Começar um negócio e abrir o próprio bar é o sonho de muita gente. Porém, para fazer isso da maneira correta, você precisa de muito planejamento e saber quais são os passos fundamentais.
Um bar pode ser uma opção muito rentável, já que aqui no Brasil há uma cultura forte de happy hour, principalmente aos finais de semana. Além disso, após o período mais severo da pandemia de Covid-19, esse tipo de estabelecimento está começando a se recuperar, como mostra o Sebrae.
Existem muitos fatores a se considerar quando se trata de montar um bar. Tudo depende de quanto você pretende e pode investir.
Veja alguns passos essenciais:
1. Invista em equipamentos de qualidade
Monte uma cozinha equipada com utensílios de qualidade para os funcionários entregarem pratos bem preparados e no tempo adequado para que as pessoas fiquem satisfeitas. Por exemplo, uma fritadeira elétrica industrial e é essencial para o preparo de porções.
Os equipamentos para bebidas frias, como cervejas e refrigerantes também não podem faltar. Nesse caso, invista em refrigeradores comerciais, cervejeiras e freezers potentes para servir bebidas sempre bem geladas.
Se decidir vender chopp, uma chopeira de qualidade é fundamental. E para caipirinhas e drinks destilados, uma máquina de gelo pode ser um ótimo investimento.
Às vezes, montar um disk cerveja antes de ter um espaço aberto ao público pode ser uma boa opção para conhecer o mercado.
2. Defina o seu público-alvo
É muito importante definir o público que você quer atingir. Qualquer negócio precisa ser direcionado para uma clientela específica para ter sucesso.
Não dá para simplesmente querer alcançar todo mundo. Há uma frase no mundo do empreendedorismo que diz: “quem quer vender para todo mundo, não vende para ninguém”. Ou seja, planeje o seu estabelecimento conforme o nicho do mercado que deseja atingir.
Então, é muito importante levar esse fator em conta. Nesse caso, é muito interessante fazer uma pesquisa de mercado antes de iniciar. Por exemplo, em alguns tipos de estabelecimento ter uma cervejeira é muito mais importante do que em outros.
3. Considere o tamanho do seu bar
Um ponto essencial é avaliar qual será o tamanho do estabelecimento. Pense no espaço e no quanto você pode investir para alugar uma loja ou construir. Além disso, considere qual será a demanda na hora de montar uma cozinha industrial.
A partir disso, é possível otimizar os processos na hora de preparar porções e drinks. Ou seja, com o planejamento correto, não há desperdício ou falta de espaço.
Outro ponto importante é o fato de que definir a capacidade de público impacta no pré-preparo, compras de insumos e por aí vai.
4. Escolha o estilo do estabelecimento
A decoração é outro aspecto relevante. Quando as pessoas saem para relaxar e se divertir, elas procuram por um lugar aconchegante, agradável, que converse com o seu estilo.
Essa dica está diretamente ligada ao público-alvo. Então, a partir do nicho do mercado que você decidir atender, elabore o estilo do seu estabelecimento. Isso vai desde a decoração, cardápio, identidade visual e equipamentos.
Por exemplo, um wine bar precisa de uma adega climatizada para atender aos clientes da melhor forma possível.
5. Tenha um planejamento financeiro
Ter um planejamento financeiro é fundamental para qualquer tipo de negócio. O lucro não virá logo nos primeiros meses, já que no começo você estará recuperando o que foi investido.
Por isso, guardar uma parte do dinheiro para eventuais imprevistos é imprescindível.
A contratação de funcionários também entrará nessa variável. Talvez seja um dos principais gastos no início, porque você precisará pagar os salários já no primeiro mês, sem ter a margem de lucro calculada corretamente.
Mas para que o seu bar tenha sucesso, não dá para abrir mão dos colaboradores. Portanto, contrate profissionais de cozinha e garçons suficientes para atender a demanda de clientes esperada.
