A época mais alegre do ano está chegando, o natal! Durante o fim de novembro e dezembro inteiro, as ruas, o comércio, os escritórios e as casas das famílias ganham uma decoração especial. Árvores, luzes e enfeites com o tema transformam os ambientes, conferindo um ar de aconchego e espalhando o espírito natalino.

Entretanto, podem surgir dúvidas: o que não pode faltar na decoração de natal para lojas e supermercados? E como fazê-la da melhor forma para proporcionar uma experiência agradável para os clientes?

Respondemos todas essas perguntas nos tópicos abaixo. Confira e veja como montar a melhor decoração natalina e encantar seus clientes!

Mescle a decoração com a temática de sua loja

Apesar de o natal dar uma repaginada na sua loja como um todo, você não deve se esquecer da identidade do seu negócio. A dica é mesclar a decoração com a temática da sua loja.

Se você tem um supermercado, por exemplo, pode colocar uma árvore com bolinhas, luzes, uma estrela no topo e pendurar alguns produtos natalinos, como chocolates de Papai Noel e outros alimentos à venda. Você pode ainda mandar fazer enfeites com a sua marca e utilizá-los na decoração.

A criatividade é sua maior aliada, mas ela deve estar sempre acompanhada do bom senso. Busque integrar a decoração típica de natal com as cores da sua marca e tente inovar. Que tal fazer gorros de Papai Noel para seus funcionários? Certamente será um sucesso com as crianças!

Caso você tenha uma loja de brinquedos, pode colocar alguns abaixo da árvore de natal. Essa é uma boa forma de expor seus produtos com destaque e ainda alavancar as vendas nessa época do ano tão importante para o comércio. Se for dono de uma loja de roupas, pode colocar sacolas com sua marca também.

Leia e pesquise sobre as tendências

Apesar de a decoração de natal utilizar muito as cores vermelha, verde e branca, você deve fazer uma pesquisa antes de definir como vai transformar a sua loja para a época mais feliz do ano. Isso porque novas tendências surgem a todo momento.

Além disso, informação nunca é demais. Você pode sentir, por vezes, que não está criativo ou ter dúvidas sobre que tipo de decoração adotar, e ler e pesquisar sobre o tema certamente te trará novas ideias. Aposte em revistas específicas, navegue na internet e dedique um tempo para encontrar as melhores soluções.

Não deixe de aproveitar essa época do ano para dar uma cara nova ao seu estabelecimento, e tente decorar sua loja de maneira diferente da adotada no ano passado. Os clientes gostam de novidade e inovar é sempre preciso!

Não atrapalhe a circulação dos clientes

A decoração será um dos pontos mais fortes da sua campanha de fim de ano, mas você deve se lembrar de que sua principal preocupação deve ser a experiência do consumidor como um todo. Não adianta investir pesado na ambientação da sua loja e criar problemas para seus clientes.

Atrapalhar a circulação é muito grave, principalmente em supermercados, onde o consumidor precisa levar ainda o carrinho de compras. Por isso, mantenha os corredores sempre livres e a área de acesso ao caixa também.

O estacionamento, caso seja decorado, deve priorizar o espaço de manobra dos veículos. Mantenha essas áreas livres e opte por decoração no teto, por exemplo. Também evite colocar peças decorativas muito próximo às escadas ou elevadores, para facilitar o acesso dos clientes.

Pense na segurança dos consumidores

A segurança dos clientes deve ser sempre a prioridade do dono de loja. É muito importante tomar todas as atitudes que estiverem ao seu alcance para evitar acidentes. Tenha certeza de que todos os itens decorativos estão fixados de maneira adequada, principalmente os que estiverem no teto ou no alto das prateleiras.

Imagine se um deles cai e atinge um cliente ou funcionário? Isso é inadmissível. Também fixe os itens decorativos que estiverem no chão. Crianças são muito atraídas por decoração natalina e podem querer ver de perto a árvore de natal, por exemplo. Se uma delas tentar pegar algum enfeite no topo da árvore e o objeto virar, haverá um acidente.

Por isso, a segurança deve ser sua principal preocupação. Tenha certeza de que todos os objetos decorativos estão espalhados de maneira segura por toda a sua loja e oriente os funcionários sobre essa questão para que eles fiquem atentos a eventuais problemas.

Não se esqueça da iluminação

As luzes são muito importantes. Elas encantam as crianças e os adultos, e não podem faltar quando se trata de decoração de natal em lojas. A iluminação pode ser feita nas cores tradicionais natalinas, como vermelho, verde, ou mesmo branca ou amarela.

Mas você pode optar ainda pelas luzes coloridas e intermitentes. Elas são a cereja do bolo da sua decoração de natal e devem estar presentes tanto na fachada externa da loja quando no ambiente interno. Aposte nas luzes para criar um ambiente ainda mais acolhedor e encantar seus clientes durante as compras de natal.

Mas tenha cuidado ao escolher onde colocar as luzes. Como elas são produtos elétricos, você deve ter certeza de que não terão contato com água. O ideal é optar também por luzes de LED, que podem ficar ligadas por mais tempo contínuo do que as luzinhas comuns e possuem mais segurança.

O fim do ano é uma ótima época para o comércio em geral. As vendas são aquecidas tanto pela injeção de mais dinheiro na economia quanto pelo apelo que o natal tem com os consumidores.

A época é de presentear quem se ama, estar com a família e comemorar. Além de manter um serviço de qualidade, investir na decoração de natal é muito importante, pois o estabelecimento encanta os clientes e torna as compras de fim de ano ainda mais agradáveis e especiais.

Pense que seu concorrente certamente fará uma bela decoração, então, você não pode ficar para trás! Siga nossas dicas e torne seu estabelecimento o preferido da clientela para as compras de fim de ano.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar outra dica de decoração de natal para lojas ou supermercados? Deixe um comentário no post e entre para a conversa conosco!

Powered by Rock Convert