Os alimentos como frutas e verduras são perecíveis e estragam em questão de dias. Saber trabalhar as cores, os aromas e a atratividade desses produtos pode fazer a diferença para diminuir e evitar desperdícios, além de aumentar os lucros!
Que tal promover uma degustação, decorar a seção em datas importantes e aproveitar as frutas e legumes da época para vender mais no setor de hortifrúti?
Pensando nisso, montamos um conteúdo com dicas para você vender mais no setor de hortifrúti do seu mercado e deixar ele muito mais interessante e atrativo para seus clientes. Confira!
1. Aproveite a sazonalidade
Existem frutas com época certa, algumas dão somente em lugares específicos e tudo isso deve ser explorado por você durante o ano todo. As datas importantes de praxe como Dia do Consumidor, Páscoa, Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, são períodos em que todo o estabelecimento precisa estar tematizado.
Para as frutas, pense também em datas com alguma relação com prevenção e combate a doenças, ou com alimentação e hábitos saudáveis. Afinal, os alimentos estão super relacionados com esses temas. Ou seja, dá para aproveitar muitas oportunidades de alavancar as vendas do setor de hortifrúti.
Que tal montar cestas de café da manhã com frutas da época e deixar bem na entrada do setor com alguns cartazes indicando os benefícios desses alimentos para a saúde?
2. Use cores e aromas para atrair os clientes
As cores e aromas de frutas e legumes podem ser um ótimo chamariz para pessoas que vão até o mercado, mesmo sem intenção de passar pela seção de hortifrúti.
Para trabalhas com essa dica, coloque um funcionário do setor logo na entrada do supermercado oferecendo uma pequena degustação de frutas pela manhã. Com certeza, muitos clientes vão pensar sobre o assunto e dar uma passadinha para conferir.
Capriche na exposição e ganhe os consumidores pelas cores, pelos cheiros e pelos gostos das frutas. Se possível, invista em treinamentos para os seus funcionários, para que eles aprendam a fazer cortes artísticos e diferenciados nas frutas, tornando a exposição encantadora e irresistível.
3. Invista na publicidade externa
A publicidade e o marketing nos supermercados são fundamentais para divulgar produtos e promoções, principalmente de frutas e verduras, que precisam ter uma saída rápida devido ao seu curto prazo de validade.
Os meios de comunicação mais comum entre os supermercados e os clientes são os carros de som, folhetos, redes sociais, emissoras de rádio e televisão.
Defina um ou dois dias da semana como os dias de feira em seu supermercado. Isso também dará um destaque especial para o setor de hortifrúti.
Os conteúdos que você produzir para as redes sociais, por exemplo, podem ser diários e dar dicas rápidas sobre os benefícios do consumo de frutas e verduras. Além disso, você também poder montar uma categoria com receitas, aproveitando para anunciar as suas demais mercadorias.
4. Modifique a exposição do hortifrúti
Acontece muito de as pessoas que frequentam supermercados, terem o seu estabelecimento preferido em que vão com regularidade. E isso é bem comum, afinal saber onde estão os produtos agiliza e facilita as compras.
Chamar a atenção dos clientes com algumas modificações no setor de hortifrúti, pode ser uma boa estratégia para aumentar a circulação dos produtos do setor.
Por isso, é importante priorizar logo na entrada do setor as frutas que estão na época ou que tem um processo de maturação mais rápido e precisam de um destaque para ter maior saída.
Dê destaque também, aos produtos que necessitam de refrigeração para serem conservados por mais tempo.
Produtos em promoção também merecem lugar de destaque e devem ficar centralizados no setor de hortifrúti. Próximo a eles, coloque justamente os produtos que você deseja vender mais, pois a promoção atrai os clientes e direciona o olhar para outras mercadorias.
5. Não deixe faltar produtos na feira
Quando os produtos ficam em falta, o consumidor se desmotiva a continuar buscando. Afinal, comprar no setor de hortifrúti é uma caça ao tesouro, e quando ele percebe que não tem nada bom logo de cara, nem passeia pela seção.
Justamente por esse motivo, é importante saber quais as melhores frutas para vender em cada época do ano e, até mesmo, o melhor dia da semana, conforme a rotina dos seus consumidores. A dica serve para legumes e verduras também!
Você pode escalar um colaborador para estar sempre observando as gôndolas e prateleiras para avisar aos repositores quando elas precisam ser novamente organizadas, para não parecerem um “final de feira”.
Mantenha um planejamento e um cronograma de observação. Direcione suas estratégias para obter lucros maiores com menos desperdícios.
