Como deve ser organizado um supermercado? Aprenda em 9 passos

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O supermercado deve ser organizado de modo a otimizar a circulação de clientes e ter uma disposição estratégica dos produtos. Para isso, cada escolha deve ser feita considerando seu espaço físico e público-alvo. Com isso, é possível planejar a disposição do mobiliário.

A partir do pensamento acima, deve-se colocar produtos mais vendidos à altura dos olhos dos clientes. Isso também vale para produtos infantis. Seções de grande interesse — como padaria e açougue — devem ficar ao fundo, para aumentar as chances dos clientes comprarem mais coisas.

Quer entender mais sobre como organizar um supermercado? Então, continue sua leitura e veja nosso passo a passo completo. Confira!

1. Considere o espaço físico

Em primeiro lugar, considere o espaço físico disponível para o seu estabelecimento. A partir disso, você conseguirá escolher quais as gôndolas serão compradas, como elas ficarão dispostas e a distância entre cada uma delas.

Outro ponto de atenção é o fato de que um supermercado com prédio maior pode ter seções diferentes. Por exemplo, um grande espaço físico permite a criação de uma cafeteria, uma parte para produtos importados etc., já lugares menores devem priorizar o que é essencial.

pessoa andando no corredor do mercado

 

2. Escolha os equipamentos certos

Durante a escolha de equipamentos para supermercados, você precisa adquiri-los de modo que sejam duráveis e resistentes. Assim, vale a pena investir em gôndolas, checkouts, vascas de hortifruti, geladeiras e afins de qualidade.

Desse modo, não será preciso gastar mais dinheiro com eventuais trocas ou quebras de equipamentos inesperadas.

Além disso, a compra dos equipamentos deve ser planejada de acordo com o espaço físico, que acabamos de mencionar. Por isso, por mais óbvio que pareça, escolha quais serão os produtos após entender qual será o local da operação.

3. Defina o tamanho dos corredores

O próximo passo é entender o tamanho dos corredores. Nesta etapa há dois extremos:

  • Corredores largos: permitem a maior circulação de clientes, mas prejudicam a maior quantidade de gôndolas;

  • Corredores estreitos: permitem mais quantidades de gôndolas, porém diminuem a circulação dos clientes.

O ideal aqui é encontrar um meio termo entre os dois pontos. A dica é planejar os corredores para que os clientes consigam circular em dois sentidos. Ou seja, se usarem carrinhos, deve ter espaço suficiente para manobrar caso andem lado a lado. Isso também vale para a seção do açougue em sua loja.

4. Destaque as promoções

As promoções são capazes de alavancar vendas, trazer mais clientes para a loja e ajudar na visibilidade da marca. Por esse motivo, na hora de planejar seu supermercado, dê destaque para as ofertas especiais.

Para isso, tenha um calendário com as datas mais importantes. Outro ponto é divulgar que a promoção está acontecendo por meio de cartazes e propagandas.

Contudo, para a organização do mercado, você deve ter uma seção em destaque para as promoções. Escolha uma gôndola ou prateleira específica que tenha os produtos em oferta. Assim, fica mais fácil para o cliente se localizar.

5. Coloque as seções de interesse no fundo

As seções mais frequentadas ou de maior interesse devem ficar ao fundo do supermercado. Por exemplo, açougue, padaria, bebidas etc. Dessa forma, os clientes precisam percorrer todo o estabelecimento para comprar os produtos de maior rotatividade.

Com isso, a possibilidade de comprarem outros produtos, que não haviam se planejado anteriormente. Essa prática pode aumentar suas vendas e o tempo de permanência dos fregueses na sua loja.

6. Organize os produtos de forma estratégica

A organização dos produtos nas prateleiras deve acontecer de uma forma planejada. Por exemplo, marcas de maior interesse e volume de vendas devem ficar na altura dos olhos, pois elas chamam mais atenção. Já produtos mais caros e versões gourmet ficam nas partes superiores.

As prateleiras inferiores podem ser reservadas para marcas mais baratas ou para embalagens econômicas.

Com isso, a disposição dos produtos nas gôndolas fica mais intuitiva para os clientes. Além de facilitar a venda de marcas com maior volume. Inclusive, há fabricantes que oferecem condições especiais em troca de ficarem nos espaços de privilégio das gôndolas.

corredor de mercado organizado

 

7. Tenha uma seção de vencidinhos

Os produtos vencidos são perdas e prejuízos para os donos de supermercado. Por isso, muitas vezes, é melhor vendê-los com uma margem de lucro menor do que ficar com o estoque parado. Por isso, tenha uma seção de vencidinhos na sua loja.

Ou seja, uma parte dedicada a produtos que estão próximos ao vencimento, mas com um preço reduzido. Lembre-se de explicitar para o cliente que as mercadorias daquela seção têm validade mais curta para evitar futuros problemas.

Caso seu estabelecimento tenha produtos premium e importados, a seção de vencidinhos pode ser uma oportunidade que muita gente aproveita para comprar produtos diferenciados. Então, entenda essa parte do seu mercado como uma área de interesse e coloque-a ao fundo.

8. Venda produtos de consumo rápido

Produtos de consumo rápido como salgadinhos, doces e bebidas estimulam os clientes a comprar coisas fora do planejamento. Assim, disponha essas mercadorias em pontos estratégicos da sua loja para que os fregueses lembrem delas.

Por exemplo, coloque bebidas geladas próximo aos salgadinhos da padaria. Com isso, seus fregueses lembrarão que podem comprar um refrigerante para consumir com algum produto de consumo rápido para um lanche no meio do dia.

Outro ponto de interesse é o local onde fica a fila do caixa. Nesse espaço devem ser colocados chocolates, balas, águas etc. As pessoas acabam pegando quando estão esperando para pagar ou compram uma coisinha a mais para facilitar o troco, por exemplo.

produtos organizados na prateleira

 

9. Cuide das etiquetas trocadas

Um ponto muito importante da organização de supermercado é a atenção ao preço dos produtos. Caso as etiquetas estejam trocadas, é um direito do consumidor comprá-lo pelo menor preço anunciado, seja o da gôndola ou o do sistema.

Dê atenção especial a este ponto. Assim, além de evitar transtornos, você preza pela satisfação dos clientes e evita passar uma sensação de desorganização.

O que você achou das nossas dicas de organização do supermercado? Lembre que elas devem se adaptar à sua realidade e ao seu público-alvo. Então, use-as como ponto de partida no seu planejamento.

Já que estamos falando de organização, continue lendo sobre este assunto. Veja a nossa lista de produtos essenciais para montar um mercadinho e mantenha o foco no planejamento!

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