O mercado da gastronomia está repleto de ideias para atrair o público e aumentar os ganhos. Uma das alternativas mais utilizadas nos restaurantes é criar promoção para encantar seus clientes e lotar a casa.

Mas antes de sair dando descontos por aí afora, é importante planejar como vão funcionar suas promoções. Para isso, temos que ter em mente qual o objetivo da sua campanha e principalmente conhecer o seu público.

Feito isso, selecionamos 5 dicas para você implementar uma promoção hoje mesmo e já sair no lucro.

Oferta do dia

Você pode utilizar essa estratégia para movimentar o restaurante naqueles dias de menor movimentação. Aproveite para usar toda a sua criatividade e preparar pratos especiais para a ocasião. Utilize aquele insumo que está sobrando no seu estoque na preparação e o benefício para seu estabelecimento será em dobro.

Ah! E não se esqueça de postar a oferta do dia nas suas redes sociais. Promova sorteios relâmpago e aumente o engajamento de seus seguidores no mundo virtual e, por consequência, mais pessoas reais no seu restaurante.

Combos

Outra forma de criar promoção é oferecer um desconto para seu cliente levar aquela porção extra. Pode ser também uma sobremesa grátis ou um combo do tipo “pague um e leve dois”.

O cliente que iria sozinho vai querer aproveitar o desconto a acaba levando mais pessoas na hora da refeição, aumentando o ticket médio da casa.

Programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são excelentes para manter seu cliente em seu restaurante e não no do concorrente. A estratégia de oferecer o almoço ou jantar grátis a cada X refeições geralmente é bastante atrativa, mas considere essa oportunidade de fidelização.

Não se limite a esperar que seu cliente complete a cartela. Invista um tempinho a mais para conhecê-lo melhor e, quem sabe, dar um presente personalizado em uma data especial.

Mais do que encantar o cliente, você vai torná-lo propagador da sua marca.

Pratos sazonais

Utilizar pratos sazonais auxilia na hora de dar aquela renovada no cardápio. Crie menus temáticos, como o “dia do hambúrguer” ou “feijoada vegetariana”, sempre prestando atenção no que seu público fiel mais gosta.

Abra oportunidade para conquistar novos frequentadores através da utilização de frutas e verduras da estação — além de diminuir o custo dos seus insumos, promove a sustentabilidade, atendendo a demanda cada vez maior por alimentos frescos e saudáveis.

Voucher e sites de descontos

Os cupons (vouchers) oferecidos por sites como o Peixe Urbano ou o Best Gourmet Club são perfeitos para atrair mais clientes ao seu restaurante, além de aumentar o ticket médio da casa.

Os clientes atraídos pelos descontos dificilmente vão consumir só o que o voucher dá direito. Sempre há pedido de bebidas ou daquele acompanhamento que não pode faltar. Como o cliente já ganhou desconto, ele tem tendência a gastar mais na compra de outro prato.

Essas foram as 5 dicas para você criar promoção para encher seu restaurante. Faça uso delas com frequência. Utilize toda sua criatividade, estabeleça um calendário de implementação, mas não deixe de acompanhar os resultados. De nada adianta ter o salão lotado se você não consegue converter em lucro. E, lembre-se: ouça sempre seu cliente.

Gostou das nossas sugestões para promover seu restaurante ou lanchonete? Então, siga nossos perfis no FacebookLinkedinInstagramTwitter e também no YouTube para acompanhar as novidades em gastronomia e gestão de negócios!

 

Powered by Rock Convert