O empreendedor do ramo alimentício deve estar sempre buscando novas maneiras de atrair e fidelizar clientes. Uma das alternativas é acompanhar de perto as principais tendências para restaurantes.

Antecipar o que logo será moda no mercado é de vital importância para o crescimento no setor. Focar na experiência do cliente, na proteção do meio ambiente e, principalmente, na alimentação saudável será obrigatório para se manter competitivo.

Que tal conhecer 5 tendências que ajudarão você a estar sempre à frente dos seus concorrentes? Leia o texto até o final para conhecer todas elas.

Alimentação saudável

É a base de todas as tendências para restaurantes. Os cuidados com a saúde estão cada vez mais em alta. O restaurante que não investir em opções voltadas para o público vegetariano ou vegano ficará para trás.

Oferecer refeições sem glúten, minimizar o uso produtos ultraprocessados, apostar nos alimentos crus e orgânicos, criar uma hortinha no próprio restaurante e apoiar produtores locais são diferenciais muito valorizados.

Permitir que o cliente possa rastrear todo esse processo voltado à alimentação natural vai gerar confiança. Significa mais consumidores e mais lucro para seu estabelecimento.

Preparo artesanal

A forma com que cada prato é preparado, respeitando o tempo adequado para cada receita; a apresentação caprichosa; e a utilização de ingredientes de alta qualidade farão a diferença na hora de escolher o restaurante.

Um público que valoriza o sabor acima de tudo sente a energia que é transmitida no preparo artesanal dos pratos. Técnicas antigas utilizadas na produção de alimentos estão voltando com força total.

Pizzas napolitanas, pães de fermentação natural, alimentos preparados na brasa; converse com seu cliente e veja o que ele mais valoriza na hora de decidir por um produto artesanal. Boas ideias podem surgir.

Bebidas variadas

A diversidade nas bebidas é uma grande tendência para restaurantes. Com a popularização de bebidas artesanais e o retorno de coquetéis clássicos, oferecer um cardápio variado é uma boa oportunidade.

Coquetéis com frutas e vegetais da estação (talvez cultivados em sua própria horta), cafés gourmet, cervejas especiais; existem diversas alternativas que podem harmonizar perfeitamente com seus pratos.

É importante destacar também que bebidas especiais atraem clientes exigentes. Isso demandará um cuidado extra no seu restaurante.

Invista em profissionais gabaritados e equipamentos de qualidade para a conservação desses produtos. O retorno pode demorar um pouco mais para aparecer, mas valerá a pena.

Tecnologia no atendimento

O uso da tecnologia facilitou muito o serviço de entrega. Aplicativos como o iFood e UberEats são ferramentas poderosas para alcançar clientes.

Se antes esse mercado era limitado aos lanches, a principal tendência hoje é utilizar a tecnologia para alimentação saudável.  Pratos mais elaborados, bowls (tigelas) preparadas para comprar no restaurante e consumir em casa (“grab and go”) também estão em alta.

Utilize a tecnologia para aprimorar o atendimento, permitindo que seu cliente escolha o prato antes de chegar ao restaurante. Cardápios digitais também é uma bela opção.

Cuidado com o meio ambiente

Eliminar produtos danosos ao meio ambiente é obrigação de qualquer pessoa. Canudinhos de plástico e embalagens de isopor não tem mais lugar em estabelecimentos que valorizam o meio ambiente.

Outro ponto que deve ser observado é o combate ao desperdício e o aproveitamento integral dos alimentos: atraem consumidores conscientes do seu papel na sociedade. Também geram uma economia considerável em seu restaurante.

Uma alternativa é utilizar as PANC: plantas comestíveis não convencionais. Uma boa oportunidade para atrair o publico vegetariano. A variedade de nutrientes existentes nesses vegetais é utilizada como substituta da carne.

O público frequentador das academias também pode se interessar pelas PANC, pois algumas delas são extraproteicas e baixas em carboidratos.

Essas são algumas tendências para restaurantes que você precisa começar a aplicar hoje mesmo! Observar as transformações do mercado é importante para seu empreendimento ter vantagem competitiva no setor. Além disso, seu cliente reconhecerá o valor que você dá a ele e à sua comunidade.

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