Com o avanço da tecnologia, os modelos de negócio também começam a passar por evolução. O autosserviço é uma nova tendência que chegou para ficar e que por meio da tecnologia, permite ao cliente ter uma maior autonomia no momento da compra.
Esse tipo de tecnologia pode ser implementada nos mais variados modelos de negócio, sejam eles do ramo do vestuário e também da alimentação. Até pouco tempo atrás, para comprar um sapato em uma loja era necessário escolher o modelo, chamar o vendedor para saber o preço e a numeração, experimentar e então efetuar o pagamento.
Agora o cliente pode ele mesmo ir em busca da sua numeração, encaminhar até o caixa e efetuar a compra de maneira autônoma.
Com a rotina agitada de trabalho e correria do dia a dia, o autosserviço é uma maneira de fazer com que o cliente economize tempo e, o lojista, dinheiro, uma vez que a quantidade necessária de vendedores acaba sendo reduzida.
Se interessou? Então, continue a leitura e conheça um pouco mais sobre a tecnologia e as maneiras como ela pode ser implementada no seu estabelecimento.
O que é autosserviço?
No autosserviço o cliente tem total autonomia para fazer tudo sozinho, desde a escolha e até mesmo o pagamento da mercadoria, sem necessitar da ajuda ou auxílio de terceiros.
Pode até parecer novidade e avanços do mundo moderno, mas o autosserviço já é antigo, porém com o avanço da tecnologia, as possibilidades têm se tornado cada vez maiores para os lojistas.
Exemplo de autosserviço do dia a dia
Um exemplo de autosserviço não tão novo assim são as máquinas vending machine. Essas máquinas foram febre mundial na década de 1990, elas possibilitam ao cliente a escolha de um produto, em seguida basta depositar o dinheiro, apertar um botão e pronto!
As máquinas mais famosas eram as de refrigerantes e salgadinhos e podiam ser encontradas em consultórios médicos, aeroportos, shoppings e muito mais. No entanto, hoje há muitas outras máquinas de autosserviço que oferecem até opções de saladas, sanduíches naturais e sucos.
Os caixas eletrônicos também são outro exemplo de autosserviço. Se antes para pagar uma conta, sacar ou transferir dinheiro era necessário pegar uma senha e aguardar a sua vez para ser atendido por um funcionário do banco, agora tudo isso pode ser feito sem contato com outra pessoa.
De lá para cá muita coisa mudou e agora até as compras no supermercado ou na padaria já podem ser feitas nesse molde. Já são poucos os estabelecimentos que continuam usando o formato de varejo de balcão, em que o cliente precisa do intermédio de um funcionário para escolher e pagar o que pretende levar.
Inclusive, se você é dono de uma padaria e quer alavancar as vendas do seu negócio, leia o nosso post com dicas para montar uma vitrine chamativa.
Qual é o objetivo do autosserviço?
Uma das finalidades do autosserviço é diminuir as etapas que o consumidor precisa enfrentar para finalizar a compra. Com um processo de compra facilitado, com menos burocracias e mais agilidade, a possibilidade de as compras serem finalizadas é maior
A autonomia do cliente pegar os produtos e finalizar sua compra sozinho permite que você realoque seus funcionários para outras funções. Se conseguir aplicar o autosserviço de forma que o cliente faça suas compras de forma otimizada, com o mínimo de filas possível, seu autosserviço será um grande sucesso.
Quais são as vantagens do autosserviço?
O autosserviço oferece vantagens tanto para a empresa quanto para o consumidor.
Em empresas onde o autosserviço funciona em conjunto com processos tradicionais, sua equipe terá mais tempo para realizar atendimentos de qualidade. Um time que está com alívio nos atendimentos tende a ser mais produtivo.
Sem a necessidade de tantos funcionários prestando serviço direto ao cliente, tarefas de organização e até de cunho estratégico entraram nas demandas.
O contato do cliente com funcionário só se fará necessário para um possível auxílio ou soluções de problemas que fogem da capacidade das máquinas. Com isso a chance de erros e falhas são extremamente reduzidas.
A redução de filas e tempo de espera é uma vantagem ao consumidor. Com alternativas de atendimento e a possibilidade de um autosserviço, muitos clientes, que normalmente desistiriam das compras, decidem por fazê-las.
Com esse tempo reduzido, uma compra otimizada e sem intervenções, a experiência do consumidor tende a ser melhor. Além de ter um ponto de venda agradável, as sensações e sentimentos vividos ali são importantes para a percepção do cliente.
Quais as desvantagens do autosserviço?
Entre as possíveis desvantagens identificamos um distanciamento do consumidor. Sem esse contato direto com o cliente, entender os pontos que se destacam, de forma positiva ou negativa, torna-se muito mais difícil.
