Existem diferentes tipos de geladeira para uso em restaurantes, cada qual com suas características e funções distintas. Tal variedade existe para atender os diversos perfis de empreendimentos e, também, as diferentes necessidades dos consumidores destes negócios.

Diante desses modelos distintos, é comum os empreendedores se perderem na escolha e não saberem muito bem qual o tipo de geladeira garantir para seu negócio. Se você que está lendo é um destes empreendedores, com certeza já passou por esse impasse, não é mesmo? 

Para descomplicar o momento da escolha, alguns aspectos específicos devem ser considerados e, assim, você poderá ter a certeza de estar investindo nos equipamentos certos para seu restaurante

Afinal, você não quer fazer uma escolha errada de seus equipamentos, principalmente aqueles que têm a função de preservar os alimentos frescos para o consumo de seus clientes, certo? 

Neste artigo, mostraremos um guia básico para que você escolha o modelo mais apropriado para o seu negócio. Para isso, te mostraremos quais são as características de cada tipo de geladeira, seu uso recomendado e outros detalhes pertinentes para sua decisão. Continue a leitura e confira!

Tipos de geladeira que os donos de restaurantes precisam conhecer

A rotina de um negócio do ramo alimentício é agitada e conta com diferentes atividades ocorrendo ao mesmo tempo. Enquanto parte da cozinha trabalha no preparo de molhos, outra faz o preparo de carnes e uma terceira trabalha no preparo das saladas. Além disso, existe o preparo das sobremesas, que foi feito mais cedo no mesmo dia e precisa ser conservado em geladeira antes de servir.

Diante dessa complexidade de rotina, diferentes equipamentos são construídos para deixar a rotina mais prática e fluída. Inclusive, a praticidade é um dos principais fatores para considerar na sua compra, como comentamos em nosso post “Como escolher os equipamentos para restaurante de maneira correta?, que você também pode conferir.

Com as geladeiras para restaurante isso não poderia ser diferente! Hoje, existem diferentes tipos, com funções diferentes no mercado. Conheça as principais aqui:

Refrigeradores de uma porta

Sem dúvidas, os refrigeradores com apenas uma porta ainda são os mais procurados, principalmente por lanchonetes, padarias, pequenos mercados e restaurantes que não necessitam armazenar grandes quantidades de alimentos. 

Eles ocupam pouco espaço e possuem diversos compartimentos com funcionalidades que trazem praticidade para o dia a dia do estabelecimento.

Uma ideia interessante para usar esse modelo de refrigerador em áreas externas com contato maior com o cliente é investir nos modelos com porta de vidro. Isso porque, além de deixar o ambiente mais estilizado, os refrigeradores com porta de vidro facilitam a logística cotidiana, permitindo que os alimentos sejam visualizados sem que a porta seja aberta. 

Essa é, inclusive, uma tática para aumentar o consumo de bebidas e, logo, aumentar o faturamento! Se você tem interesse no assunto, pode gostar da leitura do nosso texto “Aprenda como ganhar dinheiro com bebidas no restaurante”.

Entre os modelos mais vendidos de refrigeradores de uma porta, vamos destacar um que tem algumas particularidades importantes, principalmente para bares e restaurantes: a cervejeira.

Cervejeira

As cervejeiras são refrigeradores desenvolvidos especialmente para expor e manter bebidas alcoólicas geladas, principalmente as cervejas. Elas foram criadas para ajudar donos de bares e restaurantes a manter a precisão na temperatura dessas bebidas, que precisam estar bastante geladas, mas não podem congelar.

O álcool presente nas bebidas reduz o ponto de congelamento, garantindo que elas sejam mantidas em temperaturas negativas sem prejudicá-las. Esse tipo de refrigerador atinge temperaturas que podem variar entre 3ºC e -6ºC, mas é projetado para manter uma variação mínima

Ou seja, uma vez atingida a temperatura ideal, ela será mantida sem grandes oscilações, mesmo com várias aberturas de porta ao longo do dia.

É importante ter em mente que cada bebida tem uma temperatura ideal diferente. O que significa que a temperatura que você conserva as cervejas não será a mesma em que você conserva os sucos, refrigerantes, águas e bebidas alcóolicas como a vodca! Aprenda mais sobre isso no post: Saiba qual a temperatura ideal para bebidas no restaurante.

