Já pensou em aumentar a sua margem de lucro usando estratégias para precificar os produtos e mercadorias? Saber fazer a precificação de produtos em supermercados pode ajudar a otimizar os processos, a organização e aumentar a lucratividade do negócio.
Para entender o que é a precificação, para que serve e como fazer, é preciso se atentar a alguns detalhes e absorver certos conceitos. Para te ajudar nessa jornada, preparei um conteúdo com dicas sobre a precificação e alguns fatores que podem influenciar na sua decisão na hora de determinar o preço das mercadorias disponíveis nas prateleiras.
O que é precificação de produtos em supermercados?
A precificação de produtos em supermercados é a estratégia que ajuda a definir o valor pelo qual o cliente pagará em troca de algum tipo de mercadoria ou produto. Todo supermercado deve ter seu processo de precificação bem definido para ter lucro e perspectivas de crescimento a médio e longo prazo.
Na hora de prospectar o preço dos produtos que você terá no seu comércio, terá que levar em consideração diversos aspectos como o layout do supermercado, o custo dos produtos, os seus gastos e a sua margem de lucro. Tudo isso será obtido através das pesquisas de mercado e busca pelo ponto de equilíbrio do negócio.
Vamos entender melhor para que serve a precificação de produtos e como ela influencia diretamente nos custos e rendimentos do seu negócio.
Para que serve a precificação de produtos?
A precificação de produtos em supermercados serve, primeiramente, para garantir a sobrevivência do negócio, mas também tem como intuito garantir o aumento das vendas e consequentemente uma maior lucratividade.
Além disso, a médio e longo prazo pode colaborar no aumento do ROI da empresa e ajudar a posicionar novos produtos e serviços. A precificação também é a referência para você saber até onde pode negociar os preços com a concorrência.
Em conjunto com a precificação, você deve trabalhar os outros Ps do marketing: entregar benefícios para o cliente (produto), através da correta exposição e posicionamento dos produtos no supermercado (praça), além de ter estratégias bem definidas (promoção) de marketing para o seu supermercado.
Levando em consideração tudo o que já comentei até aqui, vamos ao ponto mais importante do conteúdo.
Como fazer a precificação de produtos em supermercados?
Para fazer a precificação de cada um dos produtos que vai disponibilizar para os seus clientes no seu supermercado, você precisará se dedicar e fazer muitos cálculos. A correta formação de preços pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo dentro do seu negócio.
Você pode precificar os seus produtos baseado em diversas estratégias de formação de preço:
Baseado no custo
A margem de lucro é estipulada levando em consideração todos os custos que o produto teve até chegar na gôndola. Imagine que, para colocar um item à venda, você teve um custo de R$ 35,00. Você pensa em obter uma margem de lucro de 30%. Nesse caso, o produto vai custar para o consumidor R$ 45,50.
Baseado no valor percebido
Esse tipo de precificação é um pouco mais intuitivo e prioriza a experiência do cliente. Para ter êxito com essa estratégia, é necessário ter um público-alvo bem definido para entender o raciocínio do consumidor e o quanto ele está disposto a pagar pelos seus produtos.
No caso dos supermercados, pela grande variedade da lista de produtos, a precificação por valor percebido é mais utilizada para produtos em promoção ou lançamentos com campanhas especiais.
Baseado na concorrência
Essa é uma das estratégias mais utilizadas em redes de supermercados. Como o valor agregado de cada produto é muito pequeno, a margem de lucro não é tão importante quanto o volume de vendas, e o preço é um dos principais fatores levados em consideração pelos clientes na hora da compra.
Isso não quer dizer que você vai precificar os seus produtos exatamente igual ao seu concorrente, mas você vai trabalhar a variação de preços conforme a concorrência oscilar, sempre acompanhando o comportamento dos seus concorrentes para seguir na mesma linha.
Baseado na sazonalidade
Essa estratégia de precificação é mais útil para negócios que vendem produtos que têm maior ou menor procura conforme a época, como uma sorveteria, por exemplo.
No inverno, o preço dos sorvetes tende a ser mais em conta pela baixa procura, ao contrário do verão quando o preço e a demanda aumentam consideravelmente.
Baseado no volume
A precificação baseada no volume dá mais vantagens aos clientes que adquirem em abundância. Essa é uma ótima estratégia para usar com os vencidinhos ou em estabelecimentos como os atacarejos.
Agora que você já sabe quais são os parâmetros a serem tomados como referência para construir a precificação dos seus produtos, vou listar algumas dicas fundamentais para você definir precisamente o preço de cada produto do seu supermercado.
