Veja algumas ideias criativas para supermercado: dicas Castellmaq!

A criatividade é uma das características fundamentais para o sucesso de qualquer rede de supermercados. Afinal, impulsionar as vendas do negócio é uma constante motivação para gestores e donos de comércio. Nesse caso, não poderia ser diferente!

Com ideias criativas para supermercado, é possível alavancar os lucros do comércio sem precisar investir muito, o que aumenta ainda mais a margem de retorno ao empresário. Além disso, o consumidor final também se agrada com mudanças de layout, promoções e afins.

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um post especial somente com dicas e ideias criativas para você dar um up nos negócios do seu super, hiper ou minimercado. O melhor de tudo é que são dicas simples, mas totalmente efetivas.

Acompanhe a leitura e receba dicas para promoções, decoração e utilidades! Veja:

Ideias para promoção em supermercado

Ofertas relâmpago

A primeira ideia da nossa lista é, na verdade, uma velha conhecida dos comerciantes, as ofertas relâmpago. É sempre bom lembrar o quão importante é essa prática – e é por isso que ela tem feito sucesso desde muito tempo – em vários aspectos.

Com as ofertas relâmpago é possível estimular o giro dos produtos, queimar os estoques dos produtos que estão parados, estimular a venda durante os períodos sazonais e, sobretudo, alavancar as vendas como um todo.

O ideal é fazer as ofertas relâmpagos em diferentes gôndolas de diferentes setores – assim, o cliente se sente motivado a percorrer os corredores e adquirir mesmo os produtos que não estejam em promoção.

Promoções com os bônus dos fornecedores

Sabe quando os fornecedores lançam produtos novos e liberam uma certa quantia para os comércios ou simplesmente disponibilizam uma sobra na distribuição? Essas mercadorias podem ser usadas como incentivo às vendas.

Isso porque você pode estabelecer inúmeros tipos de promoções diferentes com os produtos, tais como:

  • Compre um e leve outro;
  • Adquira um produto da marca X e ganhe outro da marca Y (o bônus);
  • Na compra do produto X mais alguns centavos, leve o produto Y;
  • Compre X e pague por Y.

Tendo em vista que não houve gastos com os produtos, além de fidelizar o cliente, você ainda não gasta nada do orçamento do supermercado.

Explore a psicologia dos preços

Outro clássico entre as táticas de venda, a psicologia dos preços é uma prática já bastante aplicada em muitos, se não todos, os supermercados. Consiste, basicamente, em fazer aproximações de preços que levem o cliente a entendê-los como descontos.

Por exemplo, um produto que custe 9,99 é, aos olhos do cliente, mais barato do que caso ele custasse 10 reais. A explicação está no fato de que os consumidores tendem a associar o 9,99 mais ao 9 do que ao 10 – ou seja, desconto!

É uma ótima maneira de gerar mais vendas, porém recomendamos parcimônia, uma vez que o excesso de precificação desse tipo pode ser prejudicial ao seu negócio. 

Aliás, caso queira saber mais sobre gestão e precificação, já falamos tudo sobre ele aqui no blog.

Dicas de decoração: alavanque seu comércio

Capriche nos cartazes

Hoje em dia, a decoração é uma preocupação de muitos donos de supermercado, e com razão, pois é mais sabido que o layout, a disposição dos produtos e os elementos criativos e chamativos fazem toda a diferença.

Então, para fidelizar o máximo de clientes e impulsionar suas vendas, foque, também na decoração, inclusive dos cartazes. Um bom cartaz precisa ser simples, objetivo e informativo.

Destaque o preço em uma cor diferente e capriche na letra – se possível, selecione um funcionário que tenha uma boa caligrafia ou contrate um profissional para fazer a arte dos cartazes internos e internos dos mercados.

Evidenciar as promoções, os preços e as informações úteis por meio de cartazes é uma forma de atrair o consumidor, mas também de demonstrar preocupação para com ele. 

Faça montagens com os produtos

Quem não gosta de uma escultura feita de frutas no meio da seção de hortifruti, ou de uma montagem criativa com caixas de bombons, toalhas ou algo do tipo? Esse tipo de coisa causa impacto visual e chama muito a atenção do cliente.

Por isso, as montagens/esculturas de produtos são uma ideia simples, criativa e que não demanda muito tempo dos funcionários. O resultado, no entanto, é certeiro: vendas e lucros! 

A iluminação também importa

A luz serve não apenas para iluminar os produtos e facilitar a visualização das mercadorias nas gôndolas, mas também pode ser utilizada para criar ambientações que tragam sensações do cliente. Trata-se do chamado marketing sensorial.

A luz branca e fria, por exemplo, causa desconforto visual e pode incomodar o consumidor, trazendo-lhe sensações de angústia e inquietude. Por, adaptar a iluminação do ambiente do mercado de forma criativa e eficiente é a solução.

Opte por lâmpadas de LED com uma temperatura agradável aos olhos: o ideal é que ela não seja muito branca, mas também não muito amarela, já que isso dificulta a visualização da mercadoria. Spots e trilhos também são bem-vindos.

Dicas úteis para mercados para se inspirar

A internet é sua melhor amiga!

Promover-se nas redes sociais é uma prática que vem sido adotada por muitas redes de supermercado hoje em dia, as quais têm obtido grande sucesso na divulgação e captação de novos potenciais clientes.

Por isso, trazer o ambiente virtual para dentro do espaço físico do seu mercado é uma ótima oportunidade para se diferenciar dos concorrentes: trocadilhos, memes, hashtags, referências a conteúdos virais – tudo feito de forma leve e criativa para chamar a atenção do cliente.

Estimule as sensações dos clientes

Seguindo a linha do marketing sensorial aplicado ao contexto de vendas em supermercado, que tal aproveitar a aromatização para cativar consumidores, criando-lhes sensações agradáveis e prazerosas?

O cheiro natural de algumas frutas e flores já é agradável por si só, mas não necessariamente cativam os clientes. Uma dica é fazer o uso de borrifadores estrategicamente posicionados na entrada, nos caixas e em algumas seções específicas.

Seja adepto do som ambiente

Todas as dicas sensoriais têm como objetivo criar um ambiente que seja confortável, agradável e atraente ao consumidor. Então, nesse sentido, aposte no som ambiente entre os avisos nos alto-falantes do supermercado.

Durante a manhã, dê preferência aos sons mais calmos, instrumentais ou orquestrais. Pela tarde, algo mais animado que sirva como fonte de estímulo e, à noite, retorne aos sons ambientes mais tranquilos. Assim, você consegue influenciar as emoções do cliente por meio da música.

Tenha um sistema de automação

Muito mais prática que criativa, a última dica da nossa lista de ideias para supermercado é o investimento em um sistema de automação para comércios, um dos fatores fundamentais para o controle e a gestão de qualquer negócio.

Com um software de gestão, você consegue saber sobre as vendas, os estoques e fazer inventários que permitem o planejamento das ações estratégicas como promoções, queimas de estoque e muito mais.

A junção de uma fonte de gestão competente e automatizada e das ideias criativas são a garantia de ter um negócio próspero e bem gerido.

Gostou das nossas dicas? Aqui no blog tem mais dicas, ideias, conselhos e mais conteúdos sobre o universo da gestão comercial toda semana – não deixe de conferir e seguir a Castellmaq nas redes. Até a próxima postagem!

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