Os supermercados podem oferecer aos seus clientes uma grande quantidade de produtos, entre os quais se destaca a linha hortifrúti ― e que pode ser um atrativo para as pessoas consumirem no estabelecimento. Isso se justifica pelo fato de as frutas e verduras serem produtos perecíveis, que não podem ser estocados e precisam ser comprados aos poucos. Desse modo, a comercialização desses itens pode se tornar uma peça-chave para saber como vender mais e melhor também em outras áreas do estabelecimento.

Pensando em ajudá-lo a obter mais lucratividade com a venda de hortifrúti, desenvolvemos uma lista com uma série de dicas para você. Veja todas elas, na sequência.

Aproveite as datas promocionais

As datas promocionais estão cada vez mais em alta para serem trabalhadas a fim de impulsionar a venda de produtos da linha hortifrúti. Isso se justifica pelo fato de as pessoas estarem mais conscientes quanto à importância da alimentação saudável e do consumo das frutas, legumes e hortaliças.

Sendo assim, muitos supermercados desenvolvem cestas temáticas com frutas diversas que podem ser utilizadas para dar de presente em datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados ou aniversário de pessoas queridas, por exemplo.

Pratique o merchandising e a publicidade

O merchandising, ou seja, os anúncios no local, também podem ser um bom chamariz para que as pessoas que forem até o mercado por outros motivos conheçam os produtos da linha hortifrúti. Para isso, podem ser colocados e cartazes e placas de sinalização  anunciando os produtos que estão em promoção, em locais estratégicos do estabelecimento.

A publicidade e o marketing nos carros de som, folhetos, redes sociais, emissoras de rádio e televisão, entre outros canais utilizados pelo supermercado para divulgar seus produtos, também podem dar um destaque especial para o setor hortifrúti.

Também se beneficiando da questão saúde, o material publicitário produzido para as mídias citadas pode sempre focar na importância do consumo de frutas e verduras para ter uma alimentação saudável e que proporcione melhor qualidade de vida.

Modifique a exposição do hortifrúti

A maneira como os produtos estão dispostos em um supermercado afeta diretamente a possibilidade de os clientes os comprarem ou não. Por isso, modificar estrategicamente a exposição do hortifrúti é algo muito importante e que precisa ser levado em consideração.

Se você colocar tomates em promoção em um determinado dia da semana, por exemplo, pode posicionar as prateleiras com esse produto logo na entrada da seção de frutas e legumes do supermercado.

Estrategicamente, próximo aos tomates que estão em oferta, podem ser colocados produtos que estão com os preços normais, como as batatas e as cenouras, para que sejam visualizadas pelos clientes. Assim, não apenas os itens promocionais terão mais vendas, mas também aqueles posicionados nos seus arredores.

Mantenha seu hortifrúti bem abastecido

Independentemente do horário ou parte do dia em que o cliente for até o supermercado, ele precisa encontrar o hortifrúti sempre muito bem abastecido, com uma grande quantidade de produtos para compra.

É inadmissível que os produtos entrem em falta, principalmente quanto estão em oferta, e os repositores devem ser cobrados para reabastecerem as prateleiras com frequência, sempre que perceberem que a quantidade de um produto está diminuindo.

Muitos supermercados têm, inclusive, um colaborador que permanece apenas observando as gôndolas e prateleiras para avisar aos repositores quando elas precisam ser novamente organizadas, para que não pareçam um “final de feira”.

Deixe as gôndolas e prateleiras convidativas

As frutas têm o diferencial de serem muito convidativas, pois têm cores, formatos e, até mesmo, aromas variados. Por isso, deve-se tirar o máximo de proveito disso ao expor esse tipo de produto para venda.

Uma ideia interessante é formar linhas com uma variedade de cores, de modo que a gôndola com maçãs vermelhas possa ser colocada ao lado de laranjas, as quais, por sua vez, podem vir ao lado de limões verdes etc.

Também, algumas frutas podem ser utilizadas de maneira decorativa, na forma esculturas feitas com melões e melancias, para chamar a atenção das pessoas até o local.

Facilite as formas de pagamento

Essa dica não vale a pena para um hortifrúti, mas para o supermercado como um todo. Afinal, os clientes valorizam muito os estabelecimentos que facilitam as formas de pagamento e oferecem opções diferenciadas nesse sentido.

Você precisa aceitar todos os tipos de cartão de crédito e débito, permitir o uso de cheques pré-datados para compras do mês em valores altos, entre outras possibilidades que facilitem o pagamento para os consumidores.

Compreenda a demanda dos clientes

É preciso fazer estudos e análises sobre a demanda dos clientes em relação ao hortifrúti. Por exemplo, se você perceber que muitas pessoas solicitam a compra de uma determinada fruta ou leguminosa que não é típica da sua região, nem pode ser comprada dos produtores locais, você deve buscar formas de encontrar esse produto com outros fornecedores.

Outro ponto para você ficar bastante atento é sobre as frutas que não têm grande saída no hortifrúti. É claro que bananas, maçãs, laranjas, melancias, morangos, entre outras frutas mais populares, sempre vão vender, mas talvez o mesmo não ocorra com o mirtilo ou a grapefruit, que têm menos popularidade em nosso país.

As compras dos produtos, portanto, devem sempre seguir a demanda dos clientes, para que as frutas não acabem estragando no estoque, o que acarretará prejuízos para você.

Disponibilize produtos para degustação

Os pontos para degustação são uma excelente possibilidade para que as pessoas se sintam convidadas a comprar um determinado produto da linha hortifrúti. Você pode montar um estande com um funcionário convidando os clientes a consumirem uma fatia de abacaxi, um cacho de uva etc.

Desse modo, se as pessoas aprovarem o sabor do produto oferecido como cortesia, poderão adquirir algumas unidades para levarem para casa.

Viu como vender mais e melhor no hortifrúti do seu mercado não é tão difícil? Para isso, basta colocar todas essas nossas dicas em prática e você definitivamente impulsionará essa seção, que pode ser até mesmo o carro-chefe do seu estabelecimento.

E que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Assim, seus clientes também perceberão que você está sempre buscando alternativas para melhor atendê-los.

 

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