Quais são as suas estratégias para aumentar o lucro do restaurante? Há diversas oportunidades para otimizar a gestão do negócio, garantindo mais investimentos e aumento na qualidade do serviço. Dessa forma, atrair e fidelizar seus clientes se torna mais fácil.

Se você está em busca dessas alternativas, nosso post vai te ajudar bastante. Vamos mostrar 7 dicas para que você construa um negócio ainda mais lucrativo. Confira!

Como aumentar o lucro do restaurante?

1. Ofereça um atendimento de excelência

Oferecer um atendimento de qualidade é fundamental se o seu desejo é aumentar o lucro do restaurante. Você pode criar um cardápio bem atrativo, contar com profissionais experientes e oferecer pratos deliciosos, mas, se o atendimento ao público não for de qualidade, todos os esforços serão colocados em risco.

Ir a um restaurante deve ser uma experiência agradável, um momento a ser lembrado com felicidade. E tudo começa muito antes do cliente experimentar um de seus pratos. Ao buscar uma informação sobre o estabelecimento na internet, ou na ligação telefônica para reservar uma mesa, todos os pontos de contato da pessoa com o restaurante devem ser pensados e planejados para agradar.

Trate todos os clientes como eles merecem, não importa se estão ali para um almoço, jantar ou só de passagem, sem que façam qualquer tipo de consumo. Demonstre simpatia e se coloque à disposição para oferecer um momento agradável.

2. Invista em uma boa decoração

decoração interna e externa do seu restaurante terá um grande impacto na experiência do cliente. Se o ambiente for aconchegante e prazeroso, os consumidores se sentirão mais felizes, passando um tempo maior dentro do estabelecimento — o que possibilitará um aumento nos pedidos.

O ambiente externo pode atrair a atenção de uma pessoa que passa em frente ao local, levando-a a conhecer o estabelecimento. Além disso, a decoração faz parte da identidade da marca. E o espaço físico deve seguir aquilo que se deseja transmitir.

3. Tenha uma equipe totalmente preparada

A equipe pode fazer toda a diferença no lucro de um negócio. Desde a pessoa responsável por receber os clientes no restaurante até o chef de cozinha, todos são peças fundamentais para o sucesso do empreendimento.

Por isso, é muito importante manter o time bem treinado e capacitado, orientando-os e tirando as dúvidas que possam surgir. Os funcionários que terão contato direto com o cliente devem estar familiarizados com o cardápio para passar todas as informações necessárias, levando-o a escolher aquilo que mais lhe agradará.

Então, mantenha sua equipe sempre atualizada quanto às novidades do cardápio e às opções já existentes. Ela deve ser capaz de indicar os melhores pratos e drinks (a partir das informações passadas pelo público).

4. Planeje promoções

Oferecer promoções é uma boa forma de aumentar o lucro do restaurante. Você pode atrair novos consumidores, convidar aqueles que já conhecem o estabelecimento para voltar e até mesmo aumentar o valor médio dos pedidos.

Para ter sucesso nessa estratégia, é preciso pensar em ações criativas, que realmente chamem a atenção do público. As datas festivas podem ser boas opções. Cupons de desconto e itens grátis no cardápio, como uma sobremesa, podem fazer a diferença no faturamento.

5. Use a tecnologia a seu favor

O papel da tecnologia é melhorar nossas vidas — e, nos negócios, podemos e devemos utilizá-la para gerar uma melhor experiência ao cliente. Muitos restaurantes já entenderam isso e começaram a colher os frutos.

Você pode usar a tecnologia a seu favor em vários pontos. Os equipamentos de automação, que agilizam os processos e garantem uma gestão otimizada, são alguns dos exemplos. Há também aprimorados equipamentos para a cozinha, que ajudam os responsáveis a entregar alimentos de qualidade para a clientela. 

6. Transforme problemas em oportunidades

Gerir um restaurante pode ser um grande desafio, e você deve estar preparado para enfrentar os imprevistos. Um prato que demora a ser servido, uma reclamação do cliente, a demora no fechamento de uma conta, uma fila de espera… Todos esses pontos devem ser planejados para que não aconteçam, mas sabemos que, infelizmente, podem ocorrer.

Então, o ideal é que você saiba transformar esses problemas em oportunidades. Para isso, tenha muita atenção com seu público. Em caso de alguma inconveniência gerada, vá até seu cliente, explique o motivo e ofereça uma opção. Mostrar-se à disposição pode transformar uma situação que tinha tudo para ser ruim em uma chance para fidelizar o consumidor.

7. Invista na web

Hoje, não é mais possível manter a sua empresa com um bom faturamento se ela não está presente na internet. Mesmo que o seu negócio seja local, como um restaurante, criar um site pode oferecer diversos benefícios.

Quando você está procurando por uma opção para um jantar, por exemplo, não é comum usar sites de pesquisa (como o Google) para encontrar as melhores opções? É possível avaliar aquilo que cada restaurante oferece, observar os pratos e as bebidas, analisar os depoimentos dos clientes e obter dados como localização, horário de funcionamento ou até reservas de mesa.

Outro ponto é que, no ambiente digital, as ações para divulgação têm maior alcance e menor custo do que o marketing offline. Por isso, crie um site e promova o seu restaurante na web, aumentando a clientela, trazendo maior credibilidade ao estabelecimento e gerando maior lucro.

Vamos aplicar as dicas?

Como vimos neste artigo, as opções para aumentar o faturamento do restaurante são muitas. Ofereça um atendimento de qualidade, com profissionais capacitados e treinados para acolher bem seus clientes e criar momentos agradáveis.

Invista em uma boa decoração, criando um ambiente aconchegante. Prepare sua equipe e forneça treinamentos para que possam atender ao público da melhor maneira possível.

Além disso, crie promoções que atraiam novos consumidores e ajudem a fidelizar os clientes. Utilize a tecnologia para melhorar a experiência, facilitar a gestão, melhorar a qualidade dos produtos e obter maiores lucros. Esteja sempre pronto para transformar os imprevistos em grandes oportunidades, colocando-se à disposição de seus convidados.

E, por último, esteja presente na web. Mesmo com um negócio local, é importante disponibilizar um canal online para atrair consumidores e mostrar seus diferenciais. Aplique essas dicas para aumentar o lucro do restaurante e buscar uma melhor gestão, destacando-se da concorrência e aumentando as possibilidades de investimento.

O que achou do nosso conteúdo? Conhece outras dicas para aumentar o faturamento de um restaurante? Deixe seu comentário abaixo, pois queremos conhecer a sua opinião!

Powered by Rock Convert