Você sonha em abrir seu próprio negócio, tem ideias criativas e espírito empreendedor, mas faltam recursos para alugar ou comprar um espaço para tocar sua empresa? Se a resposta for “sim”, saiba que investir em negócios ambulantes pode ser uma excelente alternativa.

Muitas pessoas conseguem obter êxito investindo no setor de vendas ambulantes. Embora esteja crescendo, a área ainda tem muito espaço para novos empreendedores, principalmente aqueles que são dedicados e têm vontade de prosperar.

Se você ainda tão está convencido de que apostar nos negócios ambulantes pode ser uma boa opção para realizar seus sonhos, listamos algumas vantagens que eles oferecem. Continue a leitura e confira!

Oportunidades de ganhos financeiros maiores

Os negócios ambulantes tendem a ser mais lucrativos do que as empresas com endereço fixo. Isso se justifica pelo fato de que o empreendedor pode levar seus produtos para os locais onde as pessoas estão.

Se você tem um food truck, por exemplo, não precisa permanecer sempre no mesmo ponto para vender seus petiscos. É possível explorar novos bairros e regiões da cidade, verificando o movimento do público em cada um deles e atraindo novos fregueses.

Além disso, você pode participar de eventos que acontecem no seu município e nos arredores, bem como aproveitar os finais de semana para comercializar os produtos em praças, parques e outros locais em que há concentração de pessoas. Outra possibilidade é investir em programações fechadas, como comemorações de empresas, festas de aniversário e casamentos ao ar livre, entre outras tantas oportunidades.

Menor investimento em infraestrutura

Embora seja necessário contar com equipamentos de boa qualidade para produzir suas mercadorias e um veículo para se locomover, o investimento em infraestrutura é bem menor do que se tivesse um ponto fixo.

Quando você vende cachorro-quente em um carrinho na rua, por exemplo, não precisa investir muito para tocar o negócio. Mas, se houvesse um espaço destinado a isso, além do aluguel, seria preciso gastar com mobiliário, reformas para adequar a edificação a todas as normas de segurança, decoração, iluminação etc.

No caso do ambulante, boa parte desses gastos é evitada. Embora seja necessário manter certos cuidados, como com a preservação, um correto congelamento e a validade dos alimentos, a infraestrutura do negócio é bem mais simples.

Pouca burocracia para abrir os negócios ambulantes

Ainda falando sobre infraestrutura, é importante destacar que a regulamentação de negócios ambulantes costuma ser mais simples do que a de outras empresas. Isso se justifica porque uma grande quantidade dos profissionais que atende nessa modalidade pode ser enquadrada no regime de microempreendedor individual (MEI).

Mas vale lembrar que cada município tem regras próprias e legislações específicas para o trabalho dos ambulantes. Por isso, antes de iniciar seu negócio, convém entrar em contato com a prefeitura da sua cidade e se informar sobre como é possível tocá-lo de forma correta, sem cometer erros ou passar por cima das leis.

Na maioria dos casos, principalmente quando alimentos estão envolvidos, é necessário que o negócio ambulante passe por uma inspeção. Assim, ele terá a autorização do setor de vigilância sanitária para funcionar.

Mercado em crescimento

Parte dos negócios ambulantes está voltada à área de alimentação — o que é muito bom, pois esse mercado está em constante crescimento. A justificativa é que as pessoas não vão parar de comer, logo, mesmo em períodos de crise financeira, elas podem cortar outros gastos, mas não aqueles referentes à alimentação.

Além disso, uma pesquisa desenvolvida pelo IBGE e publicada pela revista Exame mostra que 34% dos brasileiros têm o hábito de gastar com alimentação fora do lar. Esse número é muito alto e, portanto, animador para quem deseja investir na área.

Com o mercado expansão, você tem uma garantia maior de que seu novo negócio seja um sucesso e tenha público para consumir aquilo que está comercializando.

Mais tempo e qualidade de vida

Ser dono de um empreendimento não significa que você trabalhará menos ou estará livre de uma rotina muito corrida. Pelo contrário: será preciso dispor de bastante tempo para sua empresa, trabalhando principalmente durante o período da noite e aos finais de semana ou feriados, que costumam ser dias de boa movimentação para o comércio ambulante.

Apesar disso, o empreendedor terá mais tempo para as atividades pessoais que garantem sua qualidade de vida. Você vai ter disponibilidade para, por exemplo, momentos de lazer, ir à academia, buscar os filhos na escola, passear e consultar médicos (entre outras questões que acabam sendo deixadas de lado quando trabalhamos em horário comercial).

Satisfação pessoal

É bastante comum que os funcionários das empresas se sintam frustrados por verem o dinheiro entrando, mas não perceberem um ganho de benefícios, como o aumento do salário ou a garantia de melhores condições de trabalho.

Já ao tocar seu próprio negócio, todos os ganhos serão para você — e isso é motivo de satisfação pessoal. Os lucros passam a ser somente seus (e de mais ninguém), sendo que você poderá ficar bastante orgulhoso a cada passo dado e a cada nova conquista.

Garantia dos direitos trabalhistas

Quem pensa em abrir um negócio e deixar de lado a vida de funcionário geralmente se preocupa com uma possível perda dos direitos trabalhistas. Mas isso não acontecerá, pois você terá grande parte desses recursos se assumir o compromisso de continuar pagando a Previdência Social por conta própria.

É claro que nem todos os direitos podem ser mantidos, como o décimo terceiro salário e as férias remuneradas, mas outros (como o auxílio-doença e a aposentadoria) ainda serão assegurados à pessoa. No caso das mulheres, também é garantido o recebimento dos meses referentes à licença-maternidade se elas tiverem filhos no período em que estão empreendendo.

E então, está esperando o que para investir nos negócios ambulantes, tendo a valorização pessoal e a lucratividade que sempre buscou? Não perca a oportunidade de realizar seu sonho!

Já tem ideia de que tipo de negócio pretende abrir? Ficou com alguma dúvida em específico ou tem sugestões para os demais leitores? Então, deixe um comentário! Sua opinião é sempre relevante para nós.

 

Powered by Rock Convert