Nas cervejeiras, a disponibilidade de espaço é focada especificamente para que caibam grandes quantidades de garrafas e latas. Existem modelos variados, mas os mais recomendados em bares e restaurantes são os que possuem a porta de vidro, como citamos acima, eles ajudam na exposição dos produtos.

Se os refrigeradores para restaurante que você procura precisam estocar uma quantidade maior de alimentos, mantendo-os sempre frescos e refrigerados, existem opções mais indicadas para você.

Refrigeradores Duplex

Os refrigeradores duplex não têm esse nome apenas porque possuem duas portas. Na realidade, essa nomenclatura é dada pelo fato de que esse tipo de geladeira possui duas funções em um único equipamento: freezer e refrigerador.

Esse equipamento é encontrado até mesmo nas cozinhas domésticas, por ser bastante prático. Cada uma das suas funções é desempenhada em compartimentos separados (que nos modelos mais comuns, ficam um em cima do outro, sendo o freezer na parte superior).

São perfeitos para manter todo o sistema de refrigeração concentrado em um único lugar. Caso seu restaurante não seja muito grande e você não possa adquirir vários tipos de refrigeradores, esse tipo pode ser o mais indicado. 

Vamos conhecer, agora, outros modelos mais sofisticados de refrigeradores duplex. Confira:

Refrigerador Side by Side

Estes refrigeradores são os modelos que ocupam mais espaço e são indicados para cozinhas grandes e estabelecimentos que precisam refrigerar uma grande quantidade de alimentos, ao mesmo tempo em que precisam acessá-los de forma mais simplificada do que nos freezers horizontais comuns.

Nesse modelo, cada função — congelar e refrigerar — é realizada em compartimentos organizados lado a lado. 

Considerando que seu freezer é bem espaçoso, os refrigeradores side by side podem ser utilizados por restaurantes de médio e grande porte, já que são capazes de armazenar um grande volume de itens. 

Já para restaurantes que possuem um fluxo muito grande de produção, existem modelos que podem conter até mais do que quatro portas.

Refrigerador Inverse 

Os refrigeradores inverse são modelos duplex em que as funções de congelamento e refrigeração são, como o próprio nome sugere, invertidas. Ou seja, o freezer fica na parte inferior e o refrigerador na parte superior. 

Com isso, a parte refrigerada se torna mais acessível. Em alguns deles, o freezer é uma gaveta, o que facilita o acesso às partes mais profundas do compartimento.

Esse modelo é ideal para restaurantes que têm uma necessidade maior de refrigeração do que de congelamento. Ele também ajuda a deixar o trabalho da cozinha mais fluido, ao facilitar o acesso aos ingredientes armazenados na parte refrigerada.

Refrigerador French Door

Esse modelo é uma espécie de união entre os modelos de refrigeradores side by side com inverse, pois o freezer fica localizado na parte de baixo e o refrigerador, na parte de cima, com duas portas. 

Assim como no modelo inverse, o freezer pode ser em formato de gaveta, podendo haver até mais de uma.

Uma das grandes vantagens desse modelo está na abertura em duas portas na parte superior. Essa característica facilita a acomodação dos alimentos, além de permitir uma capacidade muito maior de armazenamento. É ideal para armazenar itens de grande volume, como bolos decorados e grandes assados.

É bastante procurado porque facilita a organização dos itens, tornando a gestão da cozinha do restaurante mais prática e, é claro, por seu design elegante e, ao mesmo tempo, chamativo.

Diante de todos esses tipos de geladeira para restaurante, fica claro uma coisa: antes de fazer o seu investimento, é preciso entender qual é a sua maior necessidade – se é a de congelamento ou de refrigeração. Esse é um dos fatores que vai guiar a sua escolha.

Se não sabe muito bem qual é o maior uso em seu empreendimento, recomendamos a leitura do post “Conservação de alimentos descomplicada: refrigeração ou congelamento?”.

Fatores para considerar na escolha da geladeira para restaurante

Agora que você já conhece os diversos tipos de geladeira para restaurante disponíveis no mercado, é hora de identificar quais deles são mais adequados para o seu negócio. Para isso, é necessário entender melhor a rotina da cozinha, saber o tamanho do espaço disponível e quais os produtos serão oferecidos aos clientes.

Com esses dados em mente, você será capaz de definir a melhor escolha para sua cozinha com base em 3 pontos muito importantes

  • capacidade; 
  • modelo;
  • processo de degelo. 

