Os supermercados, mercadinhos e mercearias são uns dos estabelecimentos mais antigos. Tratam-se de comércios que disponibilizam tudo o que as pessoas precisam para suas necessidades mensais.

É claro que, com o passar do tempo, eles evoluíram e não atendem mais somente as nossas necessidades básicas. Aliás, a sociedade já não está mais atrás apenas desses produtos e de preços baixos, mas em busca de uma boa experiência de compra, de itens diferenciados, conforto e facilidade.

Por isso, o layout de gôndolas de supermercado é fundamental para aumentar as vendas, já que isso comprovadamente influi na decisão de compra dos clientes. Então, se você é proprietário de um estabelecimento desse tipo, continue a leitura e acompanhe nossas dicas!

Como organizar as gôndolas do meu estabelecimento para aumentar as vendas?

O ser humano é altamente visual. Estudos apontam que somos influenciados em até 80% pelo que vemos em nossa frente e quando estamos no supermercado.

Isso interfere diretamente em nosso processo de decisão. Como diz o ditado “primeiro consumimos com os olhos”, e nos supermercados é exatamente dessa forma que acontece.

Muitas das pessoas que entram em mercados acabam comprando mais produtos do que os que estavam na lista que fizeram antes de saírem de casa.

A resposta para tanto é o fato dos clientes serem atraídos visualmente pelas mercadorias. E o mérito vai para a boa organização de gôndolas nos corredores do estabelecimento.

Foi pensando nisso que preparamos algumas dicas para te ajudar a organizar as gôndolas e prateleiras do seu mercado. Veja!

Coloque as melhores marcas e produtos à altura dos olhos

A nossa primeira sugestão é que você busque colocar os principais produtos, das marcas que mais vendem, logo à frente, na altura dos olhos dos clientes que estiverem passando pelos corredores.

A maioria das pessoas conhece e consome as grandes marcas, aquelas que são reconhecidas a nível mundial (e não é à toa que elas dominam o mercado).

Pense que os clientes querem encontrar esses itens com facilidade, portanto, é importante colocá-los em suas respectivas seções, de maneira bem visual.

Na verdade, as marcas negociam esses espaços nas gôndolas dos grandes supermercados e disputam para deixá-los ali.

Use as prateleiras superiores para boas promoções!

A prateleira superior, geralmente, é a parte menos disputada. Nela, é possível fazer as melhores ofertas, com produtos de marcas menores ou itens gourmet.

Seu supermercado se destacará dos outros concorrentes quando você manter essas mercadorias nas prateleiras superiores. Produtos com venda mais lenta e edições limitadas também podem ser colocados nas superiores.

Prateleiras no nível dos olhos das crianças

Essa parte das prateleiras costuma ser para produtos atraentes para as crianças. Eles são estrategicamente colocados aqui para chamar a atenção dos pequenos, pois muitos pais os levam no momento de fazer compras e a tendência, por essa razão, é de gastarem mais.

Se você observar atentamente os designs de embalagens de cereais para o café da manhã, por exemplo, notará que as mascotes, sejam piratas, macacos ou tigres, seguem os olhos das crianças.

Essa tática é uma maneira de estimular o desejo da criançada e, consequentemente, aumentar as vendas.

Nível inferior das gôndolas e prateleiras

Quanto ao nível inferior das gôndolas e prateleiras – geralmente e por uma questão de praticidade – são colocados produtos superdimensionados. É óbvio que isso depende de cada seção, já que todas possuem itens mais pesados, como o corredor de biscoitos e chocolates.

Nesse caso, o nível inferior deve ser usado para as mercadorias mais baratas, pois somente os clientes que escolhem seus produtos guiados, prioritariamente, pelos preços é que se dão ao trabalho de procurarem aqueles itens que precisam ficar em níveis próximos ao chão.

Gôndolas nas saídas dos caixas (PDV)

No momento em que o cliente está indo próximo aos caixas ou pontos de vendas, como são conhecidos tecnicamente, é a hora de vender mais e aumentar o faturamento.

Nestes pontos, é interessante deixar os doces, chocolates, salgadinhos industrializados, balas, chicletes, refrigerantes, dentre outros alimentos que são decididos de último instante.

Normalmente, os clientes ficarão alguns minutos na fila esperando e já estarão com mais fome do que quando entraram no supermercado, além de mais atraídos visualmente.

A vontade de comprar alimentos rápidos e industrializados aumenta significativamente nesse trajeto para o caixa.

E aí, gostou das nossas dicas para a organização de gôndola e prateleiras no seu supermercado? Aqui no blog da Castellmaq, disponibilizamos sempre as melhores dicas de empreendimento para quem atua no ramo da alimentação.

E se você é proprietário de algum estabelecimento desse segmento ou pretende abrir um comércio, na loja online da Castellmaq, temos gôndolas, prateleiras e muitos outros equipamentos. Confira agora mesmo!

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