No ramo de alimentação, você sabe qual a melhor masseira para pão que alia qualidade e produtividade? Saber responder a essa pergunta é muito importante, pois sabemos que, para nos ajudar a manter o ritmo e a qualidade, os equipamentos profissionais são a salvação, não é mesmo?

Todas as amassadeiras ou masseiras apresentam um sistema de mistura que pode ser espiral, basculante ou rotação e tombamento. Assim, os ingredientes secos são acrescentados no tacho e em seguida são misturados pelo equipamento.

A partir disso, basta determinar o tempo e a porcentagem de hidratação para a massa que a masseira se encarregará do restante do processo. Esses equipamentos estão disponíveis em diferentes modelos, como as já citadas amassadeira espiral, a amassadeira rápida, a amassadeira basculante lenta e a semirrápida ou basculante.

Mas afinal, qual é a diferença entre elas? Qual o melhor equipamento para a minha produção? A fim de responder a essas perguntas, vamos mostrar, a seguir, os vários modelos de amassadeira e suas principais características. Confira!

O que é amassadeira ou masseira?

É um equipamento robusto, fabricado para misturar, amassar e sovar massas. Como o principal objetivo para o panificador é atingir o ponto de véu ou a rede de glúten, a utilização desse maquinário torna essa tarefa fácil. Ao obter a rede de glúten, a massa está pronta para ser modelada e levada ao forno.

Algumas pessoas se confundem quanto aos modelos existentes no mercado, pois pela descrição elas podem passar a impressão de serem bem semelhantes. Contudo, as amassadeiras são classificadas considerando os batedores, onde eles se localizam, capacidade e formato. A seguir, confira algumas características e o que diferencia um modelo do outro.

Espiral

Parece com uma batedeira doméstica. O batedor fica na vertical e gira em torno do seu eixo, fazendo com que a massa atinja o ponto de véu com facilidade.

Rápida

Parece com uma máquina doméstica de fazer pão. Nela, o batedor fica no fundo do tacho e trabalha a massa rotacionando e tombando entre os misturadores. Esse processo produz pouco atrito e mantém a temperatura da massa sempre baixa. 

Basculante lenta

Tem dois batedores ou misturadores fixados nas laterais, que giram no eixo horizontal, alcançando baixa velocidade. Esse movimento reproduz o trabalho feito com as mãos. O tacho pode inclinar para despejar massas moles sobre a bancada de trabalho. Para atingir o ponto de véu, é necessário a utilização do cilindro. 

Semirrápida ou somente basculante

O movimento dos batedores e a inclinação para despejar a massa são os mesmos já descrito na basculante lenta. A diferença fica na velocidade que atinge para fazer o mesmo serviço. O ponto de véu é atingido com menos trabalho, e o cilindro pode ser dispensado para a obtenção da rede de glúten.

Qual a função da amassadeira espiral?

É de misturar massas de panificação, mesclando com cuidado e promovendo a rede de glúten. Para obter uma mistura homogênea da massa, o tacho faz o movimento de girar ao mesmo tempo que o batedor mistura a massa. A vantagem é que o batedor mistura uma porção da massa por vez.

São equipamentos potentes e de alta tecnologia. Além disso, são fundamentais para produção em larga escala de massas doces ou salgadas, que necessitam de um controle preciso de tempo e de velocidade. Para alta produção, são indicadas as amassadeiras com tachos removíveis.

No entanto, devido ao peso e ao volume de massa, seu manuseio fica comprometido. Logo, para sanar esses problemas, podemos contar ainda com acessórios que ajudam nesta tarefa. Este é o caso do elevador de tacho, que auxilia a elevação e descarga das massas desenvolvidas nesta masseira.

Esse equipamento ajuda também na conservação da temperatura das massas, retardando o processo de fermentação. Esta é acelerada devido ao calor produzido pela movimentação da massa dentro do tacho. São fabricados em diversos tamanhos e modelos e apresentam capacidade de 25 kg até 200 kg de massa.

Contam ainda com painel eletrônico para controle da velocidade do batimento, assim como do tempo. Quando a massa é retirada do tacho, sai inteira e sem divisões — o que, aliás, facilita até mesmo na limpeza do equipamento.