1. Calcule o custo de cada unidade do produto
Para calcular o valor da unidade de cada produto, leve em consideração todos os custos que você teve desde a expedição do pedido de compra da mercadoria no atacado até a disponibilização do produto nas prateleiras.
Além disso, você deve inserir na conta o seu lucro projetado. Como base para entender esse cálculo, acompanhe a seguinte fórmula:
-
Custos + despesas + lucro projetado = preço do produto.
Digamos que, em um determinado mês, você comprou um lote de produtos e gastou R$ 1.000,00. Ao todo, foram entregues 200 unidades, ao ponto que cada unidade custou R$5,00 para a empresa.
No mesmo período, você teve despesas de R$ 500,00 com diversas coisas para disponibilizar esse produto para venda, ou seja, você precisa obter pelo menos R$ 500,00 de lucro para que a compra valha a pena.
Vamos à conta?
-
1.000 + 500 + 500 = 2.000;
-
R$ 2.000,00 / 200 unidades = R$ 10,00 por cada unidade do produto.
Obviamente usei um exemplo simples, mas perceba que o cálculo não é difícil, apenas trabalhoso. Com o tempo, você conseguirá ficar habilidoso na precificação e não terá problemas em definir muitas vezes intuitivamente o melhor valor para os seus produtos.
2. Faça as contas das suas despesas
No exemplo acima, citei de maneira simplificada as despesas que você precisa considerar na precificação dos seus produtos.
Seus custos e despesas podem ser diretos, como tributações e impostos, e indiretos, como despesas gerais do negócio, incluindo o pagamento dos funcionários, funcionamento e manutenção dos equipamentos elétricos do estabelecimento, gestão de materiais e inutilização de produtos, o que em supermercados, infelizmente, pode acontecer com frequência.
3. Defina uma margem de lucro
A margem de lucro deve ser definida individualmente para cada produto, levando em consideração o histórico do volume de vendas e a saída de cada item.
Ela é definida em porcentagem e para saber como calcular a sua margem de lucro, use a seguinte fórmula, considerando:
-
C: Custos;
-
D: Despesas;
-
P: Preço do produto ou serviço;
-
Margem de lucro = {[P – (C + D)] / P]} x 100.
-
Vamos agora usar valores na fórmula para elucidar com um exemplo. Suponha que você está vendendo um produto por R$ 20,00 e o custo direto para colocar esse produto à venda é de R$ 6,50. Para as despesas, você teve um custo médio de R$ 3,50 por unidade do produto. Então, nossa conta fica assim:
-
Margem de Lucro = {[20 – (6,50 + 3,50)] / 20]} x 100;
-
Margem de Lucro = [20 – (10)] / 20] x 100;
-
Margem de Lucro = (10 / 20) x 100;
-
Margem de Lucro = 0,5 x 100;
No final da conta, você irá constatar que a margem de lucro do seu produto é de 50%.
4. Monte uma pesquisa de mercado
Para saber exatamente como precificar os produtos do seu supermercado, você precisa ir além das tabelas de preço da concorrência. É necessário entender para quem eles vendem, quantos e por quanto eles vendem os mesmos produtos que você disponibiliza no seu supermercado.
Além disso, uma pesquisa de mercado também pode ajudar a entender se a margem de lucro ainda é rentável e se o produto continua adequado para a venda. Em supermercados é comum essa readequação de produtos de acordo com a necessidade e demanda dos clientes.
Com uma pesquisa de mercado bem elaborada, você consegue traçar estratégias de promoção e de agregados de produtos, oferecendo dois produtos juntos em promoção trabalhando a margem de lucro, por exemplo. São maneiras de competir com a concorrência, aumentar a competitividade e praticar a prevenção de perdas no seu supermercado.
5. Busque um ponto de equilíbrio com a precificação
O ponto de equilíbrio é um ótimo indicador de quando o seu supermercado começa a ter lucros com as vendas. Isso acontece quando se iguala os custos e despesas de todo o supermercado com a receita obtida em determinado período.
Quanto menos você precisar vender para alcançar o seu ponto de equilíbrio, maior será a rentabilidade do seu negócio e aí você estará em pleno crescimento, pensando em novas estratégias e produtos diferentes para colocar à venda.
Continue acompanhando o blog da Castellmaq para mais dicas sobre como conduzir melhor o seu negócio, além de sugestões de equipamentos e muito mais. Aproveite.