Tire suas dúvidas sobre balcão refrigerado!

Tempo de leitura: 5 minutos

A maneira como funciona o balcão refrigerado não é muito complicada: basicamente, esses equipamentos operam como a maioria dos sistemas de resfriamento de médio-porte. O que muda são os benefícios que a máquina oferece para os negócios que necessitam de produtos refrigerados.

Aliás, como todo equipamento de refrigeração, os balcões precisam unir a potência de resfriamento, o design, o acabamento e a estética visual para atrair os clientes. Esses fatores são fundamentais e precisam ser levados em consideração por quem deseja adquirir esse tipo de produto.

Acompanhe a leitura:

O que é um balcão refrigerado?

Os balcões refrigerados são uma classe de equipamentos de refrigeração, compostos por uma superfície plana, semelhante a uma bancada, na parte superior, e compartimentos refrigerantes na parte de baixo, que funcionam de forma semelhante aos freezers e acessíveis por meio de portas frontais.

Basicamente, os balcões refrigerados são o resultado da junção de um freezer com uma bancada. Alguns modelos, especialmente os utilizados em vitrines de padarias e supermercados, não possuem a superfície superior, substituída por uma parte na qual os produtos ficam expostos.

O que é um balcão refrigerado?

 

Como funciona um balcão refrigerado?

Basicamente, nos sistemas de refrigeração tradicionais — incluindo os dos balcões refrigerados —, existem 5 partes envolvidas do processo:

  1. O fluido refrigerante, responsável pelos processos resultantes no resfriamento do ambiente interno dos equipamentos de refrigeração;

  2. Um evaporador, responsável por transformar o fluido refrigerante em vapor;

  3. Um compressor, que transforma o fluido refrigerante, originalmente sob a forma de vapor, em gás superaquecido;

  4. O condensador, que transforma o vapor superaquecido em líquido;

  5. A válvula de expansão, que retira a pressão do líquido refrigerante, fazendo com que sua temperatura decaia abruptamente, transformando-o em parte fluido ultra refrigerado e parte vapor.

No interior do sistema de refrigeração do balcão refrigerado, o fluido refrigerante entra no evaporador, onde será transformado em vapor por meio de processos termodinâmicos. Lá, o vapor refrigerante é superaquecido, motivo pelo qual os motores desses equipamentos estão sempre mais quentes que o ambiente externo.

Feito isso, o vapor é direcionado ao compressor para ser comprimido, aumentando a pressão do gás, que então é dirigido ao condensador, que o transformará em líquido por meio da troca de calor com o ambiente.

O líquido resultante do processo passa, então, pela válvula de expansão, onde ocorre um processo chamado de sub-resfriamento: a pressão do líquido cai repentinamente, o que diminui sua temperatura e causa a evaporação parcial do material.

É essa mistura de líquido e vapor gelado que troca calor com o ambiente interno do balcão refrigerado, refrigerando os alimentos e produtos em seu interior. Uma vez que o ciclo é encerrado, a mistura volta ao evaporador, e o ciclo recomeça.

Veja também: lista com os melhores espremedores de suco do mercado!

Como funciona um balcão refrigerado?

 

Quais os principais modelos disponíveis no mercado?

Existem, como você pode imaginar, vários modelos de balcões refrigerados, sendo que cada um deles possui uma função específica dentro de cada tipo de comércio. Basicamente, os modelos desses equipamentos podem ser divididos em duas categorias: design e temperatura de trabalho.

Quanto ao design

Que diz respeito à construção do modelo, e o local do comércio em que ele pode ser instalado. Em relação a isso, os modelos de balcão refrigerado são:

Balcão de encosto

O balcão de encosto é o modelo mais tradicional de balcão refrigerado. Eles não possuem nenhum tipo de expositor e são utilizados em armazéns, açougues, cozinhas industriais, hamburguerias, restaurantes etc.

O modelo é chamado de encosto porque é mais facilmente alocado em paredes e nos cantos desses espaços. Funciona como uma espécie de freezer horizontal, só que em tamanho e capacidade de armazenamento maiores

Balcão de encosto

 

Balcão de vitrine

O modelo vitrine, também chamado de balcão expositor, é aquele em que é possível visualizar os itens armazenados dentro do refrigerador, sendo os modelos mais comuns em supermercados, padarias, lojas de conveniência e outros.

Esse tipo de balcão é instalado em locais visíveis, justamente por funcionarem como expositores de produtos. Normalmente, a vitrine fica voltada ao consumidor, enquanto as portas de acesso ficam voltadas ao atendente.

balcão de vitrine

 

Quanto à temperatura

Diz respeito ao tipo de alimento que pode ser conservado e às temperaturas mínimas e máximas que eles podem atingir. Os modelos são:

1. Estáticos: É mais voltado para o armazenamento de alimentos frescos, como hortifruti. A temperatura nesses modelos varia entre 0 e 10° C.

2. Ventilados TN: Aqui, a temperatura varia de -2º C a 8º C. Esse tipo de balcão refrigerado é mais voltado ao armazenamento de produtos alimentares frescos, pré-cozidos e bebidas.

3. Ventilados BT: Com temperaturas que variam de -20 a -10º C, é o mais indicado para o armazenamento de produtos congelados.

Quais as vantagens de um balcão refrigerado?

As vantagens de se ter um equipamento refrigerador de qualidade e apropriado ao tipo de produto armazenado são inúmeras, dentre as quais estão incluídas:

  • Cumprimento da determinação das normas de segurança alimentar pelo órgão de vigilância sanitária nacional (ANVISA);

  • Preservação dos alimentos por tempo superior, o que minimiza as perdas de estoque a curto e médio prazo;

  • Os balcões refrigerados do tipo vitrine impulsionam as vendas aos comércios que trabalham com produtos alimentícios de consumo rápido;

  • Espaço de armazenamento em cozinhas e vitrines;

  • O modelo de encosto potencializa o usufruto do espaço, uma vez que também oferecem uma superfície de bancada;

  • O sistema de refrigeração dos balcões de refrigeração são eficientes e facilitam a redução no consumo de energia elétrica;

Feitos os cuidados de manutenção apropriados, os balcões refrigerados possuem uma longa vida útil. Podendo se estender por décadas.

Quanto gasta um balcão refrigerado?

Depende do modelo. A média de consumo diário pode variar de 4 kWh/dia até 10 kWh/dia. Além disso, a idade, a limpeza do equipamento, a realização de manutenções preventivas e o tipo de uso influenciam no gasto com energia ao fim do mês.

Por falar na idade do equipamento, sabia que, nos últimos anos, os refrigeradores evoluíram bastante? Veja nosso conteúdo sobre a história da refrigeração e entenda como as mudanças aconteceram

Qual a temperatura do balcão refrigerado?

O ideal é que eles trabalhem entre 0 °C até 7 °C. Assim, os balcões refrigerados podem conservar e resfriar alimentos de acordo com a demanda da cozinha ou conforme a exposição dos produtos. Dessa maneira, as bebidas sempre estarão servidas na temperatura ideal.

O que colocar no balcão refrigerado?

Os principais produtos para serem colocados em um balcão refrigerado são bebidas, doces, alimentos prontos, cervejas etc. Além disso, caso opte por um balcão de encosto, é possível guardar insumos do pré-preparo, como polpas, legumes e outros.

Os balcões refrigerados são essenciais em diversos tipos de estabelecimentos de culinária. Por falar nisso, aproveite e leia nosso conteúdo com ideias de combos de lanches e impulsione suas vendas!

Deixe um comentário