Qual a margem de lucro de um supermercado? Informações atualizadas!

Tempo de leitura: 5 minutos

No último Ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), realizado no ano de 2021, a margem de lucro dos supermercados chegou a 2,9% e se manteve a mesma no ano de 2022.

Ao que parece, se não mantiver a mesma tendência, apesar dos acontecimentos globais, 2023 deve fechar com um saldo positivo em relação aos anos anteriores, já que, desde 2010, o setor acumula um crescimento de 73%, conforme resultados apresentados na premiação do Ranking 2023 da Associação.

Dito isso, vamos explorar melhor esse aspecto tão importante do crescimento de cada negócio e entender como a margem do setor pode influenciar direta e indiretamente no seu mercado. Aproveite a oportunidade e aprofunde seus conhecimentos com nosso conteúdo fundamentado em dados atualizados!

mão colocando dolares em uma maquina de contar dinheiro em uma mesa

Afinal, o que é uma margem de lucro?

Uma margem de lucro trata-se de uma relação matemática capaz de medir os ganhos obtidos a partir do faturamento que o negócio teve. Existem dois formatos: a margem bruta, capaz de revelar o lucro sem os descontos de uma venda e a margem líquida, que considera todos os gastos do negócio. A fim de facilitar a leitura dos valores, eles são expressos em um percentual obtido na seguinte relação:

  • Margem de lucro bruta = (lucro bruto/receita total) 100;

  • Margem de lucro líquida = (lucro líquido/ receita total) 100.

Apesar de parecerem expressões pequenas, a obtenção dos resultados corretos envolve a avaliação cuidadosa de vários fatores que determinam os valores a serem calculados. Por conta disso, é fundamental que você elenque e analise toda a cadeia produtiva do seu negócio para conseguir identificar com precisão quais são os seus custos diretos e indiretos no processo. Entre eles estão:

mãos segurando e contando dinheiro

  • Competitividade do mercado;

  • Custos variáveis e fixos;

  • Contexto econômico do país;

  • Qualidade das vendas do estabelecimento.

Ao analisar cada um dos pontos citados, você terá uma abundância de variáveis que servirão como base para o seu planejamento, sua precificação e para a análise das possibilidades de lucro sobre a venda dos produtos.

Qual a margem de lucro para supermercados pequenos?

A margem de lucro para supermercados pequenos tende a ser um pouco maior em relação ao percentual do setor. Isso se deve à demanda, que geralmente é mais específica onde a oferta é mais escassa, permitindo que você, como empreendedor, agregue mais valor aos seus produtos.

No mesmo relatório do Ranking ABRAS 2023, é citado que aproximadamente 6% dos empreendimentos do setor são de pequeno porte e se enquadram como: pequenos supermercados, lojas de vizinhança, lojas de conveniência e lojas de container/condomínio. Aqui, precisamos destacar que a tendência é que esse número seja cada vez mais expressivo.

mãos separando dinheiro para pagar contas

O importante para ter uma margem de lucro viável é manter a qualidade dos produtos e serviços, e investir em diferenciais como alimentos que podem aumentar o faturamento do seu estabelecimento.

Qual a margem de lucro para supermercados com fluxo de caixa alto?

A margem de lucro para supermercados com fluxo de caixa alto deve ser feita a partir das análises do lucro líquido, dos investimentos realizados no período e da alocação da receita de cada negócio. Nesse caso, variáveis como a região, densidade demográfica, disponibilidade de variedades de produtos e presença de marca podem influenciar na sua margem de lucro.

Isso sem contar as oscilações de mercado que podem afetar toda a cadeia produtiva e influenciar diretamente nas vendas. Por isso, é importante usar a criatividade nesses momentos, sempre aplicando novas ideias para ganhar dinheiro e investindo nas melhores oportunidades.

Quanto ganha o dono de um supermercado?

Os ganhos de um dono de supermercado podem chegar à casa dos milhões, conforme o tamanho do estabelecimento e a capacidade de gestão do empreendedor. Se estiver começando, você pode contar com uma receita entre R$ 20.000,00 e R$ 30.000,00 para um negócio de pequeno porte.

mãos segurando dollar

O setor faturou no Brasil em 2022 um total de R$ 695,7 bilhões em faturamento, gerados pelas operações de mais de 94 mil lojas de todos os tamanhos espalhadas pelo país, segundo documento da Associação Brasileira de Supermercados.

Isso dá uma pequena noção do tamanho do potencial que o setor tem, e como já mencionamos, ele vem crescendo constantemente na última década.

Os três maiores grupos do Ranking ABRAS 2023 foram o Carrefour, que obteve em reais mais de 100 bilhões de faturamento, o Assaí Atacadista com mais de 59 bilhões e o Grupo Mateus, que ultrapassou os 24 bilhões.

Qual a margem de lucro em produtos alimentícios?

O valor ideal seria uma margem de 20%. Entretanto, é preciso informar que talvez esse seja um valor muito difícil de ser alcançado por conta de todas as questões que envolvem o processo de produção e venda de produtos alimentícios.

Geralmente, os que utilizam do percentual de 20% para a margem de lucro são os restaurantes, mas é possível fazer as devidas adaptações para aplicar no supermercado — um dos ramos alimentícios que mais crescem. Por fim, tome cuidado para que não se use esse percentual com o objetivo de colocar preços extremamente altos nos produtos. Ok?

uma moça segurando um leque de dinheiro

A longo prazo, essa atitude pode afastar clientes do seu estabelecimento e dificultar a efetivação de vendas mais constantes. Mesmo que haja uma grande margem de lucro (pelo preço elevado com as compras que existirem), somente esse fator não garante boa saúde financeira.

Como calcular a margem de lucro de um mercadinho?

Para calcular a margem de lucro de um mercadinho, é preciso usar a expressão matemática que fornecemos no início do artigo. No entanto, é preciso ter uma atenção especial aos diversos fatores que podem alterar o valor da taxa e estar atento ao que pode ser feito para melhorar os resultados.

O desafio observado em determinar o valor nos mercadinhos é a grande quantidade de produtos diferentes. Pelo fato de cada um ter seu próprio percentual de lucro considerado adequado, seria preciso uma série de cálculos que considerassem as características individuais de todos os produtos presentes no estabelecimento.

pessoa usando celular para realizar contas

Por ser praticamente inviável aplicar essa análise, estabelece-se que o lucro líquido de um mercadinho deve girar em torno de 2% na maior parte dos casos. Junto a isso, você deve separar os seus cálculos por categorias de produtos e, dessa forma, facilitar a leitura, o registro e a interpretação dos valores.

Um bom começo é ter uma lista completa de produtos para montar um mercadinho. Aproveite que já deixamos uma pronta para você e continue encontrando dicas e soluções para o seu negócio no blog da Castellmaq!

Deixe um comentário