Chega a época de carnaval, muitas pessoas tiram férias e com isso a movimentação nos restaurantes aumenta de forma significativa. Com o calor intenso do verão e com horas e horas de carnaval, muitas pessoas optam por pratos mais leves e refrescantes para aproveitar a festa sem ter problemas de digestão.

Por conta disso, selecionamos algumas sugestões de pratos para compor o cardápio para o carnaval do seu restaurante. Confira agora mesmo nossas dicas sobre o assunto!

O que os clientes procuram?

Seja em sua própria cidade ou visitando um novo lugar, os clientes buscam qualidade e uma refeição que alimente bem para aguentar muitas horas de festa buscando atrelar um prato leve com alguma iguaria local.

Pratos que contenham massas preparadas com carboidratos complexos são mais pesados, fazendo com que o cliente aguente por mais tempo. No entanto, há pessoas que preferem algo mais leve, como saladas, com uma porção pequena de carboidrato e uma boa proteína.

De qualquer forma, vale a pena casar um pouco de cada para que o mix de sabores agrade a sua clientela.

Como compor um cardápio para o Carnaval?

É preciso pensar em agradar a todos os gostos, desde aquele que prefere comidas mais pesadas, com massas e carnes, até os que preferem as opções mais leves, como é o caso de saladas e pequenas porções de outros alimentos.

É válido incluir um prato inspirado em uma iguaria local ou até mesmo incluir uma receita típica no cardápio, sempre lembrando que o folião pode passar horas em festa e pratos com frituras e gorduras em excesso podem fazer mal. Com essas informações e equilibrando esses perfis de clientes, certamente o cardápio se tornará um sucesso!

Selecionamos algumas sugestões mais pedidas nos quatro cantos do Brasil para te ajudar a montar um cardápio para o carnaval.

Feijoada carioca

A tradicional feijoada está presente na mesa dos brasileiros e a variação carioca é uma das preferidas em bares, restaurantes e até mesmo em eventos. O prato com os acompanhamentos certos — como couve, torresmo, arroz branco e farofa de bacon — é, sem dúvidas, um dos pratos mais pedidos pelos clientes.

Para eventos, a feijoada se torna quase que uma tradição já que é uma refeição rica em nutrientes e perfeita para quem vai passar horas em festa sem ficar com a sensação de estar estufado no decorrer do evento.

Essa iguaria pode ser harmonizada com diversas bebidas populares, desde que estejam bem geladas, como é o caso de uma caipirinha, refrigerante com uma ou duas rodelas de limão com gelo ou até mesmo uma boa cerveja.

Legumes salteados

O mix de legumes é um prato saudável e de fato muito gostoso. Essa é uma das opções que podem fazer o seu restaurante mostrar um diferencial diante dos demais.

Tudo isso porque o prato em questão pode ser servido substituindo as carnes por cogumelos e, assim, também agradar aos paladares veganos e vegetarianos. Uma forma de ganhar mais visibilidade e um novo público.

Carne assada com salada

Agradando o gosto e paladar de muitas pessoas, a carne vermelha é um dos alimentos preferidos dos brasileiros, pela cultura e também pela harmonização das carnes com diversos tipos de bebidas.

Cortes como o angus, picanha, maminha e fraldinha são os mais procurados em restaurantes e principalmente pelo público que opta por uma opção com baixo carboidrato. Dessa forma, essa é uma ótima opção do que servir no seu cardápio para o carnaval.

Espetinho de carne, frango ou linguiça toscana

O espetinho de carnes é uma das opções mais consumidas em festas de rua ou até mesmo aquelas em que há buffet fechado.

Mais leve para quem não quer um prato mais cheio, como é o caso da feijoada, tem como grande vantagem a variedade de combinações de carnes e acompanhamentos que podem ser feitas para encantar seus clientes.

Aposte em um mix de ervas e molhos especiais como o chimichurri, cebola agridoce, molhos de pimenta na versão cremosa, cebola caramelizada e até mesmo o tradicional barbecue. O objetivo é brincar com os sabores para despertar novas sensações em seus clientes.

Rolinhos de salmão com cream cheese

Apesar de requerer cuidados com refrigeração da carne, a comida japonesa também pode ser representada, em seu restaurante, com os rolinhos, nos quais, entre diversos sabores, o mais conhecido é o salmão com cream cheese.

A partir daí, existem mais variações de ponto do salmão, mas os mais tradicionais podem comê-lo cru. Para ficar ainda melhor, aposte em bebidas leves que harmonizem com salmão e queijo, como é o caso vinhos e espumantes na versão brut e rosé.

Carne do sol com aipim frito

Essa opção é mais consumida no nordeste do Brasil e garante que o seu cliente sairá bastante satisfeito. A carne do sol, quando bem preparada, fica macia por dentro e com uma leve casquinha crocante que, quando casado com a maciez do aipim frito, vira um prato delicioso.

Há a opção de fazer um pirão de aipim ou até mesmo empaná-lo com queijo parmesão ralado e dar um toque especial a um paladar mais exigente. Com certeza será um sucesso!

Caldos, ensopados e moquecas de frutos do mar

Assim como é o caso do salmão, os outros frutos do mar também precisam de cuidados especiais. Caldos com base cremosa, ceviches, ensopados ou até mesmo uma moqueca mais leve pode ser uma grande pedida para compor o cardápio do seu restaurante.

Como o carnaval atrai bastante turistas, opte por peixes com sabores mais suaves, sem espinhas e modere o uso de azeites, como o caso de dendê, considerado pesado para eventos de longa duração.

Sanduíches

Os sanduíches estão cada vez mais criativos para eventos. Por serem leves, os clientes acabam aproveitando a variedade de sabores, que vão desde o tradicional frango desfiado, peixes, carnes defumadas e até a versão com frios.

Finger food é o tipo de comida que você pode comer com as mãos sem a necessidade de usar talheres e sentar-se à mesa. Uma opção dinâmica e ideal para criar um buffet livre ou rodízio. A variedade de sabores dependerá da região e expertise do chef do estabelecimento.

Percebeu como a variedade de alimentos pode criar cardápios ricos em iguarias dos quatro cantos do país? Oferecer variedade é o grande segredo para o sucesso de um cardápio para o carnaval.

Com essas sugestões, é só preparar o seu restaurante para receber mais pessoas e servir um cardápio mais leve e divertido para que os clientes aproveitem o carnaval com uma excelente experiência de sabores.

Gostou desse artigo e quer continuar lendo conteúdo assim? Então veja como transformar o seu restaurante em gourmet e prepare-se para atender clientes mais exigentes.

Powered by Rock Convert