Saiba como armazenar vinho corretamente com a Castellmaq!

Tempo de leitura: 4 minutos

O armazenamento adequado de vinho é um dos requisitos básicos para que a bebida não perca as suas propriedades durante o descanso e esteja no melhor ponto na hora da degustação.

Todo entusiasta do mundo dos vinhos e donos de estabelecimentos que servem a bebida precisam ter um lugar adequado para guardar suas garrafas. Seja um supermercado, um restaurante, uma pizzaria ou um empório, guardar a bebida corretamente é fundamental para manter a qualidade, os aromas e sabores da bebida até a hora de servi-la.

Se você ainda não está seguro sobre qual a melhor maneira de armazenar as garrafas de vinho do seu estabelecimento, temos dicas ótimas para entender de uma vez por todas como guardar a sua bebida. Confira!

Qual a melhor maneira de guardar o vinho?

O melhor jeito de guardar vinho é em uma adega climatizada, com vantagens e funcionamento específico para preservar as características originais da bebida.

Além do mais, existem alguns pontos importantes a serem considerados na hora de armazenar suas garrafas. Isto porque o vinho é uma bebida viva, e se não for guardado da maneira correta, pode passar por alterações que vão deixá-lo com características potencialmente indesejadas.

Em geral, você precisa manter o vinho em uma determinada temperatura, em uma posição específica e em condições especiais. Entenda mais detalhes sobre cada parte do processo e garanta a qualidade das bebidas por mais tempo!

Varias garrafas de vinho armazendas em adega

1. Mantenha o vinho em uma temperatura ideal

Deixar o vinho descansar na temperatura correta faz com que a bebida não perca suas propriedades, mantendo seus sabores, notas e aromas bem conservados até o momento da abertura da garrafa.

A temperatura ideal para manter o vinho armazenado é entre 12° C e 17° C, independentemente do tipo, estilo ou qualidade da bebida. Inclusive, essa é uma das principais utilidades das adegas climatizadas: manter o vinho nas condições ideais para que ele não perca suas propriedades e características.

Afinal, cada tipo de bebida tem uma temperatura específica de conservação.

Saiba qual é a temperatura ideal para bebidas em restaurantes e mantenha seu estoque gelado e seus clientes sempre satisfeitos.

2. Verifique a umidade do ambiente

Se você não tem uma adega climatizada, ao guardar os vinhos em casa é necessário ficar atento à umidade do ambiente, pois ela pode influenciar nas características da bebida.

Se a umidade no local de armazenamento for muito baixa, pode ocorrer o ressecamento da rolha, permitindo a entrada de oxigênio na garrafa e alterando as propriedades do produto.

Caso a umidade esteja relativamente alta, os rótulos podem estragar, logo a proliferação de fungos fica mais propícia.

Para garantir a melhor conservação do vinho, o ideal é que a umidade do ambiente esteja entre 60% e 75%. Nesse caso, você pode medi-la com um medidor de umidade para manter o controle em suas mãos.

3. Guarde as garrafas em um lugar escuro

A luz é responsável por acelerar o processo de maturação e o envelhecimento do vinho. Por isso, se você quiser conservar a sua bebida por mais tempo, é necessário manter as garrafas em um ambiente parcialmente escuro, na penumbra e longe da incidência de luz direta, seja ela natural ou artificial.

Como já comentamos, o vinho é uma bebida viva que pode passar pelo processo de fermentação, sofrendo alterações com pequenas mudanças no ambiente.

Justamente por esse motivo, é importante montar um cardápio de bebidas com todas as características, aromas e sabores de cada garrafa, para que o cliente possa escolher o vinho de sua preferência, com mais conforto e comodidade. Assim, você consegue garantir que ele receba a bebida fresca e praticamente intocada.

4. Posicione as garrafas adequadamente

O posicionamento das garrafas também é muito importante. A maioria dos apreciadores de vinho tem o costume de mantê-las deitadas na horizontal. Essa técnica assegura que a bebida esteja em contato constante com a rolha, evitando o ressecamento e a entrada de oxigênio através do gargalo.

Além disso, armazenar o vinho deitado tem outras vantagens. As opções mais doces, antigas e encorpadas podem ter a decantação de material e, quando a garrafa está deitada, ela deixa mais espaço para que ele se estabilize no fundo, ficando separado da bebida na hora de servir.

E para finalizar, deixar as garrafas na horizontal ocupa menos espaço na adega climatizada. Se você tem uma coleção que só aumenta, essa é uma ótima vantagem para armazenar as garrafas deitadas.

Enfim… Todas essas medidas vão garantir que na hora de servir a sua bebida ele esteja pronto para ser degustado.

5. Evite mexer nas garrafas

A movimentação excessiva das garrafas durante o armazenamento pode alterar as características da bebida, fazendo com que ela perca suas propriedades originais e fique imprópria para o consumo.

É preciso ter muito cuidado, disciplina e dedicação para poder saborear excelentes safras de vinho com tudo o que uma boa garrafa tem para oferecer.

Pratileira com garrafas de vinho

Como armazenar o vinho após aberto?

A maneira ideal de armazenar uma garrafa de vinho após aberta é em uma temperatura entre 12° C e 17° C, evitando ao máximo as oscilações. Se você não tiver uma adega climatizada, um balcão refrigerado ou uma geladeira podem te ajudar.

Nesse caso, guarde a garrafa na vertical na geladeira, de preferência com a rolha original. Se não for possível, é interessante ter uma bomba a vácuo para selar e retirar todo o oxigênio de dentro da garrafa.

Não deixe o vinho aberto esperando muito tempo. Consuma no máximo no dia seguinte, pois depois disso ele pode começar a perder suas propriedades e ficar com o gosto alterado.

Pode guardar vinho na geladeira?

O ideal é armazenar o vinho em adegas climatizadas, pois algumas geladeiras podem ter uma temperatura mais baixa do que a recomendada para a conservação de vinhos.

Porém, se você não tem uma adega, é possível guardar as garrafas de vinho na geladeira. Nesse caso, quando for servir, não esqueça de retirar uma hora antes e deixar em temperatura ambiente.

Por via das dúvidas, saiba como escolher uma adega climatizada e conserve as suas bebidas por mais tempo com mais segurança e tranquilidade.

Continue acompanhando o blog da Castellmaq e tenha acesso a outros conteúdo como esse! Te esperamos em um próximo post!

Deixe um comentário