Como limpar geladeira inox em 6 passos descomplicados

Como limpar geladeira inox em 6 passos descomplicados

Se você tem uma geladeira de inox, a sua cozinha está muito bem equipada, tanto de praticidade quanto de modernidade.

Isso porque os eletrodomésticos, quando elaborados com as propriedades do aço inox, são mais resistentes contra ferrugens e corrosões – sem contar que o material inoxidável é belíssimo.

Pensando nisso, hoje o Blog da Castellmaq resolveu elaborar um passo a passo de como limpar uma geladeira inox. Continue a sua leitura e veja como preservar o seu equipamento no dia a dia!

Como limpar uma geladeira inox?

Para facilitar todo o processo de higienização, separamos as dicas etapas! Então, vamos lá.

1º passo: desligue o equipamento da energia

Antes de qualquer coisa, a primeira etapa é remover o equipamento da tomada. Assim, você estará evitando riscos de acidentes envolvendo a eletricidade do equipamento.

Então, a recomendação é puxar da tomada. Não precisa ter receio de queimar o utensílio, especialmente se ele for elaborado com tecnologias mais novas. Isso porque eles são mais resistentes e dificilmente queimam.

Sem contar que a sua segurança é mais importante do que a da geladeira – mesmo que ela seja uma Side by Side de 540 litros.

cabo da geladeira sendo retirado da tomada

2º passo: remova os alimentos

Com o equipamento desligado, é hora de retirar todos os alimentos – agora é um bom momento para avaliar o que ainda está em boas condições e o que deve ser descartado.

Uma dica super válida é remover os produtos da parte principal primeiro e depois os do freezer. Assim, você estará mantendo os suprimentos congelados por mais tempo, consequentemente mantendo-os em boas condições.

mulher loira removendo os alimentos de sua geladeira

Aproveite a temática do freezer para saber qual é mais econômico: horizontal ou vertical.

3º passo: retire os acessórios encaixáveis

Prateleiras, gavetas, suportes laterais e outras superfícies removíveis devem ser retiradas. Esse passo facilitará a higienização tanto dos utensílios quanto do refrigerador.

Então, após a remoção, você pode lavá-los com água e detergente neutro. Ao higienizar os acessórios logo no início da limpeza, você poderá deixá-los secando, assim, quando você terminar toda a limpeza do refrigerador, eles já estarão secos e prontos para serem reposicionados.

Se os acessórios forem elaborados em vidro, não utilize água quente. Isso porque a rápida variação de temperatura pode ser a responsável por estourar o material.

retirando cesta de ovos da geladeira

4º passo: comece a limpeza pelo congelador

Se o congelador do seu eletrodoméstico for em cima da parte de refrigeração, comece por ele.

Isso porque a água pode escorrer, indo para a parte inferior, então se ela for higienizada antes, ao limpar o congelador, alguns resíduos podem cair e você terá que limpar novamente.

Caso a sua geladeira seja Frost Free, você tem outra vantagem, além do descongelamento automático. Por vezes, eles dispensam limpezas, pois a pequena camada de gelo evita o acúmulo de resíduos.

Então, se o seu equipamento está sem sujeiras, líquidos de carne congelada etc., você pode pular para o próximo passo.

Mas se o equipamento não é elaborado com a tecnologia, é necessário aguardar o gelo derreter para começar a higienização.

Quando o congelador estiver livre da água em estado sólido, você pode começar a limpeza com um pano úmido, água e vinagre, pois eles removem odores e também desinfetam o congelador.

mulher higienizando o congelador da sua geladeira

5º passo: higienização do interior da geladeira

Após limpar (ou não) o congelador, remover os alimentos e higienizar os acessórios do refrigerador, chegou o momento de dar um jeito na maior parte do equipamento.

Para isso, utilize os mesmos materiais de higienização do congelador e realize a limpeza da parte superior para a inferior. Assim, as sujeiras vão descendo até serem totalmente removidas.

mulher higienizando o interior de uma geladeira inox

6º passo: não esqueça da parte externa

Antes de ir para a última parte, lembre-se de limpar a borracha de vedação do refrigerador e o puxador que são o meio termo entre a parte interna e a externa – e que podem juntar algumas sujeirinhas.

Agora sim! É hora de dar um talento na parte mais charmosa do eletrodoméstico, não é mesmo? Então, para limpar a parte de fora do refrigerador sem causar danos à estrutura do dispositivo, continue utilizando o pano com água, podendo adicionar sabão e detergentes neutros se necessário.

Depois de limpo, você pode aplicar algum produto específico para aço inox, assim o eletrodoméstico pode ficar ainda mais brilhante.

homem limpando a parte externa de uma geladeira inox

Como tirar manchas de geladeira de inox?

Se o seu refrigerador precisar de uma limpeza mais pesada – como remoções de manchas, utilize as seguintes etapas:

  • Coloque gotas de detergente neutro em um pano umedecido;
  • Esfregue suavemente a mancha;
  • Enxágue o pano e remova o detergente;
  • Utilize papel toalha para secar o local.

Não é nada complicado recuperar o inox manchado. Você precisa se atentar com a força utilizada na hora de limpar a mancha e também nos produtos utilizados para a higienização.

Para isso, não utilize álcool ou produtos químicos abrasivos, pois eles podem danificar a estrutura do eletrodoméstico.

mulher loira higienizando a parte externa de uma geladeria inox

Gostou deste passo a passo? Com ele, certamente a sua geladeira inox ficará limpíssima! E já que você está no dia da limpeza, aproveite para conferir como limpar um fogão industrial!

Deixe um comentário