Todo mundo gosta de comprar aquele pão quentinho de manhã para começar bem o dia, não é mesmo? Porém, essa ação precisa ser incentivada para que seu negócio realmente tenha sucesso. É aí que surge o marketing para padaria.

O objetivo dessa prática é aumentar o seu faturamento e incentivar a compra recorrente, mesmo em períodos de crise ou dificuldades econômicas. Essa medida é realizada por meio de uma divulgação adequada para a clientela, que vai muito além do pãozinho comprado de manhã.

Afinal, as padarias se tornaram locais agradáveis e de encontro com amigos e familiares. Então, que tal aproveitar essa ideia para atrair mais clientes? Veja, a seguir, 7 dicas incríveis para alcançar o sucesso nesse negócio. Continue a leitura e confira!

1. Estabeleça uma conexão com os clientes

Sabe aquela sensação legal de ir a algum lugar e ser reconhecido por quem trabalha lá? Essa situação é bastante comum em cidades do interior, mas também acontece em capitais, por exemplo, quando é estabelecida uma conexão com os clientes.

Esse é um diferencial e, por isso, atrai muitos clientes. Perceba que qualquer pessoa gosta mais de fazer negócios quando há uma interação agradável com os atendentes. Portanto, oriente os colaboradores a ficarem sorridentes e conversarem com os consumidores.

O ideal é perguntar seu nome e prestar atenção às preferências de cada comprador. Também é possível anotar os dados em um cadastro, especialmente no caso daqueles que compram recorrentemente. Nesses casos, entregue um cartão de fidelidade ou outro método de registrar os itens adquiridos.

Lembre-se ainda de analisar as necessidades da clientela e compreender se os consumidores sentem falta de algum produto. Talvez uma parcela de pessoas adquira algo de outro estabelecimento por conta desse problema.

2. Aposte na inovação

Quem acha que é impossível inovar em uma padaria precisa saber que essa é uma inverdade. É preciso estar sempre atento às novidades para ofertá-las a seus clientes.

Um exemplo simples são os produtos saudáveis, uma tendência em crescimento. Nesse caso, aposte em bolos doces e salgados integrais, pães com grãos, lanches e croissants com produtos naturais, entre outros.

Para saber exatamente o que os clientes querem, pesquise diretamente com eles. Faça um cadastro de fidelidade, converse e pergunte para saber se encontram tudo que querem ou se gostariam de comprar algo a mais. Essa é uma boa oportunidade de chamar a atenção de mais consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas.

3. Amplie os canais de comunicação

Vale a pena apostar em novos canais de comunicação para estar sempre disposto a sanar dúvidas e responder a críticas e sugestões. Divulgue os produtos comercializados nesses meios, o que pode ser feito por panfletos, perfis nas redes sociais, folders, sites e muito mais.

Uma ideia interessante é fazer cadastros dos clientes que desejarem receber informações úteis, como promoções, vantagens e chegada de novos produtos. Isso pode ser feito por e-mail, telefone ou WhatsApp. No entanto, desista se a pessoa preferir ficar sem compartilhar o contato para evitar ser chato.

Mais que isso, divulgue os canais de comunicação na sua padaria. Os avisos podem ser colocados em locais estratégicos, como o caixa. Assim, além de aumentar o número de seguidores ou de acessos, você aumenta as chances de fidelizar os consumidores e de fazer com que eles retornem para adquirir mais produtos.

4. Faça combos de promoções

Essa é uma estratégia bastante válida para aumentar seu faturamento por meio do incentivo às vendas de itens complementares. Verifique quais produtos podem ser oferecidos nessa modalidade e crie esse atrativo.

Um exemplo é o cliente que vai tomar café da manhã na sua padaria. Se ele pedir um pão com manteiga e um café com leite, aproveite e ofereça um pão de queijo por R$ 1 a mais. Outra possibilidade é indicar um suco de laranja por R$ 2,50 ou, quem sabe, agregar valor com um expresso.

Com essa ideia, o consumidor pensa duas vezes antes de ir a outro estabelecimento, já que no seu ele tem acesso a produtos de qualidade e por um preço mais atrativo.

Você também pode aplicar a mesma abordagem em datas especiais ou períodos sazonais. É o caso de criar cafés especiais e chocolate quente para o inverno ou sanduíches leves para o verão. Já no Natal, você pode fazer combos de produtos referentes à data, como as bolachas especiais e o panetone.

5. Use o marketing sensorial a seu favor

Você já conhece esse conceito? A ideia é usar texturas, sons e aromas para estimular o consumidor. No caso da padaria, aquele cheiro de pão saindo do forno é um grande atrativo. Então, utilize essa técnica para vender mais.

Abra as portas e evidencie o máximo possível que está saindo mais uma fornada. Se possível, insira a possibilidade de os consumidores degustarem o produto. Essa estratégia evidencia a qualidade e estimula o cliente a comprar.

O melhor de tudo é que você pode adotar essa ideia para eliminar os desperdícios. É o caso, por exemplo, de aproveitar a massa de pão que sobrou para fazer pães pequenos e oferecê-los gratuitamente.

6. Invista em uma boa apresentação dos produtos

Os itens bem apresentados são uma forma interessante de chamar a atenção do consumidor. Além dos produtos, cuide das embalagens, da fachada e do ambiente, porque esses itens, quando bem cuidados, incentivam o cliente a permanecer mais tempo na sua padaria.

Estão incluídos nesse quesito uma boa organização dos produtos e a exigência com a higiene. Reúna os itens conforme sua categoria e coloque sinalizações de preço e descrição. Também mantenha os ambientes bastante limpos, tanto por determinação da Vigilância Sanitária quanto por cuidado com os clientes e para evitar problemas de saúde.

Disponibilize também algumas lixeiras, mesmo se a padaria não tiver uma área de refeições. Por fim, mantenha cestas, sacolas e pegadores de pão limpos e longe de poeira e insetos.

7. Empregue esforços na qualidade

Essa deve ser a prioridade da sua padaria. Sem qualidade é impossível criar ações de marketing para padaria que sejam realmente eficientes. A questão é: o que é qualidade? Ela se refere a 2 aspectos principais:

  • qualidade no atendimento: o principal é ser cortês, fazer o cliente se sentir especial e atender bem;
  • qualidade dos produtos: os itens devem ser bons para garantir que os consumidores voltem para comprar.

Dentro desse quesito também está a necessidade de ter fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos bons e com prazo de entrega curto. Isso influencia muito na qualidade de tudo o que você produz.

Com essas 7 dicas de marketing para padaria, você terá mais sucesso e conseguirá aumentar suas vendas. Então, que tal aplicar essas ideias? Com certeza elas vão lhe ajudar muito a atingir os seus objetivos.

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