Para o consumidor, existe uma parcela de pessoas que buscam atendimentos personalizados, com atenção aos detalhes e sem pressa. Para isso, é importante entender se seu consumidor faz parte desse público, e se sim, é importante criar alternativas para eles.
Como isso afeta o comportamento de compra?
Agora, além de ter total liberdade para circular no estabelecimento e escolher os produtos e quantidades que serão levados, o cliente também ganha autonomia no momento de pagar as compras.
Muitas pessoas preferem usar esse tipo de serviço do que ter que ficar aguardando muito tempo em filas. Além disso, vários consumidores também têm mais facilidade em comprar em estabelecimentos que não tem abordagem de vendedores.
Dicas para implantar o autosserviço em sua empresa
Para que o autosserviço seja positivo para o consumidor e empresa, é importante atentar-se a alguns detalhes. Confira as dicas a seguir.
1. Forneça informações acessíveis
Seja claro com seu cliente. Ao implantar soluções de autosserviço você deve informar e preparar seu cliente, com informações e dicas de uso. Você pode colocar placas, folhetos e vídeos explicativos.
2. Tenha um atendimento humanizado
Nas primeiras semanas, dispor um funcionário próximo ao local para possíveis dúvidas também contribui para a boa percepção. Isso também permite que o atendimento permaneça humanizado.
Para clientes que preferem o atendimento tradicional, ou tem dificuldades em aderir a essas inovações, mantenha alternativas. O atendimento humanizado pode atuar em conjunto com as inovações.
3. Cuide da percepção do consumidor
A escolha dos equipamentos de autosserviço deve ser baseada em fatores de performance, investimento e percepção do cliente. Como ele vê os aparelhos e sistemas é tão importante quanto outros elementos do PDV.
As comunicações usadas como a comunicação visual deve ser ao máximo integrada a identidade da empresa.
Equipamento autosserviço
Gostou do autosserviço e quer implementar no seu negócio? Então, conheça algumas das opções de equipamentos que vão te ajudar a fornecer mais autonomia ao cliente e também a reduzir gastos.
Vale frisar, o autosserviço pode ser implementado em qualquer tipo de empresa, desde uma padaria de pequeno porte, até mesmo uma grande rede de supermercados. Mas lembre-se, que não basta apenas investir em equipamentos, também é muito importante organizar as mercadorias no PDV de maneira atrativa e sinalizar o ambiente para que o cliente consiga ter a autonomia necessária.
Então, não basta apenas colocar caixas e geladeiras de autosserviço na loja e esperar que o cliente faça tudo sozinho. É importante fornecer também folders e banners que explicam como fazer o processo.
No caso dos supermercados, contar com uma estratégia de marketing pode ajudar nesse processo. Se você não sabe como fazer uma, temos um conteúdo com estratégias que podem te ajudar.
Refrigeração de auto serviço
Os sistemas de refrigeração de auto serviço já são um velho conhecido dos clientes. Basicamente, são aquelas geladeiras e freezers que armazenam bebidas, congelados e laticínios para que o consumidor escolha.
Esse tipo de equipamento funciona muito bem em lojas de conveniência, hortifrútis, padarias, açougues, farmácias e supermercados.
Balanças para checkout
Outro equipamento de autosserviço que funciona muito bem e evita que o cliente precise entrar na fila mais de uma vez, são as balanças checkout. Elas são muito usadas no setor de frutas e verduras dos supermercados, mas também são ótimas para pequenos mercados e hortifrútis.
O cliente escolhe as frutas e verduras que deseja levar e só pesa quando chega no caixa para finalizar a compra. Além de evitar filas, essa é uma maneira de fazer com que o consumidor não desista da compra.
Esse tipo de balança também reduz os gastos com etiquetas. Como a balança funciona interligada com o sistema do PDV (Ponto de Venda), o peso e o valor da mercadoria já aparecem direto na tela do caixa e no cupom fiscal do cliente.
Caixa self checkout
O caixa self checkout é a opção mais moderna em autosserviço, já que eles permitem que o cliente possa pesar, registrar e pagar as compras sozinho, sem o intermédio de um atendente.
O sistema é todo informatizado e intuitivo, para que o consumidor possa ter autonomia total. Então é só passar os códigos dos produtos no leitor e conferir na tela, depois é só finalizar a compra e escolher a forma de pagamento.
Com o autosserviço, o cliente tem muito mais autonomia, melhorando a experiência no seu estabelecimento e reduzindo os gastos. Você como lojista pode economizar dinheiro e também redistribuir os funcionários para outros setores.
Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre como organizar o fluxo de caixa de supermercado. Até o próximo post!