Como evitar acidente de trabalho em cozinha industrial?

Trabalhar em uma cozinha industrial é uma realização para muitas pessoas. No entanto, esse pode ser um trabalho perigoso. É preciso que os funcionários estejam atentos o tempo todo, pois qualquer distração, desatenção ou brincadeira inadequada pode causar um acidente.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), possui uma série de normas de conduta que visam garantir as condições de higiene no preparo das refeições e também proporcionar um ambiente seguro e livre de acidentes de trabalho em uma cozinha industrial.

Neste post, vamos listar agora os principais riscos que existem na sua cozinha e dar dicas valiosas de como evitá-los. Confira!

Não utilize lâminas quebradas

As lâminas e facas de uma cozinha industrial são ainda mais perigosas do que as de uso doméstico, devido a seu tamanho e capacidade de corte.

Quando quebradas, as lâminas podem ficar com uma rebarba ou ferpa, além de partes pontiagudas, tornando-se um verdadeiro perigo.

Por isso, ao perceber que uma lâmina se quebrou, o colaborador deve, primeiramente, parar o trabalho imediatamente e procurar pelos fragmentos para que eles não sejam misturados aos alimentos.

Em seguida, a lâmina deve ser descartada com cuidado e proteção (bem envolta em um jornal ou dentro de uma caixa de papelão, por exemplo) para que não machuque pessoas que possam vir a mexer no lixo, como os catadores. 

Não manuseie equipamentos elétricos com as mãos e os pés molhados

A soma de duas situações corriqueiras em uma cozinha industrial podem causar grandes estragos: chão molhado e equipamentos elétricos.

Por mais que os equipamentos da cozinha sejam novos e estejam sempre dentro do prazo de manutenção preventiva, nenhum está livre de apresentar problemas e situações que fogem do nosso controle.

Imagine, por exemplo, um colaborador com as mãos molhadas ou sobre um chão molhado manuseando um equipamento que acidentalmente sofre um curto circuito. Essa interação pode causar um grave acidente, não é mesmo?

Apesar de parecer exagerada, essa situação acontece muito na correria da cozinha. O melhor a fazer é instruir os seus funcionários, colocar cartazes perto dos equipamentos lembrando dos riscos e sempre realizar a manutenção.

Faça a higienização dos equipamentos sempre desligados

Outro descuido que pode causar um acidente de trabalho em cozinha industrial é limpar os equipamentos sem desligá-los.

Na pressa que a sua equipe tem que trabalhar em algumas situações, desligar os aparelhos pode parecer uma perda de tempo.

Além das dicas do tópico acima (instruir os colaboradores e colocar cartazes), é interessante treinar uma pessoa da equipe para fazer os procedimentos de limpeza dos equipamentos com toda a segurança. Quando uma pessoa responsável pela tarefa – e possui tempo para realizá-la com tranquilidade – os riscos diminuem.

Tenha cuidado com queimaduras

As queimaduras ocorrem rotineiramente, até mesmo na cozinha de nossas casas. No entanto, as queimaduras que podem ocorrer em uma cozinha industrial têm proporções bem maiores. 

Sendo assim, é importante evitar qualquer risco, usando luvas, protetores ou panos secos para segurar panelas e outros utensílios e para operar fornos e fritadeiras.

Outras dicas importantes são não colocar líquidos quentes acima do nível dos olhos, pedir ajuda para levantar itens pesados e o clássico aviso de “panela quente” ao passar pelos colegas. 

Evite incêndios

Para evitar pequenos e grandes incêndios, deve-se ter cuidado com objetos que pegam fogo facilmente, como papéis, embalagens e panos perto das chamas. Ademais, mantenha as coifas e os fogões livres de gordura.

No entanto, mesmo tomando todas as precauções, é necessário manter a sua cozinha preparada para incêndios, deixando o extintor mais adequado para o seu espaço em local correto e bem sinalizado. Uma boa dica para controlar pequenas chamas é utilizar sal e bicarbonato de sódio. Mantenha-os sempre ao alcance da sua equipe.

Vale lembrar que em caso de vazamento de gás, é preciso abrir as portas e janelas, apagar as luzes, desligar os equipamentos, sair da cozinha o mais rápido possível e chamar o Corpo de Bombeiros.

Tenha atenção às quedas

Aparentemente inofensivas, as quedas podem ser muito perigosas e machucar os funcionários.

Oriente a sua equipe sobre os riscos de correr ao invés de andar e sobre a importância de estar sempre atento aos objetos e aos movimentos do colegas.

Por fim, o chão sempre limpo, livre de gorduras e bem secos evita verdadeiras tragédias na sua cozinha industrial.

Utilize as facas com cuidado

A melhor forma de manusear as facas utilizadas em um cozinha profissional é utilizando luvas de malha de aço para cortar qualquer alimento. Se a sua equipe ainda não tem esse equipamento de segurança, é interessante investir na sua compra.

Outras normas simples e básicas de proteção, mas que muitas pessoas esquecem de praticar, são usar as facas em sentido oposto ao corpo e à mão, não circular pelo espaço segurando as lâminas e guardá-las em um lugar adequado e específico.

Crie um ambiente seguro de trabalho

Um dos primeiros passos para garantir a segurança da sua cozinha é oferecer à sua equipe um local preparado para o trabalho.

Para isso, é fundamental fazer um check list no seu espaço, assegurando os seguintes itens:

  • iluminação e ventilação adequadas;
  • chão antiderrapante;
  • extintores sinalizados, carregados e dentro do prazo de validade;
  • spinkler (dispositivo que libera água quando é detectado um incêndio);
  • sensor de chama.

Invista em treinamento

É possível perceber que muitos dos tópicos deste artigo sugerem que a equipe seja orientada sobre os procedimentos de segurança. 

Isso porque esse passo é, sem dúvida, o mais importante para evitar acidentes de trabalho em sua cozinha industrial. Afinal, uma equipe bem preparada para evitar e controlar contratempos pode garantir a segurança de todo o ambiente.

Ofereça treinamento constante para que os seus colaboradores conheçam as boas práticas de higiene, organização e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Sendo assim, todo cuidado é pouco quando o assunto é prevenir acidente de trabalho em cozinha industrial. Agora, é só adequar o seu espaço e compartilhar este conteúdo com a sua equipe.

E por falar em compartilhar, siga o nosso Facebook e acompanhe os artigos, informativos e as orientações que sempre publicamos sobre o assunto! 

Deixe um comentário