Vamos detalhar cada um deles a seguir:

Capacidade do refrigerador

A capacidade de armazenamento é o ponto mais importante da escolha do tipo de geladeira ideal para o seu restaurante. Se ele tem grande volume de produção, é preciso pensar em modelos de maior capacidade, ou até mesmo em mais de um modelo. 

Questões como tipos de pratos servidos, volume de atendimento em horários de pico e espaço físico disponível serão os grandes norteadores dessa decisão.

Comprar equipamentos abaixo da capacidade necessária pode causar um grande tumulto na sua cozinha. Além disso, a falta de espaço para guardar os alimentos pode aumentar o nível de desperdício

Por outro lado, ter uma capacidade muito acima da necessária pode aumentar o custo com energia elétrica, além da ocupação indevida de espaço.

Evitar o desperdício de alimentos deve ser um ponto de atenção na mente de qualquer proprietário de restaurante e, por isso, criamos também o artigo que mostra como evitar o desperdício de alimentos em restaurantes. Faça a leitura mais tarde!

Modelo do refrigerador

Praticamente todos os restaurantes contam com mais de um refrigerador, principalmente por causa dos expositores, que ficam na área em que há acesso dos clientes. Então, alguns detalhes precisam ser lembrados na hora de pensar na compra desses equipamentos.

O primeiro ponto a ser destacado é sobre os produtos oferecidos. Se seu restaurante servir cerveja, ao menos uma cervejeira será indispensável. 

Além dela, mais um refrigerador de porta de vidro para manter a temperatura ideal das bebidas não alcoólicas também é recomendado.

Já na parte interna, é preciso avaliar a rotina da cozinha. Para as mais agitadas e com grande volume, os refrigeradores no modelo french door são os mais indicados. 

Nos casos de cozinhas menores, os modelos mais simples podem ser suficientes. Para a estocagem de produtos congelados, é importante contar com um freezer.

Processo de degelo

Considerando que um restaurante precisa lidar com a limpeza e organização do estabelecimento de forma prática e eficiente, é preciso ser criterioso, também, sobre o sistema de degelo do equipamento a ser adquirido. 

Esse processo pode ser manual ou semiautomático (conhecido como frost-free). Veja um pouco mais sobre cada um deles na sequência.

Degelo Manual

Nos modelos de refrigeradores com degelo manual, a parte do congelador acumula cristais de gelo nas paredes internas do compartimento. 

Com o passar do tempo, esses cristais vão sendo acumulados, formando uma crosta de gelo cada vez mais espessa. Essa crosta reduz o espaço disponível dentro do freezer, causando transtornos.

Por isso, nesses modelos, é necessário desligar o equipamento até que todo o gelo se derreta e possa ser feita a limpeza e higienização do congelador. Como os equipamentos são interligados, o refrigerador também fica desligado durante esse processo.

Um processo que para muitos restaurantes acaba sendo inviável, não é mesmo?

Degelo Semiautomático

Nos modelos que contam com o sistema frost-free, não existe o acúmulo de gelo nas partes internas do congelador. Sendo assim, o processo de desligamento do refrigerador é desnecessário. Mas isso não quer dizer que o processo de degelo não exista.

O que ocorre é que o próprio aparelho possui um controle interno que identifica a necessidade do degelo e o faz de forma automática. A água derivada desse processo é armazenada em um compartimento externo, localizado na parte de trás do refrigerador, sem gerar os transtornos do processo manual. 

Apesar de serem mais caros, os refrigeradores com o sistema frost-free são os mais indicados para restaurantes.

Hora de tirar os planos do papel e garantir o refrigerador ideal!

Pronto! Agora você já conhece os principais tipos de geladeira para restaurante, sabe quais são suas características e as recomendações de uso para cada um. 

Além disso, pôde entender com a Castellmaq quais fatores considerar na hora da compra: a capacidade, o modelo e o processo de degelo que atende perfeitamente a sua realidade. 

Com isso, você é uma pessoa muito mais preparada para fazer uma escolha consciente, capaz de otimizar os níveis de produtividade do seu restaurante. Portanto, que tal conferir a seleção de equipamentos de refrigeração comercial do nosso site e conhecer as opções que temos por lá? Assim, você pode garantir o melhor para o seu negócio!

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, você pode deixar o seu comentário abaixo e em breve nossa equipe retornará com a resposta que você precisa, ok? 

Te esperamos aqui nos próximos posts, até lá!

banner equipamentos castellmaq