Agradar e encantar o cliente é a premissa de qualquer estabelecimento comercial. No caso de um restaurante, a situação não é diferente. Toda a experiência do consumidor deve ser prazerosa, para que ele, além de voltar, conte aos amigos e familiares sobre o seu estabelecimento. Para atingir esse objetivo, é primordial prezar pelo bom serviço e pela boa comida, assim como manter um ambiente bonito e aconchegante. Entretanto, um ponto não pode ser ignorado: é essencial conhecer a temperatura ideal para bebidas em restaurante.

Isso porque não adianta acertar em todos os outros quesitos, oferecer um cardápio diferenciado, contar com ingredientes de alto nível, zelar pela higiene etc., se, ao servir uma bebida, ela estiver na temperatura errada. Não existe nada pior do que cerveja quente, não é mesmo?

Listamos abaixo três dicas importantes para que você mantenha as bebidas nas temperaturas ideais em seu restaurante e encante seus clientes. Confira quais são elas agora mesmo!

Qual é a temperatura ideal para cada tipo de bebida?

Cerveja

O tipo de cerveja influencia na temperatura ideal. É necessário que as bebidas sem álcool sejam mantidas em um freezer que vai de 2 a 4°C. Já as cervejas claras e pilsen devem ser armazenadas entre 5 e 7°C; cervejas de trigo claras e as pilsen escuras podem variar de 8 a 12°C para serem apreciadas. Servir a cerveja excessivamente gelada pode fazer com que o cliente não sinta todos os teores da bebida.

Refrigerante

A temperatura ideal para refrigerantes é de 3°C. Dessa forma, não é necessário utilizar gelo e correr o risco de deixar a bebida aguada. Temperaturas abaixo da citada podem congelar o refrigerante, fazendo com que ele perca as propriedades originais ao ser descongelado.

Vinhos

A má conservação do vinho pode levar à oxidação, o que é extremamente prejudicial. Por isso, é importante manter vinhos tintos a uma temperatura de média de 15°C. Já os do tipo branco ou rosé devem ser consumidos a temperaturas que variam de 10 a 12°C.

Água

Não existe temperatura ideal para água. É importante, entretanto, manter parte do estoque na geladeira e parte fora dela, para o caso de haver clientes que prefiram tomar essa bebida à temperatura ambiente. Isso vale apenas para a água comum. Já a água com gás deve ser refrigerada praticamente em sua totalidade. Entretanto, oferecer opções de copos com gelo pode resolver situações de imprevisto, já que a bebida esfria rapidamente.

Espumantes

Os espumantes devem ser servidos a temperaturas semelhantes às de vinhos brancos ou rosé.

Whisky

O whisky deve ser servido à temperatura média de 18 a 20ºC. Como ele pode ser bebido de acordo com a preferência do consumidor, é importante manter o estoque a essa temperatura e oferecer opções de gelo e até mesmo água para acompanhar.

Vodca

A vodca tem consistência e sabor melhores a temperaturas mais baixas: zero ou abaixo de zero. Como não congela, pode ser mantida em freezers. Entretanto, por ser geralmente consumida com gelo, também pode permanecer à temperatura ambiente.

Cachaça

A cachaça é costumeiramente consumida à temperatura ambiente e, por isso, deve ser estocada em local fresco e arejado.

Quais equipamentos utilizar em seu restaurante?

O primeiro passo para escolher quais equipamentos serão utilizados no restaurante é definir os tipos de bebida que serão estocados. Entre os principais equipamentos estão:

  • geladeiras;
  • freezers verticais;
  • cervejeiras;
  • adegas.

Os freezers verticais são muito interessantes, pois possibilitam que os consumidores vejam pelo vidro os produtos armazenados. Em caso de cervejarias, as cervejeiras são uma ótima opção para expor bebidas diferenciadas, pois, além de manterem todos os itens à temperatura ideal, permitem justamente essa exposição dos produtos para que o cliente faça sua escolha de maneira rápida.

Já as adegas são indicadas para manter vinhos tintos e brancos, além de espumantes, refrigerados. Caso o restaurante seja muito grande, é necessário investir na construção de um espaço climatizado. Porém, se o estoque não for tão impactante, existem opções no mercado que podem ser interessantes.

Já águas e refrigerantes podem ser armazenados em freezers comuns e retirados pelos garçons a cada pedido dos clientes. Vodca e whisky, como não precisam ser servidos resfriados, podem ser estocados à temperatura ambiente, em local arejado e limpo, protegido da luz do sol.

Como fazer o gerenciamento de estoque e manter as bebidas geladas?

O gerente de um restaurante precisa manter tudo em ordem. Parte dessa atribuição tão importante é fazer a gestão com competência. E isso implica garantir que o estoque esteja sempre adequado para atender a demanda com tranquilidade, e que a temperatura para bebidas em restaurante esteja sempre de acordo para servir o cliente.

Uma maneira inteligente e eficiente de fazer esse gerenciamento de estoque e manter as bebidas geladas é adotando um sistema automatizado de gestão. Existem softwares personalizáveis voltados para esse fim, que ajudam o gerente a programar compras de acordo com as demandas e evitar surpresas negativas como o fim inesperado de um produto.

Não existe nada pior do que oferecer itens no cardápio e, assim que o cliente solicita um deles, ter que dizer que o produto está em falta. Essa situação pode ser facilmente evitada com uma boa gestão. Além das compras, é possível garantir que a quantidade necessária para suprir a demanda esteja sempre em temperaturas ideais.

Conforme mostramos acima, garantir que o cliente seja bem atendido, fique satisfeito e retorne ao restaurante depende, entre outros fatores, de servir a bebida desejada por ele na temperatura ideal. Cada tipo de bebida tem uma temperatura específica e isso deve ser respeitado. Manter as garrafas estocadas da maneira correta, além de fazer uma gestão de estoque competente e eficiente, são pré-requisitos para atender o cliente de maneira bem-sucedida. Se você quer obter sucesso nesse ramo, dê a devida atenção à temperatura para bebidas em restaurante.

Agora que você já sabe qual é a temperatura ideal para manter os principais tipos de bebida no seu restaurante, que tal conferir uma opção de freezer para manter alimentos e bebidas congeladas no estabelecimento? Clique aqui e saiba mais sobre o freezer vertical.

Powered by Rock Convert