Como escolher equipamentos para a cozinha do meu restaurante?

Abrir um empreendimento, como um restaurante, exige muito planejamento e organização prévia. Montar a cozinha do local é um dos passos mais importantes nesse processo, pois o espaço é o coração de todo estabelecimento comercial voltado à alimentação.

É extremamente importante montar uma lista com todas as ferramentas necessárias para o bom funcionamento da cozinha. Você sabe quais itens não podem faltar nessa lista?

Alguns utensílios são comuns entre a cozinha residencial e a comercial, mas existem equipamentos específicos de restaurantes, pois estes espaços precisam de muita agilidade e praticidade para funcionar.

É tanta coisa pra pensar que é normal se sentir perdido ou achar que não vai se lembrar de tudo o que é necessário. Fique tranquilo! Vamos ajudar você nessa tarefa.

Como escolher os equipamentos de uma cozinha industrial?

Primeiro, leve em consideração a rotina de um restaurante. A cozinha é onde tudo acontece e, quanto mais completo e acessível for esse ambiente, melhor. As refeições precisam ser preparadas com rapidez, qualidade e higiene e os equipamentos são a base para que isso aconteça na correria do dia a dia – além do trabalho de uma equipe profissional e bem treinada, é claro.

Pense no processo de produção do começo ao fim. Desde descascar uma fruta até gratinar uma massa, tudo precisa ter o suporte de bons equipamentos que otimizem o trabalho. Lembre-se que o tempo de preparo e o cuidado com a comida interferem diretamente na satisfação do cliente e, consequentemente, na reputação do seu restaurante.

Muita coisa depende, também, de fatores específicos, como o tamanho da equipe, a capacidade máxima do estabelecimento, a quantidade de opções no menu, a frequência e os horários de funcionamento, entre outros. Você deverá realizar um levantamento de necessidades pessoais e coletivas para evitar problemas no futuro.

Toda ferramenta que facilitar a rotina na cozinha é interessante para um estabelecimento comercial, mas nem tudo é essencial, principalmente se o seu orçamento não permitir muitos luxos. Neste caso, dê prioridade para comprar menos equipamentos com mais qualidade – é melhor do que comprar muita coisa de qualidade duvidosa.

Tendo isso em mente, entenda, agora, o que é indispensável para montar a cozinha industrial do seu restaurante.

O que não pode faltar na cozinha de um restaurante?

Preparo quente

Não tem como esquecer do fogão, não é? Esse item é essencial em qualquer cozinha. O modelo industrial tem bocas maiores e mais potentes que os tradicionais, para aumentar a eficiência e reduzir o tempo de preparo de alimentos.

Outro equipamento indispensável que pode vir junto ao fogão ou separado. O forno elétrico industrial é encontrado em diversos estilos: guilhotina, combinado, convecção, turbo, gratinador, entre outros. Pesquise bem e defina qual modelo atende melhor ao propósito do seu restaurante.

Uma chapeira profissional é importante para o preparo de muitos alimentos, como carnes, hambúrgueres, lanches, ovos e muito mais. Vale investir em um modelo com vários queimadores e controle individual para cada um.

A fritadeira elétrica e o tacho fritador são essenciais para garantir que os alimentos fiquem sequinhos e crocantes de forma rápida. Se a produção for grande, invista em um modelo com duas cubas, para agilizar o processo.

O Pass Through tem o formato de uma geladeira, mas, além de refrigerar, pode ter a função de manter os alimentos aquecidos. Seu interior é composto por prateleiras com bandejas de inox que conservam a comida.

Você pode escolher uma coifa com exaustor ou depurador para reduzir o ar quente na cozinha. O exaustor expulsa o ar quente do ambiente, enquanto o depurador capta o ar, filtra e elimina a gordura e devolve ar puro ao espaço.

Se o seu restaurante serve crepes, invista em um modelo de crepeira com termostato para regular a temperatura de modo eficiente.

Preparo frio

O cutter é utilizado para o preparo de patês, molhos, pastas, purês, geléias, condimentos e até vinagrete. Não deixe de investir neste equipamento!

Um descascador de tubérculos é sempre útil para poupar tempo da equipe. Escolha um modelo com timer, para padronizar o tempo de processamento.

O extrator industrial de suco de frutas tem a mesma praticidade do descascador. O tempo economizado compensa o investimento.

Ao escolher o liquidificador, preste atenção na potência do motor, na capacidade do copo e nas opções de velocidade. Para evitar barulho, invista em um modelo com silenciador.

Adquira equipamentos multifuncionais, como o processador de alimentos. Com ele, é possível fatiar, ralar e desfiar frutas, verduras, pães e queijos. De simples utilização, aumenta a produtividade da equipe.

Um mixer te ajuda a preparar várias receitas de forma rápida e fácil.

Outros itens de apoio:

 

Agora que você já sabe quais são os equipamentos básicos para montar uma cozinha comercial, já pode escolher os melhores produtos para o seu restaurante. No site da Castellmaq, você encontra estes e outros produtos com a qualidade e a confiança das melhores marcas do mercado. Aproveite!

Deixe um comentário