Isso faz com que a massa não aqueça e a mistura fique mais homogênea. A masseira espiral possui duas velocidades que favorecem o desenvolvimento da massa. Na velocidade baixa, forma uma massa uniforme e, na alta, desenvolve a rede de glúten.

É o equipamento ideal para estabelecimentos com grande produção, como hotéis, panificadoras, cozinhas industriais, padarias e confeitarias. A amassadeira espiral tem as seguintes especificações:

  • modelo monofásico com 1 velocidade — processa de 25 kg até 40 kg de massa;

  • modelo monofásico com 2 velocidades — processa de 25 kg até 40 kg de massa;

  • modelo trifásico com 2 velocidades — processa de 25 kg até 40 kg de massa.

Quando é utilizada a amassadeira rápida?

A amassadeira rápida é um equipamento com ótimo desempenho, cuja função é misturar e sovar ao mesmo tempo e com maior velocidade as massas pesadas de panificação. Tem o tacho fixo e somente o batedor, que fica no fundo, trabalha a massa. Tanto a programação quanto o manuseio são operações simples. Este equipamento funciona automaticamente e sem o auxílio do operador.

Além disso, o equipamento conta apenas com uma velocidade e chega ao ponto de véu em menor tempo. Por isso, dispensa o uso do cilindro. Sendo assim, é a solução ideal para médias produções, como as de mini-padarias, pizzarias, cozinhas industriais, confeitarias e padarias de menor porte. A amassadeira rápida tem as seguintes especificações:

  • modelo monofásico para tensões de 127 V e 220 V — processa de 5 kg até 25 kg de massa;

  • modelos trifásicos com 1 velocidade — processa até 25 kg de massa;

  • tempo médio de preparo (nos dois modelos) é de 8 minutos.

O que faz a amassadeira basculante lenta?

Amassar, misturar e sovar massas ao mesmo tempo. Ideal para fabricação de biscoitos, massas frescas, pizzas, cucas e pães. Dispõe de uma trava de segurança que impede o acesso às partes móveis por parte do usuário.

Este equipamento prepara até 5 kg de massa. No entanto, o tempo utilizado é notadamente maior, e pode ser preciso a utilização do cilindro para o desenvolvimento da rede de glúten. Produto com ótimo custo-benefício para os iniciantes na arte da panificação.

Por que usar a amassadeira semirrápida ou basculante?

É ideal para uso em confeitarias na fabricação de bolos e pães de ló, assim como na produção de massas moles, como pão de milho e pão de queijo, e massas granuladas, como os recheios e massas de cuca.

Pode ser empregada também para desfiar carne de frango. Além disso, serve para misturar recheios, como de coxinhas. Produto com ótimo custo x benefício para os padeiros e confeiteiros iniciantes. A masseira semirrápida basculante tem as seguintes especificações:

  • modelo monofásico para tensões de 127 V e 220 V — processa de 6 kg até 40 kg de massa;

  • tempo médio de preparo é de 18 minutos.

Qual a melhor masseira para pão para o seu negócio?

Para responder a essa pergunta, você deverá levar em consideração as características do seu negócio e a finalidade que o equipamento terá. O porte da sua empresa, a produção diária, o seu capital e a viabilidade de investimento são elementos que vão influenciar na escolha da melhor masseira para pão.

Vale destacar que, com o sucesso do seu negócio, você certamente vai adquirir outros equipamentos para atender a uma maior produção. Como pudemos ver neste texto, o principal benefício de uma amassadeira é a facilidade e agilidade em processar todos os ingredientes para a produção de massas de panificação em larga escala.

Por possuírem medidores eletrônicos, padronizam todo o processo de fabricação, outra importante vantagem. Na escolha de qual a melhor masseira para pão, é importante também estar alerto aos itens de manutenção, já que são equipamentos de custo elevado e não podem ficar parados por longos períodos.

Por fim, é importante adquirir seu maquinário em revendas de confiança. Veja se todos os equipamentos estão certificados e que tenha selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Agora que você já consegue escolher qual a melhor masseira para pão, entre no site da Castellmaq e conheça os principais modelos de equipamentos para seu negócio!

 

banner equipamentos castellmaqPowered by Rock Convert