Alimentar-se fora de casa tem se tornando um hábito muito comum nos últimos anos. Esse fato tem feito muitas pessoas tirarem do papel a vontade de ter o seu próprio negócio no ramo de alimentação, que vem crescendo cada vez mais.

Seja por esses dados esperançosos ou pelo amor à culinária, é sempre importante saber investir e manter tudo sob controle. Fatores como clientes, inovação e orçamento são uns dos principais itens. A diversidade de alimentos e de atendimento, por exemplo, são diferenciais que conquistam os clientes e fazem do seu empreendimento um restaurante de sucesso.

Cuidados com a qualidade também são indispensáveis. As pessoas estão cada vez mais interessadas em ter uma alimentação saudável. Um exemplo são as comidas veganas e vegetarianas, que agora não são tão exclusivas. Esses “novos sabores” estão conquistando o mercado.

O segmento de alimentação é muito fiscalizado. Então, é importante manter o ambiente limpo de acordo com a fiscalização da vigilância sanitária. A documentação também deve estar em dia para que não ocorra nenhum imprevisto desagradável e para que você não tenha que fechar o seu restaurante.

Por mais que o setor esteja um pouco saturado de receitas e “novas ideias”, a criatividade ainda prevalece. Além do sabor marcante, é possível criar diferentes pratos e oferecer aos seus clientes algo que eles só encontrem no seu restaurante.

Confira 6 dicas importantes de hábitos que definem um restaurante de sucesso:

1. Saiba quem são os seus clientes

“O cliente é quem manda.” Essa frase é clichê, mas ainda muito usada em alguns estabelecimentos. Por mais que não seja completamente verdade, os clientes precisam se sentir bem tratados — assim, é bem provável que eles queiram voltar.

Hoje em dia, as pessoas estão em busca, principalmente, de qualidade na hora de escolher onde comer. É importante que você conheça quem são os clientes que frequentam o seu restaurante para que você consiga, de certa forma, moldar e direcionar as suas vendas.

2. Treine os seus funcionários

Existem vários segmentos no ramo da alimentação. Cada restaurante vende um tipo específico de comida e de diferentes maneiras. A identidade do seu restaurante é a “alma do negócio”.

O atendimento é que vai definir a maneira na qual o seu restaurante será apresentado ao seu cliente. Sendo assim, os funcionários precisam estar sempre cientes de como você deseja ser visto. Por isso, é indispensável que eles estejam preparados.

Veja alguns exemplos:

  • gentileza;

  • respeito ao cliente;

  • boa apresentação;

  • atenção;

  • saber os produtos que o restaurante oferece; e

  • mostrar-se sempre disposto a atender.

3. Invista em um cardápio com variedades

Por mais que você escolha servir apenas um tipo de comida (pizza, japonesa, hambúrguer etc.), é preciso que os clientes tenham variedades para escolherem o que desejam comer. Esteja apto a oferecer os seus produtos em versões diet, vegana, vegetariana etc.

A opção de delivery e “para levar” também é uma boa ideia, uma vez que seu restaurante pode estar cheio e/ou cliente não deseja ficar.

4. Acompanhe o seu negócio de perto

Um bom empreendedor é aquele que consegue acompanhar cada setor do seu negócio (limpeza, pagamento e fornecedores, por exemplo). Mesmo que você tenha contratado outras pessoas para serem encarregadas das devidas funções, esteja atento a cada uma delas. Assim, caso uma pessoa falte, você saberá exatamente o que ficará pendente e como resolver.

5. Crie um ambiente autêntico

Mesmo que o seu restaurante seja simples e pequeno, se você tiver peças como pratos e talheres diferentes, isso já será um diferencial que, com certeza, as pessoas vão levar em consideração.

Não fique preso ao espaço físico e as suas condições financeiras de expandir o seu negócio. Coloque a sua criatividade em 1º lugar e deixe o ambiente confortável.

Exageros também não ajudam em nada. A decoração do ambiente deve ser de acordo com a proposta do seu restaurante. Garanta o bem-estar dos consumidores e, consequentemente, um restaurante de sucesso.

6. Ouça os feedbacks dos clientes

Tudo o que for aplicado no seu negócio e tiver um impacto direto aos seus clientes deve ser, de certa forma, aprovado por eles. Dê abertura para que as pessoas possam expor as suas opiniões, sejam elas sobre a comida, lugar, atendimento etc.

Será muito importante para que o seu negócio cresça de maneira significativa. A satisfação dos clientes é a melhor forma de rever e melhorar o seu gerenciamento, se necessário.

7. Permita-se aprender sempre

O aprendizado é a melhor forma de aperfeiçoar o seu negócio, além de entender o mercado e as suas carências. Procure ajuda, pesquise, estude, participe de feiras de empreendedorismo e esteja sempre aberto a sugestões.

A curiosidade pode ajudar no sucesso do seu restaurante, pois assim você acaba aprendendo e conhecendo as tendências do mercado.

As melhorias também podem servir para tornar melhor a comunicação e o funcionamento interno do seu restaurante, tornando-o mais simples e agradável. Você precisa ser um exemplo para os seus funcionários. A postura de um líder de confiança é essencial para um bom gerenciamento.

Com a otimização do mercado on-line, é preciso ficar atento a todas as mudanças que estão surgindo. Crie ou atualize constantemente as redes sociais da sua empresa. Além de conquistar novos clientes, o ambiente virtual é uma ótima ferramenta de comunicação direta com o consumidor.

É preciso muito esforço e dedicação para ser bem-sucedido no mercado. Um restaurante de sucesso e respeito não será fundado da noite para o dia. Por isso, trabalhe em cima das suas metas e dos seus objetivos.

O planejamento estratégico também é uma parte que não se deve deixar para depois. É nesse planejamento que você vai incluir o marketing do seu restaurante, que, além de divulgar, ajudará nas promoções e no direcionamento a curto, médio e longo prazo.

Coloque em prática todas as dicas citadas e pense que tudo o que for investido será revestido no crescimento e na fidelização dos clientes — e que, consequentemente, tornará o seu negócio um restaurante de sucesso.

Gostou dessas dicas e quer saber mais? Entenda por que você já deve começar com uma cozinha profissional!

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