Restaurante japonês: como montar um negócio de sucesso

A culinária japonesa vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos e, por isso, tornou-se uma ótima opção para quem está em busca de abrir um negócio de sucesso. 

Para montar um restaurante japonês bem sucedido, assim como qualquer outro empreendimento, é preciso organização, planejamento e muita pesquisa de mercado. Entender o que a concorrência faz de certo ou errado, buscar estratégias de inovação são alguns dos pré-requisitos para não errar no investimento. 

Continue acompanhando nosso conteúdo para entender melhor!

Estratégias iniciais para abrir seu restaurante japonês 

Como foi dito anteriormente, a comida japonesa tem se tornado cada vez mais popular e, com isso, o mercado de restaurantes especializados cresceu muito. Dessa maneira, o primeiro passo para abrir o seu próprio negócio é fazer uma grande pesquisa de concorrência.

No universo do empreendimento, conhecer o que seu concorrente faz é fundamental para estabelecer estratégias bem sucedidas. Faça uma pesquisa para entender o que os clientes mais reclamam e/ou elogiam e aplique o que for pertinente no seu negócio.

Um segundo passo importante é encontrar maneiras de inovar: por que alguém deve ir no seu restaurante e não na concorrência? Planeje diferenciais que o tornem especiais para a clientela.

Outra estratégia inteligente é a implementação de meios para os clientes sentirem-se especiais. Um bom atendimento, lugar aconchegante, uma iluminação bem feita, são algumas das maneiras de conquistar e fidelizar clientes.

prato de comida restaurante japones

Com as suas estratégias de mercado estabelecidas, o sucesso do seu empreendimento já estará caminhando, agora vamos para os próximos passos!

Próximos passos para um negócio bem sucedido

Com a pesquisa de mercado e estratégias de gestão estabelecidas, agora chegou a hora de olhar para o seu restaurante e implementá-lo. Confira nosso roteiro para começar com o pé direito no seu restaurante de comida japonesa

1. Tenha uma equipe trabalho competente

Quem tem o mínimo de conhecimento em empreendedorismo reconhece que os colaboradores são fundamentais para um negócio. É por meio deles que o seu serviço chegará até os clientes e nada adiantará tanta pesquisa e investimento, se a sua equipe não for competente.

E, quando falamos em competência, não é apenas desempenhar sua função corretamente, é também ter disposição para atender e lidar com o público, profissionalismo e ambição para crescer junto com o restante da equipe. 

Uma empresa que investe nos colaboradores e entende a importância deles para o desenvolvimento profissional, cresce muito mais. 

2. Preze por equipamentos e produtos de qualidade

A comida japonesa é mundialmente conhecida por seus preparos com peixe cru, por isso a atenção precisa ser redobrada na qualidade dos produtos. Conheça bem seus fornecedores e tenha uma cozinha equipada para armazená-los corretamente.

Alimentos como os frutos do mar, se de procedência duvidosa, podem acarretar em vários problemas de saúde. Um grande exemplo é a intoxicação alimentar, que, além de colocar em risco a saudade do cliente, ainda prejudica sua imagem. 

Os equipamentos são fundamentais pois irão te ajudar a manter a qualidade inicial, como ter bons refrigeradores industriais. Atualmente, existem muitas opções de geladeiras, especialmente para restaurantes, que possuem sistema de ar reforçado e com baixo custo de energia.

As bebidas precisam ser corretamente armazenadas também, afinal, a temperatura influencia na sua qualidade. Refrigeradores especialmente para elas, com porta de vidro por exemplo, é uma boa opção para compor o visual do restaurante e ainda manter um bom serviço.

Invista também em um fogão industrial de excelente funcionamento, esse é o “motor” de qualquer restaurante e precisa desempenhar perfeitamente sua função, de forma rápida, para não atrasar os pedidos.

Ainda na cozinha, acrescentar prateleiras e estantes para armazenar os alimentos que não são refrigerados e/ou equipamentos ajudará seus funcionários e, assim, pedidos ficarão prontos mais rapidamente.

3. Tenha um mix de produtos diversificado

Embora a ideia do seu restaurante tenha uma comida típica específica, ampliar seu negócio com um mix de produtos diversificado vai te ajudar ainda mais. E, para não sair do ramo da culinária japonesa, invista em bebidas e sobremesas dessa cultura também.

Algumas pessoas vão até o restaurante apenas para socializar, e nada melhor do que bebidas diferenciadas para isso, monte uma cardápio com vários tipos para agradar ao maior público possível, dentro do campo do seu consumidor alvo. 

Invista em sobremesas que combinam com seus pratos, muitos clientes adoram combinar um doce depois de fazer uma refeição salgada, com isso você lucra mais e ainda deixa os consumidores mais satisfeitos.

mesa com comida japonesa

4. Ofereça seus produtos de várias formas

Hoje em dia um mercado que também cresceu muito foi o de delivery, a praticidade de pedir uma comida diferente e ela chegar prontinha em casa fez com que cada vez mais restaurante adotassem essa prática. 

Desse modo, para ter um negócio completo, é muito interessante implementar um serviço completo e eficaz de delivery. Mas cuidado com a qualidade das entregas, alguns lugares tendem a negligenciar esse setor e pedidos acabam atrasando muito ou chegando no destino “danificados”, o que pode resultar na perda da clientela

Os clientes buscam um serviço completo, comida de qualidade e agilidade, então esse péssimo hábito mancha a imagem da empresa e, mesmo com uma excelente comida, prejudica seu desempenho.

5. Implemente o sistema de rodízio

Como possuem um valor alto no mercado, consumidores querem apreciar a comida japonesa mas acabam repensando devido ao custo. Por isso, uma maneira de atrair mais clientes e fidelizá-los é adotar o sistema de rodízio ao menos uma vez por semana.

Faça uma pesquisa detalhada para saber qual valor aplicar no rodízio e mantenha esse esquema para que as pessoas experimente seus preparos à vontade. Aplique a estratégia nos fins de semana, por exemplo, e tenha grandes lucros.

Ficou bem evidente que investir em restaurantes de comida japonesa requer muito planejamento e alguns requisitos essenciais para não ter erro. Para resumir, investir em equipe de trabalho, produtos de qualidade, modelos diferenciados do mercado são os passos fundamentais para o seu negócio. 

Se você gostou das nossas dicas, que tal conferir nosso post sobre as principais tendências para restaurantes? Inspire-se ainda mais para ter um negócio de sucesso!

Continue nos acompanhando para ficar por dentro de tudo sobre esse mercado tão abrangente. Deixe um comentário nos dizendo se gostou das nossas dicas e até a próxima!

Deixe um comentário