Agora que o seu sonho de ter o seu próprio restaurante está se realizando, você precisa estar atento a muitos detalhes para deixar tudo perfeito, aconchegante para seus clientes e funcional para sua equipe. Antes de começar, lembre-se de que o coração de um estabelecimento é a sua cozinha industrial e que ela precisa ser montada com todo cuidado.

Há quem possa ter a ideia de que montar uma cozinha profissional é como montar uma cozinha doméstica, só que com equipamentos e utensílios maiores. Mas não é bem assim. Uma cozinha desse porte precisa atender às normas da vigilância sanitária e garantir a segurança dos profissionais que ali trabalham, além de oferecer a praticidade necessária para agilizar os processos.

Nessa hora, muitos empreendedores se complicam e dizem que montar uma cozinha é trabalhoso. Mas evitando os 7 pecados mais comuns na cozinha industrial que reunimos neste post, é possível organizar a sua com tranquilidade, curtindo cada momento dessa grande realização. Então, continue com a gente e confira mais detalhes a seguir!

Pecado 1: falta de planejamento

Na empolgação, talvez você queira sair comprando e montando o espaço sem pensar muito no projeto — ou até sem fazer um projeto! Mantenha a calma e procure especialistas para todos os serviços que devem ser feitos, desde a fiação e encanamento até a instalação de gás e dos equipamentos.

Pular essa parte é a típica “economia que sai cara mais para frente”, pois os riscos com curto-circuitos, vazamentos de gás e entupimentos são grandes, e arrumar depois é muito mais difícil do que fazer uma instalação segura e adequada desde o início.

Pecado 2: ignorar as normas da Anvisa

Todo cuidado é pouco para evitar os perigos de contaminação alimentícia dentro de uma cozinha industrial. É por isso que existe a regulamentação da Anvisa com as especificações de controle de riscos.

É importante estar sempre de acordo com as normas para proteger seus fregueses e não ter problemas com as inspeções da vigilância sanitária — que fiscaliza diversos pontos em todo o ambiente de um restaurante/bar/lanchonete, como o armazenamento de alimentos, a limpeza, a ventilação, o controle de pragas, a vedação de portas e janelas, a qualidade da água e muitos outros fatores que podem pôr em risco a saúde dos clientes e funcionários.

Pecado 3: não pensar de acordo com o espaço

Uma cozinha industrial eficiente deve garantir um bom espaço para o fluxo de trabalho. É preciso aproveitar bem o local para permitir a circulação e o movimento dos funcionários com segurança — afinal, fogões estão acesos e panelas quentes estão passando!

Também é preciso considerar a quantidade máxima de mesas que serão atendidas e de pessoas trabalhando na cozinha em cada turno, para otimizar o recinto de acordo com a demanda.

A partir desse estudo, é hora de dispor bancadas, prateleiras, estantes e equipamentos de modo que o processo de produção dos alimentos seja agilizado. Além disso, é importante estar atento à posição de refrigeradores e freezers, que devem ficar longe de fogões, fritadeiras e outros aparelhos que são fontes de calor para economizar energia.

Outro ponto que deve ser observado é o risco de contaminação cruzada. Neste sentido, defina de maneira bem pensada a localização de cada praça na sua nova cozinha para que um alimento não contamine o outro.

Pecado 4: esquecer a ventilação

Não é apenas para manter o conforto dos funcionários que a sua cozinha deve ser ventilada — apesar de que esse já é um ótimo motivo!

Um bom projeto de ventilação evita calor e fumaça no ambiente, e impede que essa fumaça ou qualquer outro cheiro escape da cozinha, invadindo o salão. Afinal, os seus clientes não vão querer sair do seu estabelecimento cheirando à gordura, não é mesmo?

Aposte em coifas para a evacuação do ar e respire aliviado, com menos um problema na sua cozinha industrial.

Pecado 5: não evitar as pragas

Sabemos que sua nova cozinha industrial será muito limpa e bem cuidada. Mas ainda assim é difícil evitar baratas, formigas, moscas e ratos em um ambiente com tantos alimentos, pois eles são muito comuns nos centros urbanos.

Para evitar esses visitantes indesejados, é essencial proteger a sua cozinha desde o momento da construção, utilizando materiais que impeçam seu acesso.

Outra medida de combate é a dedetização do espaço. Hoje em dia, esses processos são muito seguros se forem feitos por empresas certificadas. Então, pode confiar e realizá-los sem medo, no período estipulado pela vigilância.

Por fim, retire o lixo duas vezes ao dia e se for utilizar aparelhos elétricos que evitam as pragas, mantenha-os longe dos alimentos.

Pecado 6: desvalorizar a sua equipe

Em todo empreendimento, cuidar da equipe de colaboradores é fundamental para o sucesso. Mas em uma cozinha esse setor é ainda mais delicado.

O resultado final — no seu caso, os pratos —, precisa da união de todos para sair perfeito. Seja na praça do alimento, no pré-preparo ou no atendimento, se não houver entrosamento e um líder que motive a equipe, o “caldo desanda”.

Em uma cozinha industrial, a escolha do chef pode ditar o conceito do menu e de todo o local, por isso é bom avaliar se você e ele tem as mesmas ideias, e estão em sintonia.

Pecado 7: não ficar de olho na manutenção

Tudo pronto! Você montou a sua cozinha industrial evitando todos os pecados capitais e acha que não precisa mais se preocupar, certo? Errado!

Há vários pontos que vão precisar ser acompanhados de perto, diariamente, para o bom desempenho do seu empreendimento. Entre eles, está estoque e armazenamento, que devem ser planejados para que não falte nenhum ingrediente no meio de um preparo, por exemplo.

Também é crucial ter sempre à mão o contato da equipe de manutenção ou assistência técnica dos seus equipamentos. Por mais modernos e novos que sejam, nenhum está livre de uma pane no meio do serviço.

Agora que você já sabe o que não fazer na sua cozinha industrial, é hora de colocar a mão na massa e montar tudo do jeito que sempre sonhou. Para conferir mais dicas como essas e transformar o seu negócio em um grande sucesso, siga nossa página no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Powered by Rock Convert