Como limpar fogão industrial em 7 passos descomplicados

Tempo de leitura: 4 minutos

O fogão é o coração da cozinha e, assim como o dos seres humanos, não pode ser sujo. É responsável pela cocção, preparo e finalização de pratos maravilhosos.

Numa cozinha industrial, o processo de limpeza desse equipamento é mais trabalhoso, visto que costuma ser maior e ter funcionalidades e peças não tão comuns.

Neste post, preparamos um passo a passo completo de como realizar esse processo. Boa leitura!

limpando o fogão

1° Passo — Prepare uma solução caseira para limpeza profunda

O fogão industrial é usado em cozinhas com grande demanda de preparo de refeições e o fluxo de impurezas é proporcional à quantidade de processos culinários.

Para atender a alta demanda de processos de higienização que isso exige, utilize técnicas simples de limpeza com misturas caseiras. Com isso, você sempre vai ter um equipamento limpo e pronto para uso.

A solução que preparamos elimina crostas de gorduras, manchas de queimado e sujeiras antigas. Veja a receita:

 

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio
  • 150 ml de vinagre
  • 500ml de água
  • 4 colheres (de sopa) de detergente
  • 4 colheres (de sopa) de sal
  • 1/2 suco de limão,

 

Modo de preparo: misture todos os ingredientes e coloque em um borrifador.

Conselho: nunca utilize uma mistura com álcool, pois essa substância pode danificar o revestimento do fogão industrial.

produtos de limpeza

2° Passo — Organize o espaço e fogão para a higienização

Antes de começar a higienizar o fogão, é preciso organizar o espaço para que não faça ainda mais sujeira. Para isso, guarde todos os alimentos e panelas nos devidos lugares (freezer, geladeira e armários);

Em seguida, tire os objetos próximos para ter espaço para trabalhar e, porque o fogão industrial acumula gorduras, que podem respingar e grudar nos demais itens. Não se esqueça de tirar o fogão da tomada e fechar a mangueira de gás;

Por último, deixe acessível todos os itens necessários, assim você não precisa transitar na cozinha em busca de uma bucha, por exemplo.

Você vai precisar de:

  • 500 ml de mistura caseira
  • 1 borrifador
  • 1 bucha macia
  • 1 palha de aço
  • 2 flanelas limpas
  • 10 folhas de papel toalha
  • 1 par de luvas de borracha

3° Passo — Comece a limpar pelas bocas, tampas e grades do fogão

Antes de tudo, coloque a luva de borracha para evitar que as mãos e unhas ressequem. Agora, comece a higienizar pelas bocas, tampas e grades (trempes) do fogão.

Retire-os de cima do fogão e coloque sobre a pia ou balcão próximos (um local que seja fácil de lavar posteriormente). Em seguida, borrife a mistura caseira com generosidade e deixe agir por 15 minutos.

4° Passo — Borrife a mistura em todo o fogão

Durante os 15 minutos de descanso, borrife a mistura caseira sobre o fogão e dentro do forno, lembrando de espirrar com veemência em crostas de gordura, manchas de óleo queimado e sujeiras antigas.

Nessas situações, você precisa esfregar com uma esponja de aço para retirar todos os resíduos.

O vinagre usado na mistura tem as propriedades antioxidantes, que consegue eliminar as sujeiras mais profundas. Para isso, deixe o vinagre agir no fogão durante mais 15 minutos e depois comece a tirar a crosta.

Porém, se o fogão estiver com sujeiras impregnadas, é válido deixar por 30 minutos. Com a ajuda das propriedades do vinagre, a mistura desgruda a sujeira, sendo mais fácil para higienizar com a esponja.

Assim, você elimina as moléculas incrustadas sem grandes esforços e não perde tempo escovando as superfícies.

5° Passo — Esfregue e enxágue

Utilize a bucha do lado macio para higienizar as partes em alumínio ou aço inox, pois os outros acessórios abrasivos riscam e tiram o brilho do material.

Limpe os vidros, fornos, botões de acionamento, puxadores, vidros e parte externa do fogão.

Depois, volte às bocas e trempes que estavam descansando e esfregue com esponja de aço. Caso a tampa da boca seja esmaltada, opte por limpar com esponjas secas. Enxágue todas as peças em água corrente ou utilize as folhas de papel para secá-las.

6° Passo — Higienize o forno

Os alimentos assados no forno liberam moléculas de gorduras que se instalam na parte interior. Além disso, pratos que acabam ‘crescem’ ou derramam da forma, como suflês, pães, bolos e peças grandes de carne contribuem para sujar esse local.

No 4º passo, borrifamos a mistura no forno e, até essa etapa, os ativos químicos já conseguiram agir e a sujeira está dissolvida. Utilize a bucha do lado macio para esfregar nas grades de inox ou alumínio e paredes do forno.

Tome cuidado com a quantidade de líquido para higienizar os fornos: se derramar água nessa parte interna, o seu funcionamento será comprometido.

7° Passo — Seque toda a umidade e monte o fogão novamente

Use as folhas de papel e flanelas limpas para secar a água impura acumula sobre o fogão e fornos. Posteriormente, coloque as bocas, tampas e grades para deixá-lo pronto para uso.

Com o fogão limpo e livre de gordura e sujeira, você garante mais tempo de vida útil e, claro, higiene, um aspecto fundamental para uma cozinha que preza pela excelência e cumpre com os protocolos de higiene sanitária para preparar alimentos ao público.

Em seguida, limpe a pia e os balcões que você utilizou para colocar os produtos — assim, não dá tempo da gordura se alocar em outro lugar.

Dica extra: cuide das coifas e exaustores

Vale dizer, não é só o fogão que fica com sujeira em uma cozinha, as coifas e exaustores nas também acumulam bastante impureza e, é claro, a limpeza e manutenção é fundamental.

Confira nosso conteúdo sobre como limpar coifa: cuidados básicos com exaustores, estas dicas ajudarão a manter a sua cozinha brilhando.

O que achou deste conteúdo? Deixe um comentário com a sua opinião ou dúvida, nós teremos o prazer em te ouvir. Além disso, envie esse artigo para outras pessoas que, assim como você, querem saber como limpar fogão industrial.

Leia também:

Como limpar chapa de lanche

Como limpar produtos de aço inox

Deixe um comentário