Fidelização de clientes: confira 5 dicas para supermercados

A fidelização de clientes é uma das armas mais poderosas que uma empresa pode utilizar para crescer e obter mais lucros. No casos dos supermercados, essa estratégia é essencial para vencer a concorrência cada vez mais acirrada. Mas é preciso adotar medidas corretas e agir de forma inteligente para atingir resultados satisfatórios.

Por isso, vamos trazer neste post 5 dicas essenciais para você conquistar seus clientes e uma dica bônus para potencializar suas ações. Leia até o final e comece a usar cada uma delas ainda hoje!

Importância da fidelização de clientes para supermercados

De acordo com a revista Isto É, o setor de supermercados vem demonstrando sinais de crescimento. Isso é sinal de que a concorrência também será maior. Portanto, é preciso fazer com que seus clientes continuem comprando em seu estabelecimento, mesmo com o surgimento de novas opções.

A fidelização de clientes é uma excelente forma de fazer com que seus fregueses mantenham o seu supermercado como o preferido. Além disso, eles acabam se tornando promotores voluntários da sua marca, estimulando a famosa “propaganda boca a boca”. Esse tipo de divulgação é uma das mais poderosas que existem.

Sendo assim, quanto melhor for a fidelização dos seus clientes, mais abrangente serão as suas ações promocionais e de marketing. E, quanto maior for a confiança dos seus clientes em seu supermercado, mais difícil será perdê-los para os concorrentes. O que trará ainda mais segurança e solidez para o seu negócio.

5 dicas para fidelizar seus clientes

Existe uma série de ações que podem ser realizadas para promover uma boa fidelização de clientes. Selecionamos as 5 mais poderosas para você utilizar em seu supermercado e começar a perceber os resultados em pouco tempo. Então, leia com atenção e aproveite!

1. Programa de fidelidade

Criar um programa de fidelidade é uma excelente forma de fazer com que seus clientes estejam sempre por perto. Mas não basta simplesmente copiar um concorrente. É importante conhecer bem as preferências do seu público para criar um programa atrativo para eles e que não gere prejuízos para o seu supermercado.

Algumas ideias são muito utilizadas e geram resultados bastante positivos. A mais utilizada atualmente no mercado são os clubes de vantagens. Por meio deles, o cliente acumula pontos à medida em que realiza compras. Depois de uma certa quantia acumulada, ele pode trocar esses pontos por produtos pré-determinados. Assim, você aumenta o ticket médio e faz com que os clientes comprem mais para acumular mais pontos.

2. Bom relacionamento

Um relacionamento bem estabelecido entre o seu supermercado e seus clientes tem um poder muito maior do que oferecer os menores preços. É importante estar sempre atento a todas as solicitações, mantendo um diálogo franco e aberto. O cliente gosta de ser ouvido e de saber que você está dando atenção a ele. Portanto, sempre que receber alguma crítica, sugestão ou elogio, faça questão de responder. E faça de forma individualizada.

Outra forma bastante eficiente de estreitar o relacionamento com seus clientes é convidando-os a participar de algumas decisões, como promoções, sorteios e definições sobre quais produtos você deve oferecer e quais deve parar de vender. A sensação de fazer parte desses tipos de decisões, faz com que seus clientes se sintam muito mais próximos, como se fossem parte da equipe de funcionários.

3. Atendimento de qualidade

Essa dica não tem nenhum segredo, afinal, quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Para isso, a primeira atitude é fazer um processo seletivo criterioso, principalmente para as vagas que têm contato direto e mais constante com os clientes, como os atendentes dos caixas e dos setores como padaria e açougue. Além disso, promova treinamentos constantemente e ressalte a importância de atender sempre com um sorriso no rosto e muito bom humor.

Mantenha também um bom clima organizacional. Resolva conflitos rapidamente, não atrase pagamentos e faça uma gestão transparente. Assim você evita que surjam burburinhos e a famosa “rádio peão”, que podem fazer com que seus funcionário fiquem insatisfeitos e isso acabe afetando a qualidade do atendimento.

4. Conhecimento da concorrência

Conhecer bem a concorrência é fundamental para definir as melhores ações para superá-la. Além de inspirar algumas ideias sobre o que fazer para os seus clientes, os concorrentes também podem mostrar alguns erros que você não deve cometer.

Observe o que os seus clientes têm falado sobre seus concorrentes e perceba no que eles têm acertado e no que eles têm errado. As boas ideias você deve entender e adaptar para o seu negócios, as ideias ruins servem de aprendizado.

5. Redes sociais

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas está em pelo menos uma redes social. Os seus clientes também estão. Por isso é importante que você considere fazer o uso das redes sociais em seu supermercado.

Portanto, utilize-as para divulgar as suas promoções, para dar dicas relacionadas ao dia a dia dos seus clientes e até mesmo para mandar mensagens de inspiração. O que vai determinar em quais redes sociais o seu supermercado deve estar e como atuar em cada uma delas, será a análise de perfil do seu público e as estratégias de marketing mais adequadas.

Dica bônus

Seguindo as 5 dicas deste post, seu supermercado já terá clientes muito mais fiéis, mas essa dica bônus é um fator chave de sucesso. Ter um diferencial é algo que marca o seu negócio e faz com que ele seja diretamente associado a alguma qualidade que o cliente considera fundamental.

O diferencial deve ser construído junto ao cliente. O primeiro passo é conhecer seu público e identificar qual é a característica que ele considera como a mais importante para um supermercado ganhar a sua confiança e exclusividade. As mais comuns são: preço, qualidade e atendimento. Foque em apenas uma delas, a mais importante para os seus consumidores.

Direcione todos os seus esforços nesse sentido e envolva toda sua equipe nessa empreitada. Em pouco tempo, seus clientes perceberão o seu diferencial e a sua marca será atribuída a ele em suas mentes. Assim, quando seus fregueses pensarem em comprar algo, lembrarão do seu supermercado pelo diferencial que ele oferece.

Enfim, existem várias formas de fazer uma fidelização de clientes eficaz, basta pesquisar bastante e conhecer bem o seu público. Tomando essas atitudes, seu supermercado terá ainda mais capacidade de crescimento e seus clientes ficarão muito mais satisfeitos.

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