Se você deseja montar um comércio de sucesso, diferenciado, mas não sabe por onde onde começar, aprender como montar um empório pode ser um excelente ponto de partida, especialmente para aqueles que querem concentrar esforços no setor alimentício e de entretenimento.

Para começar bem, é necessário atentar-se a alguns fatores essenciais e que são responsáveis pelo sucesso do recém-formado negócio. Pode parecer complicado, mas por meio de dicas simples e práticas, você pode alavancar os lucros do novo empório e diferenciar-se dos concorrentes em pouco tempo.

Quer saber todas as etapas necessárias para essa empreitada? Então continue a leitura desse post, pois o blog da Castellmaq preparou um conteúdo exclusivo com as melhores ideias e dicas para você montar um negócio de sucesso, estratégico e lucrativo.

Acompanhe a leitura e saiba qual o melhor lugar para instalar o comércio, o tipo de produto/atividade, quais diferenciais são positivos e os detalhes que fazem a diferença. Preparado(a)? Vamos lá:

Empório ou mercearia: existe diferença?

Essa é uma dúvida muito comum, mas que os futuros donos de empório precisam ter muito bem consolidada: a diferença (ou semelhança) entre um empório e uma mercearia. Sim, existem diferenças e semelhanças, mas, no geral, empórios e mercearias são coisas distintas.

Ambos são, em teoria, espaços menores onde se encontra de tudo um pouco. No entanto, a principal diferença está no tipo de produto comercializado – na mercearia, são os produtos de necessidade básicas, do dia a dia e de marcas mais acessíveis.

Um empório é, por natureza, um espaço gourmetizado, onde se vende, além de produtos de alta qualidade, geralmente importados, experiências gastronômicas para pessoas que estão dispostas a pagar mais, por produtos diferenciados.

Outro fator diferencial, mas que não é via de regra, é o ambiente, o qual tende a ser mais elaborado e luxuoso nos empórios – já que estes são especializados em vender experiências. Graças a esse fator, não é incomum encontrar espaços gastronômicos dentro do próprio estabelecimento.

Isso quer dizer que a mercearia é um lugar desorganizado ou de menor qualidade? Não, apenas que o público-alvo de um é diferente do atingido em outro. Isso, naturalmente, significa que abrir um empório é diferente de montar um mercadinho.

prateleira de vinhos

Tipos de empório: qual o melhor investimento?

Agora que você já sabe que os empórios vendem verdadeiras experiências, é importante que você saiba que existem alguns tipos de empório que fazem mais sucesso e são uma boa oportunidade para negócios iniciantes, uma vez que a probabilidade de acerto é bem maior.

Uma ótima ideia para comércios incipientes é mesclar os tipos de atividades desenvolvidas na loja, mantendo-se os princípios de um empório – que é vender produtos de fina estirpe e de grande variedade. O resultado disso pode ser um:

  • Empório-bar

A mescla ideal entre empório e bar. A tática é muito proveitosa pois, para acompanhar o consumo das bebidas, pode-se utilizar os produtos alimentícios do próprio estoque – algo como degustações e pequenas porções.

Também é possível oferecer as bebidas da adega, para incitar, fidelizar e satisfazer os clientes mais exigentes – que são os que geralmente trazem mais lucros aos negócios.

  • Empório-cafeteria

Esse tipo de ambiente é perfeito para empórios localizados em áreas centrais ou que querem focalizar em um produto que, especialmente no Brasil, nunca decai em consumo. Com o número de cafeterias cada vez maior, é essencial que o empreendedor aposte em iniciativas diferenciadas para atrair clientela.

Nesse sentido, um empório-cafeteria é uma ótima opção de negócio, pois concilia dois setores em ampla ascensão – o alimentício e o de bebidas cafeinadas. 

  • Empório-bistrô

Quer investir em um ambiente totalmente gourmetizado? O empório-bistrô é o nicho perfeito que combina a finesse a sofisticação dos restaurantes com os mercadinhos de alto nível! Melhor ainda é quando o cardápio do bistrô funciona como vitrine dos próprios produtos comercializados no local.

Aliás, dúvidas de como montar um cardápio? Já falamos tudo sobre o assunto aqui no blog, o que acha de conferi-lo?

Montando o seu empório: dica para começar certo

Chegamos, finalmente, às dicas úteis para você que decidiu montar um negócio alimentício de sucesso. O processo pode parecer complicado, mas com algumas ideias práticas e assertivas, é possível começar bem o seu novo empreendimento. Olha só:

  • Planejamento

Nossa dica primordial é, antes de mais nada: planeje-se! O planejamento é a etapa fundamental para o início de qualquer empreitada comercial, então não poderia ser diferente com um empório.

Colocar os gastos, investimentos e fatores a serem considerados no papel dá a visão estratégica e uma perspectiva ampla de elementos que são determinantes para o sucesso do seu empreendimento.

Para que você entenda melhor quais os aspectos envolvidos na etapa de planejamento, preparamos um pequeno guia, veja:

  • Quais são meus investimentos disponíveis?
  • Qual a localização do meu comércio? Ele é estratégico?
  • Quantos funcionários farão parte da minha equipe?
  • Quem serão os meus fornecedores (com base no tipo de produto que pretendo comercializar)?
  • Quais experiências serão proporcionadas em minha empreitada?

Vale lembrar que essas perguntas são apenas uma base muito sucinta de todas as perguntas que devem ser respondidas por você, antes mesmo de o início das atividades.

  • Ambiente

Uma vez definidos os aspectos técnicos, é hora de pensar na estrutura do seu negócio. Como você já sabe, um empório é, por natureza, um ambiente que tende a focalizar na experiência de usuário em todos os níveis – inclusive o estético.

Por isso, a decoração e a organização do ambiente precisa ser uma das grandes prioridades do seu novo empório, para que ele se diferencie dos concorrentes e ganhe destaque logo no início de suas atividades.

Você pode, por exemplo, investir em um planejamento profissional feito por um designer de interiores, mas também pode utilizar-se de fontes inspiracionais, do estilo contemporâneo ou, caso tenha em mente algo mais temático, elementos que conversem com o estilo pretendido.

Pense nos móveis, na decoração, nos pequenos detalhes e em tudo mais que possa ser considerado um diferencial!

  • Produtos

Por último, mas jamais menos importante, uma dica válida e importantíssima para começar bem o seu negócio é escolhendo os produtos que farão parte do seu estoque. Produtos importados e diferenciados, embora representem um grande investimento – especialmente em etapas iniciais de vendas –, ainda atuam como um grande diferencial, já que atraem clientes.

Então, tenha em mente quais os produtos farão parte dos estandes da loja: queijos, vinhos, geléias e outros itens gourmets são boas pedidas para o lado premium do negócio. É importante balancear com alguns produtos de primeira necessidade, sobretudo durante as fases iniciais.

Nos casos de empórios-bares, empórios-bistrôs e afins, é importante pensar nos produtos específicos para cada atividade: bebidas para o bar, produtos alimentícios para o bistrô etc. Assim, você garante o balanço de estoque e o sucesso de vendas.

prateleira de emporio

E então, pronto para montar o seu empório? Agora que você sabe tudo sobre o assunto, aproveite também para conhecer a técnica do cross merchandising e impulsione suas vendas! Aproveite também para acompanhar todas as nossas atualizações de conteúdo – tem novidade toda semana. Sucesso e até a próxima!

banner equipamentos castellmaq