A qualidade dos alimentos oferecidos em um estabelecimento é uma preocupação primordial. Por isso, é importante contar com os equipamentos adequados para garantir melhores resultados nos processos de preparação. Nesse sentido, o cilindro para massas é um excelente aliado do profissional. Afinal, ele proporciona benefícios que fazem diferença no produto final que será oferecido aos clientes.

Portanto, vamos explicar o que é esse equipamento e como ele contribui para a produtividade da equipe da cozinha. Além disso, vamos falar sobre os principais benefícios que ele viabiliza. Então, acompanhe e boa leitura!

O que é um cilindro para massas?

Você se lembra daquele rolo utilizado para abrir massas? Pois bem, o cilindro é um equipamento de pequeno ou médio porte criado para facilitar a função desse rolo. Em suma, ele é composto por uma bandeja e um par de rolos, utilizados para comprimir e esticar a massa.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado, mas eles podem ser agrupados em dois tipos principais: os manuais e os elétricos. Vamos entender as características de cada um deles a seguir.

Cilindro manual

Como o próprio nome sugere, o cilindro manual para massas é acionado manualmente. Sendo assim, ele depende do esforço braçal de quem está utilizando. O funcionamento dos rolos é ditado por uma manivela, que controla a passagem da massa pelo equipamento.

Ainda que dependa de certa força, de acordo com o peso e a elasticidade da massa, ele é mais prático do que o rolo tradicional. A regulagem da espessura ajuda a criar um resultado mais uniforme e uma mistura mais homogênea dos ingredientes.

Cilindro elétrico

O cilindro elétrico é bastante similar ao manual quanto ao formato, funcionalidades e dimensões. A grande diferença é que o acionamento é feito de forma automatizada, o que elimina a necessidade do uso da força humana. Dessa forma, ele é ainda mais vantajoso que a versão manual.

Além disso, para estabelecimentos comerciais, que têm um volume de utilização maior do que em uma residência, por exemplo, a versão elétrica é mais indicada. Por isso, vamos considerar esse tipo para abordar os próximos tópicos.

Quais as vantagens de usar esse equipamento?

Agora que já entendemos o que é e como funciona um cilindro para massas, vamos ver algumas das principais vantagens proporcionadas por ele. Confira!

Economia de tempo

O primeiro benefício que destacaremos é o mais percebido e o mais importante. Afinal, imagine que seu restaurante seja especializado em massas frescas e o salão está em sua lotação máxima. Sabemos que os clientes esperam receber seus pedidos com máxima agilidade e qualidade possíveis. Trabalhando as massas de forma manual isso seria praticamente impossível.

A maioria dos modelos têm a capacidade média de abrir 40 cm de massa por minuto. Por isso, sua equipe ganha em capacidade de produção sem perder em qualidade. Assim, mesmo que seu restaurante encha inesperadamente, seus profissionais terão a possibilidade de atender plenamente os clientes.

Economia na mão de obra

Vamos voltar ao exemplo do restaurante operando em sua capacidade máxima. Pense na quantidade de funcionários que seriam necessários para produzir tantos pratos se tivessem que fazer todo o trabalho manualmente. Ainda que as massas fossem preparadas com antecedência, levaria horas a mais de cada profissional dedicado à tarefa.

Então, o trabalho que demandaria a mão de obra de 3 ou 4 pessoas para dar conta de cumprir os prazos pode ser feito por apenas uma com a ajuda do cilindro elétrico. Desse modo, a equipe pode ser mais enxuta, economizando os gastos com a folha de pagamento do restaurante.

Melhoria na qualidade das massas

O processamento manual das massas, além de demandar mais tempo e esforço, também é mais passível de imperfeições. Até porque trata-se de um processo longo e repetitivo, no qual não é possível garantir um padrão exato da espessura, salvo quando utilizado um cilindro manual.

Entretanto, como já foi mencionado, essa opção não atende a grandes volumes de demanda. Logo, a qualidade e, principalmente, a homogeneidade das massas produzidas fica comprometida.

Por outro lado, usando o cilindro elétrico, o processo se torna muito mais uniforme e controlável. A espessura de cada massa pode ser ajustada conforme a necessidade do momento. Tudo isso mantendo um alto nível de qualidade e constância nas entregas.

Para o consumidor final, isso pode fazer toda a diferença na experiência vivida em seu restaurante. Imagine que uma pessoa vai pela primeira vez e se apaixona por um determinado prato. Da próxima vez que ela for, ela terá uma expectativa a respeito desse preparo. Se a sua equipe mantém um padrão, esse pode ser o diferencial que a pessoa precisava para se tornar uma cliente fiel.

Do contrário, isso poderia arruinar todo o bom trabalho realizado na primeira vez. Porque além de não alcançar o que a pessoa esperava, ainda passa uma péssima impressão de que o local não é confiável nem de qualidade.

Melhoria na gestão da equipe

Por fim, vamos falar sobre um benefício voltado para uma questão mais gerencial de um restaurante. O uso dos equipamentos adequados, não apenas do cilindro elétrico, é fundamental para permitir que a equipe atue de forma mais eficiente. Ou seja, promover melhores condições de trabalho faz com que ele seja realizado de forma melhor em diversos aspectos.

A começar pela possibilidade de diminuir a equipe e o tempo gasto com as tarefas de preparação dos componentes dos pratos. Só isso já garante uma redução considerável nos custos de operação do estabelecimento. Além disso, o time pode ser constituído por profissionais de idade mais avançada, já que as tarefas mais simples e repetitivas são facilitadas pelo uso dos equipamentos.

Dessa forma, os valores que seriam direcionados a uma equipe maior podem ser investidos na capacitação dos funcionários. Assim, o restaurante será capaz de oferecer melhorias no atendimento e na qualidade dos itens do cardápio.

Enfim, o uso de equipamentos como o cilindro para massas assegura vantagens importantes para estabelecimentos do ramo alimentício. Oferecer serviços e refeições com mais qualidade sem precisar aumentar os custos é possível. Só depende de fazer as escolhas certas.

Se você gostou deste artigo, que tal se aprofundar um pouco mais? Aproveite para ver quais são os equipamentos mais importantes para um supermercado.

 

Powered by Rock Convert