de equipamentos para estabelecimentos alimentícios extremamente reconhecida e confiável. Esse cortador de frios com a lâmina 250MM carrega toda a qualidade típica da marca, mas em uma estrutura um pouco mais robusta que as demais do mercado. A espessura resultante de seus cortes é de 2mm.

4. CORTADOR DE FRIOS AUTÓMATICO LÂMINA BM18NRFR – BERMAR

CORTADOR DE FRIOS AUTÓMATICO LÂMINA BM18NRFR - BERMAR

Os cortadores de frios automáticos são as melhores opções para quem tem uma demanda alta de produção, pois basta encaixar a peça que a máquina fará o trabalho. Esse modelo da Bermar consegue cortar 46 fatias por minuto – é o melhor em termos de custo benefício e eficiência de corte!

5. CORTADOR DE FRIOS PROFISSIONAL CFI 300 – IFM

CORTADOR DE FRIOS PROFISSIONAL CFI 300 - IFM

Para quem busca um equipamento profissional com uma boa capacidade de corte (150x180mm) e um consumo de energia elétrica baixo (0,25 kwa/hora), esse cortador de frios da IFM é a melhor opção. Ele carrega um dos preços mais acessíveis do mercado, então só oferece vantagens para micro e pequenos empreendedores.

Se quiser encontrar todos os equipamentos de ponta desta lista em um só lugar, acesse a categoria da Castellmaq e compre o melhor fatiador de frios para a sua casa, restaurante, açougue ou padaria!

NORMAS LEGAIS PARA A COMPRA DE FATIADOR DE FRIOS

Os fatiadores de frios precisam atender basicamente a duas normas principais. A primeira é a NR 12 do Ministério de Trabalho, que visa garantir a segurança das pessoas que farão a operação do equipamento.

A segunda, é a Portaria 371/2009 do Inmetro, que busca atestar o mínimo de qualidade e segurança. Os principais pontos de destaque dessas duas normas são:

  • Todo equipamento deve ter o selo do Inmetro, um laudo de aprovação da NR 12 e o recolhimento da ART (anotação de responsabilidade técnica);
  • Devem ter chave geral com dispositivo de bloqueio;
  • Precisam contar com disjuntor elétrico, para evitar acidentes e danos com a oscilação da energia;
  • Um botão de emergência que interrompa imediatamente o funcionamento do fatiador em caso de acionamento também não pode faltar;
  • As lâminas de corte têm que ter dispositivos protetores;
  • O afiador deve ser integrado ao equipamento.

TIPOS DE FATIADORES

Os fatiadores elétricos são classificados em duas categorias: semiautomático ou automático. Ambos podem ser utilizados para diversos fins, mas cada um apresenta algumas características particulares. Conheça melhor essas opções a seguir:

FATIADOR SEMIAUTOMÁTICO

O fatiador de frios semiautomático tem funcionamento espontâneo da lâmina de corte. Dessa forma, ela é acionada logo que o equipamento é ligado e não depende de intervenção manual para girar.

Entretanto, o movimento necessário para passar o alimento pela lâmina fatiadora é realizado de forma manual, ou seja, é preciso que uma pessoa faça o esforço para conseguir o resultado esperado.

É uma excelente opção para locais que não têm um movimento muito intenso de clientes. Além disso, ele também é ideal para quem não quer ou não pode investir muito, já que é mais barato que o modelo automático.

FATIADOR AUTOMÁTICO

O fatiador automático de frios tem o diferencial no acionamento. Dessa forma, basta colocar a peça, regular a espessura da fatia desejada e ligar o equipamento, ou seja, não é necessária a intervenção humana. Sendo assim, esse tipo de fatiador é mais prático e seguro.

Ele é ideal para lanchonetes e restaurantes que atendem uma quantidade maior de pessoas. O equipamento proporciona agilidade sem perder precisão. Além disso, por não necessitar da intervenção de um funcionário durante o processo de fatiamento, ele ajuda a otimizar o tempo da equipe.

Independentemente do tipo e modelo, agora você já sabe qual o melhor fatiador de frios para compor os equipamentos do seu restaurante. Sendo assim, se você ainda não tem um ou pretender adquirir um novo, preste bastante atenção às dicas que demos neste artigo e escolha de maneira certeira!

E quanto ao armazenamento dos alimentos, você já tem esse processo essencial otimizado de acordo com as novas tecnologias? Se não, você provavelmente ainda sofre com a conta de energia alta gerada por esses equipamentos. Resolva isso agora mesmo conferindo o nosso post sobre qual freezer é o mais econômico: o vertical ou o horizontal!

banner equipamentos castellmaq