A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no Brasil. Afinal, o país é o 3º maior produtor da bebida no mundo. Mas oferecê-la na temperatura ideal é um desafio para muitos bares e restaurantes. Por isso, saber qual a melhor cervejeira para o seu estabelecimento é fundamental para garantir um bom atendimento aos clientes.

Então, neste post, vamos falar sobre os principais pontos que devem ser considerados na compra desse equipamento e como fazer para acertar na escolha. Portanto, fique atento e boa leitura!

O que é uma cervejeira?

O hábito dos brasileiros é o de consumir a cerveja bem gelada. Quanto mais próxima do ponto de congelamento, melhor. Os refrigeradores comuns não são capazes de atingir a temperatura necessária para alcançar esse ponto. Por outro lado, os freezers operam em temperatura muito inferior.

Então, foi preciso desenvolver um tipo de refrigerador que garantisse a manutenção da temperatura correta especialmente para as cervejas. Assim, nasceu a cervejeira, que nada mais é do que um equipamento dedicado apenas à conservação da cerveja.

Quais as diferenças entre refrigerador, freezer e cervejeira?

Esses 3 equipamentos são utilizados para manter os produtos em seu interior bem mais frias. A grande diferença entre eles está na faixa de temperatura oferecida em cada um. Vamos entender melhor a seguir.

Refrigerador

refrigerador é um equipamento bastante comum, inclusive para residências. Sua temperatura oscila entre 1 ºC e 7 ºC positivos. Sendo assim, ela conserva alimentos e bebidas frias, mas sem provocar seu congelamento.

É ideal para laticínios, sucos e alimentos perecíveis. Nessas condições, eles podem ser armazenados por alguns dias sem perder suas propriedades.

Freezer

Por outro lado, o freezer atinge temperaturas bem mais baixas, entre -16 ºC e -20 ºC. Portanto, ele é próprio para o congelamento dos produtos como carnes e industrializados.

Apesar de serem mais comuns em estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lanchonetes e sorveterias, existem modelos próprios para uso residencial.

Cervejeira

Como dissemos no início deste artigo, os consumidores brasileiros gostam da cerveja muito gelada, mas não congelada. Por causa do volume alcoólico, o ponto de congelamento é mais baixo do que nas demais bebidas, como sucos e refrigerantes.

A temperatura média de um refrigerador não é baixa o suficiente para deixar a cerveja no ponto ideal. Além disso, se for reduzida demais, os outros produtos congelarão. Em contrapartida, o freezer é frio demais.

Concluindo, a cervejeira é o equipamento ideal. Sua temperatura varia entre -6 ºC e 3 ºC. Ela ainda possibilita a regulagem entre essa variação, visto que o volume alcoólico de cada marca é variado e isso influencia na temperatura mínima antes do congelamento.

Além disso, ela é mais robusta para manter as condições internas mesmo diante da abertura frequente das portas.

Qual é a capacidade de armazenamento de uma cervejeira?

Existem diversos tipos e modelos com capacidades distintas. Tudo dependerá da sua necessidade de uso. Por exemplo, há modelos específicos para uso doméstico, cuja capacidade varia entre 80 a 100 litros.

Para bares e restaurantes de pequeno e médio porte, existem os modelos que têm a aparência semelhante à dos refrigeradores. Eles podem ter a capacidade entre 262 e 572 litros.

Se o estabelecimento tem uma demanda muito grande, então o ideal é adquirir uma minicâmara cervejeira. Dependendo do modelo escolhido, sua capacidade pode oscilar entre 1.800 e 3.000 litros.

Quais são os tipos de design das cervejeiras?

As cervejeiras podem ser de vários tipos e designs, conforme seu modelo. A seguir, vamos ver alguns exemplos de acordo com a utilização.

Cervejeiras para uso doméstico

As cervejeiras de uso domiciliar foram desenvolvidas para pessoas que consomem a bebida com frequência e fazem questão da temperatura ideal. Por se tratar de um produto de pouco uso — quando comparado a um bar —, o design costuma ser mais atrativo.

Em questão de tamanho, elas se assemelham a um frigobar. Em geral, têm porta de vidro e iluminação interna. Além de funcionais, podem agregar um charme diferenciado na decoração do ambiente.

Cervejeiras para bares e restaurantes

A necessidade de estabelecimentos comerciais é bem diferente da doméstica. Sendo assim, os modelos de cervejeiras são maiores e mais robustos. Eles são criados para conseguir manter as cervejas bem geladas, mesmo que a porta seja aberta repetidas vezes ao longo do dia.

Boa parte dos modelos têm porta de vidro, mas existem também os modelos com a chamada porta cega. Isso ajuda a visualizar o conteúdo sem precisar abrir, além de aguçar o paladar da freguesia.

Minicâmaras cervejeiras

As minicâmaras cervejeiras são muito maiores que as cervejeiras comuns. Geralmente, são mais adequadas para os ambientes internos, como a cozinha de restaurantes. São fabricadas em aço inox e têm diversas portas, para facilitar o acesso às bebidas em seu interior.

São ótimas opções para estocar maiores quantidades, já deixando-as prontas para o consumo imediato.

Qual a melhor cervejeira com relação ao custo-benefício?

Definir qual a melhor cervejeira é uma tarefa que requer uma análise de cada caso. Afinal, o que vai ser benéfico para uns, pode não ser tanto para outros.

Sendo assim, o primeiro passo é determinar as necessidades do seu negócio. Por isso, é importante saber algumas informações, como:

  • volume de vendas esperado;

  • espaço físico disponível;

  • variedade de marcas que serão oferecidas, entre outras.

Depois disso, basta avaliar os modelos disponíveis no mercado e encontrar aquele que melhor atende suas necessidades dentro das limitações existentes.

Outro ponto relevante na hora de comprar sua cervejeira é encontrar um bom fornecedor. Então, avalie bem seu histórico, consulte o nível de satisfação de outros clientes e faça uma aquisição mais tranquila e acertada.

O tempo de mercado é outro fator importante nessa análise. Até porque empresas que sobrevivem a tantos anos no mercado têm mais experiência e conhecimento de causa. Ou seja, seus vendedores saberão orientá-lo a fazer a escolha certa.

Agora, se você ainda não sabe qual a melhor cervejeira para o seu estabelecimento, visite a nossa loja virtual e conheça os modelos disponíveis. Com certeza um deles se encaixa perfeitamente em suas necessidades e no seu orçamento.

 

Powered by Rock Convert