A rotina de um restaurante envolve uma série de atividades que tornam o trabalho bastante exaustivo. Entretanto, existem cuidados importantes que precisam ser observados para manter a qualidade dos serviços e a segurança alimentar do local. Diante disso, é fundamental saber como limpar aço inox de forma correta, visto que esse é o material mais utilizado nos equipamentos de uma cozinha industrial.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre como fazer a limpeza da maneira certa, quais são os cuidados para manter uma boa conservação do material, além dos benefícios de tomar todas essas precauções. Então acompanhe e boa leitura.

Como fazer a limpeza de forma correta

Cada tipo de material requer um tratamento diferenciado na hora da limpeza. Isso ajuda a conservá-lo por mais tempo e evitar problemas como contaminação e danificação. Vamos mostrar quais são as principais indicações para o caso dos equipamentos revestidos em aço inox. Confira.

Use as ferramentas apropriadas

O aço inoxidável possui uma camada que protege o utensílio ou equipamento em questão contra problemas causados pela oxidação, tal como a ferrugem, que é o mais comum e perigoso para a saúde humana. Sendo assim, é essencial proteger essa camada no momento de realizar a limpeza. Para tal, utilize esponjas macias e tecidos de algodão ou microfibra.

Utilize produtos específicos

Muito cuidado com as receitas caseiras que circulam pela internet. O ideal é usar produtos especializados para esse material. Eles podem ser encontrados facilmente em supermercados ou estabelecimentos que vendem artigos de limpeza em geral.

Para a manutenção do dia a dia, o sabão neutro já é suficiente. Evitar o acúmulo de sujeira previne a necessidade de limpezas mais pesadas.

Faça a limpeza no sentido correto

Muitos equipamentos que contam com o revestimento em aço inox apresentam linhas discretas que mostram um determinado sentido. Essa indicação deve ser seguida no momento da limpeza para garantir melhores resultados e evitar o surgimento de manchas na superfície.

Considere o tipo e origem da sujeira ou mancha

Objetos ou equipamentos em aço inox que apresentam algum tipo de mancha podem indicar outros problemas no restaurante. Por exemplo, se surge uma mancha em uma bancada da sua cozinha, ela pode indicar algum vazamento próximo ao local. Sendo assim, se a limpeza diária estiver em dia e ainda houver sinais estranhos, a questão deve ser investigada para encontrar a solução ideal.

Quais devem ser os cuidados cotidianos com o aço inox

A manutenção da limpeza de uma cozinha industrial deve ser diária e constante. Com relação ao aço inox, alguns pontos merecem um destaque especial, conforme listaremos abaixo.

Materiais que podem causar danos

Para que o revestimento em aço inox seja efetivo em proteger os equipamentos, é importante conservar sua camada de proteção. Logo, não faça uso de materiais cortantes, como colheres, garfos, espátulas e facas metálicos. Além disso, as esponjas mais abrasivas, lãs e palhas de aço devem ser evitadas. Esses tipos de objetos podem arranhar o aço inox e desgastar sua proteção ao longo do tempo.

Produtos inadequados

Assim como alguns materiais são danosos ao aço inox, alguns produtos químicos também exercem efeitos negativos. É o caso de substâncias alvejantes, corrosivas ou abrasivas, tais como as seguintes.

  • cloro;

  • água sanitária;

  • solventes;

  • amoníacos.

Substâncias como essas, além de danificarem a camada de proteção do aço inox, ainda podem tirar seu brilho característico e deixar manchas desagradáveis e difíceis de remover posteriormente.

Acúmulo de água

O acúmulo de água na superfície do equipamento em aço inox causa danos à sua camada de proteção. Por isso, mantenha todas as superfícies constantemente limpas e secas. Assim, a conservação dura mais tempo e evita-se, também, o acúmulo de resíduos de alimentos, que pode ser ainda mais difícil de remover.

Principais benefícios de tomar todos esses cuidados

Todos sabemos que as ações preventivas geram resultados importantes para pessoas e empresas em qualquer sentido. Dessa forma, vamos destacar os principais benefícios de tomar esses cuidados com a manutenção e conservação dos equipamentos e aço inox do seu restaurante. Acompanhe.

Aumento da segurança sanitária

O primeiro benefício que vamos destacar está ligado à saúde e segurança alimentar. O aço inox tem a característica de ser mais fácil de limpar e mais difícil de acumular impurezas que sirvam de alimento para fungos e bactérias. Com isso, as chances de enfrentar algum problema junto à vigilância sanitária são praticamente nulas.

Contudo, é importante ressaltar que, além da limpeza cotidiana realizada pelos funcionários, é fundamental fazer uma higienização mais profunda e detalhada semanalmente. Assim, eliminam-se resíduos que se acumulam em locais de difícil acesso.

Conservação dos equipamentos

A limpeza adequada dos equipamentos ajuda em sua conservação. Afinal, ela evita o acúmulo de sujeira em partes que possam comprometer seu funcionamento correto. É o caso de fogões industriais com saída de gás entupida, bem como fornos com restos de alimentos queimando constantemente em seu interior, modificando até mesmo o gosto de alguns preparos.

De toda forma, vale lembrar que a limpeza realizada da forma correta ajuda a manter o brilho característico do material. Com isso, os equipamentos se mantêm mais bonitos por muito mais tempo, mostrando o cuidado do restaurante com a qualidade do que faz.

Economia

Por último, uma vantagem que não poderia faltar é a economia proporcionada pela manutenção preventiva. A limpeza é apenas um dos itens da conservação, mas é também o mais importante deles. Afinal, ao manter a higienização em dia, a sujeira não se acumula tão facilmente e as peças são conservadas por mais tempo. Isso evita a necessidade de substituições e até mesmo adia o investimento em novos equipamentos. 

Enfim, como vimos ao longo do texto, limpar aço inox é uma tarefa que requer alguns cuidados, mas é algo simples e fácil de ser feito. Basta ter atenção e constância, de forma que essa atividade faça parte da rotina dos funcionários. No final, os benefícios compensam todos os esforços.

Agora que já sabe como lidar melhor com a limpeza do aço inox, deixe um comentário dizendo para a gente como você a realiza em seu restaurante!

 

Powered by Rock Convert