6. Crie artifícios que atraiam o olhar dos clientes nas gôndolas
Um dos recursos mais interessantes que você pode usar para atrair o olhar dos clientes no setor de hortifrúti são os próprios produtos. As frutas são muito convidativas e suculentas; têm cores, formatos e aromas variados.
Aproveite dessa beleza para deixar os clientes com água na boca, tendo a certeza de que se levarem os produtos para casa, estarão levando qualidade e muito sabor.
Você pode dispor os produtos do hortifrúti de uma maneira atrativa, formando uma paleta de cores que salta aos olhos de quem passar por ali. Esse pode ser um chamariz interessante, que inconscientemente desperta interesse dos clientes, estimulando as compras.
7. Deixe uma balança à disposição dos clientes
Essa é uma dica curiosa, mas que pode ser um grande diferencial, afinal boa parte dos produtos hortifrúti são vendidos por peso.
Que tal colocar uma balança analógica antiga, com uma estética bem bacana para que seus clientes tenham a experiência de pesar seus produtos e levar para casa exatamente o que precisavam?
Uma balança digital com destaque também pode ser uma opção legal, pela precisão da medição. Com certeza os clientes se sentiram confortáveis e muito mais propensos a comprar os produtos.
Um diferencial que parece pouca coisa, mas que pode ser uma ótima ideia para vender mais no seu hortifrúti e no mercado todo!
8. Entenda os desejos e necessidades dos seus clientes
Como já mencionamos anteriormente, com o tempo, o seu estabelecimento terá clientes frequentes. Começar a entender como são os comportamentos dessas pessoas em relação ao consumo no hortifrúti, pode te ajudar a ter mais venda desse tipo de produtos.
Crie uma cultura de dias específicos na semana para a venda de determinados produtos e estimule seus clientes a se habituarem ao consumo recorrente dos seus produtos.
Nesse aspecto, é muito importante estar sempre atento para fornecer produtos de qualidade aos clientes, pois basta uma experiência negativa para que ele pense em outro lugar na próxima vez que precisar de frutas e verduras.
O abastecimento do seu estoque, portanto, deve ser resultado de uma pesquisa profunda sobre a demanda dos seus clientes, para que você possa ter um plano de prevenção de perdas em supermercados.
9. Disponibilize produtos para degustação
Os pontos para degustação são uma excelente oportunidade de oferecer aos clientes um determinado produto da linha hortifrúti.
Poder experimentar um produto não é só uma questão de aprovação e compra, mas sim de uma experiência sensorial que proporciona ao cliente uma sensação de acolhimento, intimidade e cortesia.
Isso sem dúvidas é um grande estímulo para a fidelização dos clientes, que saberão que além de encontrar produtos de qualidade, de vez em quando, poderão contar com algum mimo por parte do estabelecimento.
Bônus: O que mais vende em um hortifrúti?
Montamos uma lista para facilitar a sua trajetória no sonho do seu negócio. Para você ter sempre por perto e usar como referência, confira os produtos mais requisitados e consumidos pelos clientes no setor de hortifrúti.
Legumes
Veja uma lista dos legumes que não podem faltar na sua seção de hortifrúti:
-
Raízes e tubérculos: mandioca, batata, cenoura, gengibre, beterraba e inhame;
-
Frutos variados: milho, ervilha, pepino, pepino japonês, berinjela, quiabo, tomate, jiló, abóbora e abobrinha;
-
Bulbos: cebola e alho.
Verduras
Considere uma boa variedade para as verduras. Elas irão trazer cores e aromas para a sua seção de hortifrúti.
-
Couve;
-
Couve-flor;
-
Brócolis
-
Alfaces;
-
Espinafre;
-
Repolho;
-
Rúcula;
-
Acelga;
-
Agrião;
-
Alcachofra.
Frutas
As queridinhas e verdadeiras delícias do hortifrúti, com sabor adocicado, cítrico em tantas cores e variedades! Capriche nas frutas!
-
Banana;
-
Maçã;
-
Laranja;
-
Pera;
-
Morango;
-
Maracujá;
-
Melancia;
-
Coco;
-
Goiaba;
-
Limão;
-
Mexerica;
-
Melão;
-
Manga;
-
Mamão;
-
Abacaxi;
-
Ameixa;
-
Caqui;
-
Mamão;
-
Uva;
-
Abacate.
Prontinho. Você já tem uma lista de hortifrúti completa. Visite nossa seção de expositores Hortifrúti e escolha como colocar tudo isso em exposição. Bom trabalho!
Continue acompanhando o blog da Castellmaq e conheça outras dicas para fazer o seu negócio prosperar.
Aproveite e leia também: Como deve ser organizado um supermercado? Aprenda com um passo a passo simples!