Uma das maiores dúvidas de quem trabalha na produção de lanches é sobre a limpeza do equipamento. Afinal, como limpar a chapa de lanche para mantê-la sempre higienizada e própria para o preparo de alimentos com qualidade?

A limpeza é um aspecto fundamental para quem deseja se destacar perante a concorrência. Portanto, acompanhe o post de hoje e saiba tudo sobre o assunto! 

Por que manter a chapa de lanche constantemente higienizada?

Todo profissional deve prezar pela higiene e bom aspecto de suas ferramentas de trabalho. Para quem trabalha com alimentos, então, esse cuidado deve ser redobrado para que o produto oferecido mantenha o nível de qualidade esperado pelos clientes.

Um dos principais aspectos pelo qual o consumidor se preocupa, antes de escolher comer em um estabelecimento, é se o lugar é “limpinho”. Pode ser o mais simples que for, se ele vir que é tudo higienizado, certamente vai querer frequentar. 

Para os estabelecimentos e carrinhos de lanche, essa preocupação parece ser ainda maior. Existe bastante concorrência e, por isso, a higiene é um fator de destaque.

Os equipamentos que ficam em contato direto com o alimento precisam estar sempre impecáveis, como é o caso da chapa de lanche. São vários aspectos que tornam essa uma tarefa obrigatória.

Veja por que manter a chapa sempre limpa:

1- Aumenta a vida útil do equipamento

O acúmulo de gordura e resíduos de alimentos na chapa diminuem consideravelmente a vida útil do aparelho. Isso faz com que o material enferruje ou simplesmente crie crostas que deterioram a máquina e colocam seu uso em risco. Por isso, o ideal é limpar muito bem depois de usá-la e evitar ao máximo qualquer acúmulo de sujeira. 

2- O lanche não pega gosto de outros alimentos

Após o preparo de cada lanche, é importante fazer uma limpeza básica para que um alimento não pegue o gosto do outro. Imagine fazer um lanche vegetariano e, sem querer, acrescentar um pedaço de bacon que estava na chapa. Esse pode ser um problema enorme para a empresa. 

3- Você garante a saúde dos seus clientes e evita problemas com a Vigilância Sanitária 

Os resíduos juntam bactérias, germes e, consequentemente, podem infectar o alimento. A falta de cuidado é capaz de causar problemas para a saúde do consumidor, como infecções e intoxicações alimentares. 

Além disso, se você receber uma visita da Vigilância Sanitária e ela considerar que você está colocando em risco a segurança de seus clientes, seu estabelecimento pode levar uma advertência ou ter complicações maiores. Portanto, evite esse problema mantendo tudo limpinho na sua cozinha. 

Quando e como limpar a chapa de lanche

É imprescindível fazer uma limpeza antes do primeiro uso, após cada expediente, semanalmente e mensalmente. Veja como.

Antes do primeiro uso

Se sua chapa é novinha em folha, é importante limpar antes do primeiro uso para remover os produtos químicos utilizados na fabricação. É muito simples, veja:

  • Aqueça a superfície em 175ºC;
  • Aplique uma fina camada de gordura, como óleo vegetal, na superfície e deixe esquentar por alguns minutinhos. Isso irá esterilizar o equipamento, queimando os vestígios de produtos químicos utilizados na fábrica, que poderiam contaminar a comida.  Faça isso com um pano absorvente ou papel toalha. 
  • Repita o processo e limpe o óleo.  

Após cada expediente 

  • Com uma espátula, raspe todo o resíduo para o local reservado à gordura e o esvazie; 
  • Com a superfície quente, despeje água fria com bicarbonato, limão, vinagre ou um produto específico e deixe agir por alguns minutos, pois eles possuem propriedades ácidas que deixam os resíduos soltos da superfície. 
  • Utilize uma lã de aço para remover a sujeira amolecida e enxágue. 

Uma vez por semana

Utilize uma pedra-pomes para polir a chapa – ela lustre e deixa a superfície espelhada. A rotina semanal é essencial para manter a chapa brilhando e com aspecto de nova.

Uma vez por mês 

  • Averigue, mensalmente, se debaixo do equipamento o respiradouro não está sendo bloqueado com lubrificante, uma vez que isso pode causar problemas no aquecimento. 
  • Limpe esse orifício pelo menos uma vez por mês para garantir vida útil longa ao seu instrumento de trabalho.  

Como limpar a chapa de lanche enferrujada

Alguns problemas ocasionados pela falta de limpeza frequente é o aparecimento de marcas de ferrugem. Isso é, basicamente, o resultado da oxidação do ferro em contato com o oxigênio presente na água ou no ar.

Para evitar que isso aconteça, você pode, após a limpeza, passar uma leve camada de óleo para cobrir a superfície e barrar o contato com o oxigênio, como se fosse uma cama protetora. 

Se a sua chapa já estiver enferrujada, é possível reverter a situação, se for um caso simples. Para isso, existe um produto de fácil acesso e muito eficiente: o vinagre branco.

Deixe o vinagre agir sobre a superfície por um tempo e, quando vir que começou a fazer efeito, remova com um pano limpo. 

Lembre-se que consumir esse componente pode causar danos à saúde, por isso, é importantíssimo manter seu instrumento sempre livre de oxidações. 

Se, por acaso, não for possível eliminar os sinais de ferrugem, a melhor alternativa é investir em uma chapa nova. 

Onde comprar uma chapa de qualidade 

Adquirir um equipamento de boa procedência é essencial para produzir alimentos com boa qualidade. Na Castellmaq, você encontra as melhores marcas de chapas para lanches, para quem pretende abrir uma hamburgueria ou lanchonete. 

Temos chapeiras e sanduicheiras de tamanhos diferenciados, para diferentes necessidades. Não deixe de conferir! 

Powered by Rock Convert