Existem muitas maneiras de atrair clientes para o seu supermercado. Estratégias de marketing, como fazer sorteios e distribuir brindes, são promovidas com o objetivo de atrair e, principalmente, reter os clientes de maneira direta e eficaz.

Esse método é um dos mais tradicionais utilizados pelas grandes redes de varejo para movimentar o negócio e, principalmente, o fluxo de vendas. Porém, você pode adaptar esse tipo de promoção ao seu supermercado para gerar mais vendas a curto prazo, além de atrair e fidelizar clientes.

Neste artigo, você vai entender como planejar uma promoção em 6 etapas e aprender como fazer sorteio no seu supermercado usando as redes sociais.

1. Use o sorteio para atrair e reter clientes

O sorteio é uma das estratégias promocionais que mais atraem clientes. Os brindes distribuídos — que variam entre produtos do próprio supermercado, vale-compras e itens patrocinados pelas grandes marcas vendidas internamente — vão gerar uma interação positiva para o supermercado, aumentando ainda mais as vendas.

Através dessa ação de marketing é possível atingir um público maior e até mesmo atrair consumidores que não faziam compras no seu supermercado. Por meio do sorteio, o alcance de uma promoção também é uma ótima oportunidade para aumentar a retenção de clientes que já frequentam seu supermercado.

2. Aproveite os períodos sazonais para realizar promoções

Mesmo que algumas vezes o intuito de um sorteio seja divulgar um produto específico ou até mesmo tirar um item encalhado do estoque, o ideal é aproveitar as oportunidades de marketing nos períodos em que as vendas e os lucros são maiores.

Em qualquer época do ano as vendas de um supermercado podem ser lucrativas, mas é especialmente em períodos sazonais — como natal, páscoa, dia das mães etc. — que as pessoas estão mais dispostas a gastar. Visando o lucro e saída dos produtos, fica mais fácil elaborar promoções como o sorteio, que impulsiona a divulgação da marca e atinge um maior número de pessoas.

Mesmo que as vendas sejam maiores nessas épocas do ano, é importante saber planejar bem e implementar boas estratégias. Na páscoa, por exemplo, utilize produtos que têm a ver com a data, como o chocolate. Um bom planejamento vai ajudar você na elaboração da promoção, na escolha do produto e na divulgação. Confira! 

3. Faça um planejamento estratégico antes de criar a promoção

Antes de pensar no sorteio a ser realizado, é preciso haver um planejamento detalhado contendo as seguintes informações básicas:

  • qual produto será sorteado;
  • período da promoção;
  • quem poderá participar da promoção;
  • regras de adesão (incluindo data e local do sorteio);
  • onde e como será divulgado.

A partir dessas informações, é possível criar uma estratégia de marketing que evitará falhas no sorteio, garantindo assim o sucesso da promoção. Ao escolher o produto que será sorteado, analise se ele tem apelo. Caso contrário, as pessoas não terão interesse em participar da promoção. Se o produto não for conhecido, por exemplo, será preciso criar uma promoção de divulgação do produto antes do sorteio.

O período da promoção vai depender do seu prazo para atingir determinado objetivo. Se a intenção é aumentar as vendas o mais rápido possível, é mais viável que a promoção tenha um curto tempo de duração. Para que isso aconteça, é necessário haver uma divulgação massiva da promoção para que muitas pessoas possam participar.

As regras da promoção devem ser claras e objetivas. Qualquer pessoa deverá entender as condições de participação para que não haja nenhum mal entendido. Escolha bem o local do sorteio. O interessante é que o evento seja realizado no próprio supermercado — isso vai aumentar o fluxo de clientes e vendas na data escolhida.

Antes os sorteios aconteciam sem uma fiscalização rígida de nenhum órgão governamental. Entretanto, as regras mudaram e hoje, principalmente nas redes sociais, as promoções só acontecem com a permissão do Ministério da Fazenda, através da Caixa Econômica Federal.

4. Comunique o sorteio de forma abrangente

Sem divulgação o sorteio pode ser um fracasso. Por isso, capriche na forma de divulgar sua promoção. Use de todas as plataformas possíveis para atingir o público-alvo. Panfletos, chamada no rádio e na TV, cartazes no supermercado, posts nas redes sociais, etc. Dependendo do tamanho da promoção, todas as formas de divulgação serão bem-vindas, até porque o objetivo maior é fidelizar e prospectar novos clientes.

5. Escolha a plataforma ideal para realizar o sorteio

O marketing tradicional não foi e nunca será esquecido e as promoções offline ainda funcionam. Porém, ultimamente o foco está voltado para o marketing digital, que tem oferecido ótimos resultados, quando bem elaborado. Caso sua empresa ainda não tenha criado contas nas redes sociais, essa pode ser uma ótima oportunidade.

Não existe um jeito certo ou errado de elaborar uma promoção, isso vai depender dos objetivos do seu supermercado. Mas se você tiver condições de elaborar mais de um sorteio, por exemplo, uma boa estratégia é criar um sorteio físico — usando cupons — e um sorteio voltado para as redes sociais, atingindo assim todos os públicos.

Na internet, é possível replicar uma mesma promoção em diversas redes sociais. Portanto, não há motivos para criar um sorteio específico para o Facebook e outro para o Instagram, por exemplo. Isso vai ajudar na prospecção de clientes nas redes sociais. Caso o consumidor ainda não tenha uma conta em alguma rede social, ele irá se inscrever para seguir sua marca, aumentando a visibilidade do supermercado na internet.

Para criar um sorteio nas redes socais, seu supermercado precisa primeiro ter uma conta pública em alguma plataforma online. O Facebook é a página mais completa em termos de segurança e praticidade. Dentro da própria rede social, é possível encontrar todas as ferramentas necessárias para realizar o sorteio. Clique aqui e entenda mais sobre como fazer sorteio no Facebook.

6. Aproveite o resultado para divulgar seu supermercado

A promoção não acaba quando termina! Isso significa que você pode — e deve — usar o resultado para divulgar ainda mais seu supermercado. Através de campanhas apresentando o ganhador, você consegue atrair novos clientes e até mesmo fidelizar os que já são consumidores do seu supermercado.

As publicações patrocinadas nas redes sociais têm grande importância durante e após a promoção. Por outro lado, muitas vezes a divulgação fica por conta dos próprios clientes e participantes da promoção, que ao curtirem, comentarem e compartilharem seus posts acabam divulgando sua marca espontaneamente.

Utilize essas opções ao seu favor e, se possível, exija esses compartilhamentos como parte das regras da promoção. Se você não soar “agressivo” e atender a todas as regras legais deste tipo de ação, os resultados serão naturais e a visibilidade do seu supermercado será muito maior.

Fique atento às novidades do marketing digital e procure promover a marca em diversas plataformas. Ao serem promovidos com regularidade, os sorteios podem virar um costume aguardado pelos próprios clientes. Não se esqueça de ser o mais claro possível com o consumidor e procure não perder a confiança dele. O bom relacionamento da sua marca com os clientes é a base para qualquer bom negócio.

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