Outro ponto importante é ter equipamentos que sejam econômicos e eficientes. Por exemplo, em outro conteúdo, falamos dos melhores freezers verticais, os quais são muito importantes para o seu bar!
6. Garanta uma infraestrutura de qualidade
A infraestrutura é muito importante! O público valoriza conforto e bem-estar. Assim, busque sempre oferecer o melhor a seus clientes, como assentos e mesas confortáveis, ar condicionado, banheiros acessíveis e higienizados.
Quanto à parte dos equipamentos da cozinha, é essencial comprar uma mesa de inox confiável. Assim, todos os pré-preparos e finalizações acontecerão de forma otimizada e prática.
7. Planeje o cardápio
Os pratos e petiscos servidos serão cruciais para o sucesso do bar. O brasileiro ama comer, ainda mais com o acompanhamento de um bom chopp ou uma cerveja estupidamente gelada.
Por via de regra, as frituras são campeãs, por isso, porções em geral não podem ficar de fora do cardápio. Além disso, para conquistar a clientela você pode investir em combos específicos para o seu público-alvo.
Com o tempo, é possível recorrer a alguns pratos pensados especialmente para os seus fregueses. Em algumas situações, ter um cardápio sazonal pode manter o estabelecimento ativo em diferentes épocas do ano.
8. Treine sua equipe
O atendimento de qualidade é imprescindível para qualquer estabelecimento. Os clientes só irão retornar se forem bem tratados, não é mesmo?
Em vista disso, é legal oferecer treinamentos e palestras para a sua equipe para que seja criado um padrão de atendimento. Veja nosso post sobre como preparar seus garçons em nosso conteúdo especial sobre o assunto!
9. Estude a concorrência
Estudar os concorrentes diretos é muito importante para entender os erros, acertos e o que é possível reproduzir no seu estabelecimento. De modo geral, evite comparar seu bar com franquias grandes ou concorrentes que não são do seu nicho.
Por exemplo, quem quer abrir um boteco tradicional não deve comparar o estabelecimento com um pub irlandês ou um bar de esportes. De qualquer maneira, entender como lidar com a concorrência é uma excelente maneira de se destacar desde o início do estabelecimento.
10. Decida a localização correta
Outro ponto muito importante é a localização. Durante a fase de estudos, antes de abrir o bar — com pouco ou muito dinheiro —, defina qual o bairro mais lucrativo para você.
Em várias cidades do Brasil há uma rua ou região mais conhecida pela variedade de bares e botecos. Às vezes, o seu pode ser mais um nessa porção da cidade e pode ser difícil para se destacar.
Por conta disso, coloque na ponta do lápis quais são as suas prioridades, objetivos e orçamento para definir qual será a localização do seu estabelecimento.
Está gostando deste conteúdo? Por aqui nós damos várias dicas para empreendedores no ramo da alimentação. Por exemplo, veja quais são os tipos de refrigeradores para restaurantes e bares e entenda quais são os melhores para você.
11. Fique atento à documentação
Para finalizar, falaremos de algo pouco comentado por aí: a parte burocrática de abrir um estabelecimento. Por aqui, já falamos sobre como patentear uma marca e quais os passos para fazer isso. Além de ser importante para documentações, te protege de possíveis plágios.
Outros pontos importantes são as legislações específicas para bares e restaurantes. Por exemplo, a lei antifumo, de 1996, que proíbe o uso de cigarros em ambientes públicos e fechados.
Além disso, há a Lei 8069/1990, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e a Resolução RDC n.º 216 da Anvisa, que determina as boas práticas para serviços de alimentação.
E aí, gostou das nossas dicas para abrir um bar? Montar o próprio negócio pode ser complexo, no entanto, é muito gratificante, já que o lucro a médio prazo é capaz de surpreender.
Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse outros posts que estão disponíveis aqui no nosso blog. Por exemplo, veja qual é a temperatura ideal para servir cada bebida no seu estabelecimento!