O objetivo de qualquer empreendedor é sempre crescer e conquistar cada vez mais espaço no mercado, obter reconhecimento para sua marca e prestar um serviço de qualidade. No ramo dos restaurantes, essa meta é atingida de forma prática com a expansão. Entretanto, pode surgir a dúvida: como abrir filiais e construir uma rede de lojas?

O principal benefício de expandir é difundir e fortalecer sua marca. Ao atingir um número maior de pessoas, você conquista notoriedade e respeito no mercado. Além disso, torna seus produtos mais acessíveis ao clientes em diferentes regiões, seja da cidade, do estado ou até mesmo do país.

No caso de restaurantes, proporcionar ao seu público a oportunidade de encontrar lojas em diferentes bairros da cidade aumenta o engajamento com a sua marca e auxilia na fidelização da clientela. Caso a sua ação seja mais ousada e você deseje fixar um ponto em outra região do estado ou do Brasil, é necessário ter muita cautela.

Vivemos em um país cheio de particularidades e regionalismos, e a fórmula de sucesso no sudeste pode ser diferente da fórmula de sucesso no norte, por exemplo. No entanto, isso não deve desanimá-lo. Com estudo é possível crescer e alcançar o sucesso.

Quer saber como abrir filiais de restaurante com segurança? Listamos algumas dicas importantes neste post. Confira!

Faça um bom planejamento

Se você está considerando abrir filiais do seu restaurante, foque no planejamento. Esse é o primeiro passo para obter sucesso. É necessário que você tenha controle pleno da sua loja já em funcionamento, conheça todos os números e saiba exatamente qual é seu custo mensal com fornecedores e funcionários, bem como o seu faturamento.

Saiba ainda quanto você tem para investir na nova loja, qual será seu capital de giro, com quanto tempo terá o retorno do investimento, entre outras questões financeiras que precisam ser estudadas.

É muito importante que você faça tudo com calma e dê um passo de cada vez para garantir que a qualidade do seu serviço seja constante. Vivemos em um mundo conectado, em que os clientes são cada vez mais exigentes e ativos. Por isso, planeje para poder oferecer a eles uma boa experiência e garantir que eles não somente voltarão, mas trarão amigos e familiares para o seu estabelecimento.

Pesquise sobre os aspectos legais

Passada a etapa do planejamento, é necessário cuidar dos aspectos legais que envolvem a abertura de uma filial. Você precisa analisar o contrato social do restaurante para averiguar se ele permite a criação de filiais.

Caso a resposta seja negativa, é necessário fazer uma alteração no contrato antes de dar seguimento à abertura da filial. Caso a resposta seja positiva, é hora de agir. O primeiro passo é procurar a junta comercial estadual.

Caso a abertura seja no mesmo estado da matriz, é preciso reunir documentos como requerimento de arquivamento, contrato social alterado ou autorização de criação com as assinaturas dos administradores da matriz, Ficha de Cadastro Nacional (FCN), além dos comprovantes dos pagamentos das taxas do serviço de registro.

Já se seu desejo for abrir a filial em um estado diferente, é necessário anexar aos documentos citados acima a certidão da junta comercial do estado da matriz.

Estude o local do novo empreendimento

Além de cuidar do planejamento e dos aspectos legais, é necessário estudar o novo local do empreendimento. Definir a localização é importante, pois uma escolha errada nesse quesito representa muito prejuízo.

Por isso, estude bem o terreno que deseja adquirir ou alugar, avalie a concorrência já fixada no local, qual é o público que mora ou trabalha na região, entre outros aspectos relevantes para a escolha do lugar certo.

Mantenha o padrão

Se você deseja expandir seus negócios, é sinal de que vem obtendo sucesso — que é resultado de uma combinação de fatores, como ideia inovadora, atenção aos clientes, serviço de qualidade, bom ponto comercial, entre outros.

Em um restaurante isso fica evidente diante das mesas cheias ou do alto índice de pedidos delivery. Se você batalhou muito para fortalecer a sua marca e já é sinônimo de boa comida, bom atendimento e preço que garante o custo-beneficio que seus clientes desejam, mantenha o padrão.

É necessário apostar nas mesmas ferramentas para conquistar cada vez mais clientes e oferecer o mesmo serviço aos seus consumidores habituais, independentemente da loja em que eles estiverem. Isso ajuda a fortalecer sua marca de maneira segura e consciente.

Permitir que seu público tenha um serviço diferente ou uma comida com qualidade inferior de loja para loja é extremamente prejudicial, pois a padronização garante o profissionalismo e a satisfação dele.

Tenha um sistema de gestão eficiente

É necessário reproduzir na filial toda a experiência de sucesso vivenciada pela matriz. Por isso, contar com um sistema de gestão eficiente é crucial. É necessário treinar bem todos os funcionários, desde garçons até a equipe de cozinha.

Manter o índice de qualidade, a padronização de metodologias, os aspectos de decoração e a logística depende de uma gestão eficiente.

Como as lojas estarão separadas fisicamente, é necessário investir na tecnologia para garantir o controle de ambas simultaneamente. Automatizar a gestão auxilia nos processos, na resposta rápida a eventuais problemas e na resolução de crises que porventura surgirem.

Isso também permite o acompanhamento diário e constante de fatores como qualidade do serviço, taxa de ocupação da loja, controle de estoque, compras, faturamento, entre outros.

Se você está pensando em abrir filiais de restaurante é por que está obtendo sucesso. Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, e se o seu negócio está em fase de expansão, parabéns! Entretanto, não deixe de seguir as dicas que listamos acima para obter sucesso com a filial.

Aposte no planejamento, não descuide dos aspectos legais, mantenha o seu padrão de qualidade, invista em bons equipamentos, capacite bem seus funcionários, adote um sistema de gestão eficiente, estude bastante o novo local do empreendimento e as questões correlatas.

Ficou com alguma dúvida ou quer contar um pouco da sua experiência no ramo de restaurantes e de que maneira decidiu investir em filiais ou quais são seus receios para tomar esse passo tão importante? Deixe um comentário!

Powered by Rock Convert