Com o avanço da tecnologia, os modelos de negócio também começam a passar por evolução. O auto serviço é uma nova tendência que chegou para ficar e que por meio da tecnologia, permite ao cliente ter uma maior autonomia no momento da compra.

Esse tipo de tecnologia pode ser implementada nos mais variados modelos de negócio, sejam eles do ramo do vestuário e também da alimentação. Até pouco tempo atrás, para comprar um sapato em uma loja era necessário escolher o modelo, chamar o vendedor para saber o preço e a numeração, experimentar e então efetuar o pagamento. 

Agora o cliente pode ele mesmo ir em busca da sua numeração, encaminhar até o caixa e efetuar a compra de maneira autônoma.

Com a rotina agitada de trabalho e correria do dia a dia, o auto serviço é uma maneira de fazer com que o cliente economize tempo e o lojista dinheiro, uma vez que a quantidade necessária de vendedores acaba sendo reduzida. Se interessou? Então, continue a leitura e conheça um pouco mais sobre a tecnologia e as maneiras como ela pode ser implementada no seu estabelecimento.

O que é auto serviço?

O próprio nome da modalidade já é auto explicativa. Com o auto serviço o cliente tem total autonomia para fazer tudo sozinho, desde a escolha e até mesmo o pagamento da mercadoria, sem necessitar da ajuda ou auxílio de terceiros.

Pode até parecer novidade e avanços do mundo moderno, mas o auto serviço já é antigo, porém com o avanço da tecnologia, as possibilidades tem se tornado cada vez maiores para os lojistas.

Um exemplo de auto serviço não tão novo assim são as máquinas vending machine. Essas máquinas foram febre mundial na década de 90, elas possibilitam ao cliente a escolha de um produto, em seguida basta depositar o dinheiro, apertar um botão e pronto! 

As máquinas mais famosas eram as de refrigerantes e salgadinhos e podiam ser encontradas em consultórios médicos, aeroportos, shoppings e muito mais. No entanto, hoje há muitas outras máquinas de auto serviço que oferecem até opções de saladas, sanduíches naturais e sucos. 

Os caixas eletrônicos também são outro exemplo de auto serviço, se antes para pagar uma conta, sacar ou transferir dinheiro era necessário pegar uma senha e aguardar a sua vez para ser atendido por um funcionário do banco, agora tudo isso pode ser feito diretamente no caixa eletrônico, sem contato com terceiros e em bem menos tempo.

De lá para cá muita coisa mudou e agora até as compras no supermercado ou na padaria já podem ser feitas nesse molde. Já são poucos os estabelecimentos que continuam usando o formato de varejo de balcão, em que o cliente precisa do intermédio de um funcionário para escolher e pagar o que pretende levar.

Inclusive, se você é dono de uma padaria e quer alavancar as vendas do seu negócio, leia o nosso post com dicas para montar uma vitrine chamativa

Agora, além de ter total liberdade para circular no estabelecimento e escolher os produtos e quantidades que serão levados, o cliente também ganha autonomia no momento de pagar as compras.

A prova de que o auto serviço veio para ficar é que uma pesquisa feita pela Plusoft mostra que 65% dos brasileiros preferem usar esse tipo de serviço do que ter que ficar aguardando muito tempo em filas. Além disso, vários entrevistados também alegaram que preferem comprar em estabelecimentos que não tem abordagem de vendedores.

Equipamentos auto serviço

Gostou do auto serviço e quer implementar no seu negócio? Então, conheça algumas das opções de equipamentos que vão te ajudar a fornecer mais autonomia ao cliente e também a reduzir gastos.

Vale frisar, o auto serviço pode ser implementado em qualquer tipo de empresa, desde uma padaria de pequeno porte, até mesmo uma grande rede de supermercados. Mas lembre-se, que não basta apenas investir em equipamentos, também é muito importante organizar as mercadorias no PDV de maneira atrativa e sinalizar o ambiente para que o cliente consiga ter a autonomia necessária.

Então, não basta apenas colocar caixas e geladeiras de auto serviço na loja e esperar que o cliente faça tudo sozinho. É importante fornecer também folders e banners que explicam como fazer o processo. 

No caso dos supermercados, contar com uma estratégia de marketing pode ajudar nesse processo. Se você não sabe como fazer isso, temos um conteúdo com 7 estratégias que podem te ajudar.

Refrigeração de auto serviço

Os sistemas de refrigeração de auto serviço já são um velho conhecido dos clientes. Basicamente, são aquelas geladeiras e freezers que armazenam bebidas, congelados e laticínios para que o consumidor escolha.

Esse tipo de equipamento funciona muito bem em lojas de conveniência, hortifrutis, padarias, açougues, farmácias e supermercados.

Balanças para checkout

Outro equipamento de auto serviço que funciona muito bem e evita que o cliente precise entrar na fila mais de uma vez, são as balanças checkout. Elas são muito usadas no setor de frutas e verduras dos supermercados, mas também são ótimas para pequenos mercados e também hortifrutis.

O cliente escolhe as frutas e verduras que deseja levar e só pesa quando chega no caixa para finalizar a compra. Além de evitar filas, essa é uma maneira de fazer com que o consumidor não desista da compra.

Esse tipo de balança também reduz os gastos com etiquetas. Como a balança funciona interligada com o sistema do PDV (Ponto de Venda), o peso e o valor da mercadoria já aparecem direto na tela do caixa e no cupom fiscal do cliente. 

Caixa self checkout

Os caixas self checkout são a opção mais moderna em auto serviço, já que eles permitem que o cliente possa pesar, registrar e pagar as compras sozinho, sem o intermédio de um atendente.

O sistema é todo informatizado e intuitivo, para que o consumidor possa ter autonomia total. Então é só passar os códigos dos produtos no leitor e conferir na tela, depois é só finalizar a compra e escolher a forma de pagamento.

Com o auto serviço, o cliente tem muito mais autonomia, melhorando a experiência no seu estabelecimento e reduzindo os gastos. Você como lojista pode economizar dinheiro e também redistribuir os funcionários para outros setores.

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre como organizar o fluxo de caixa de supermercado. Até o próximo post!

banner equipamentos castellmaqPowered by Rock Convert