Administrar e modernizar um negócio, principalmente uma pizzaria, envolve diferentes tipos de exigências profissionais, mas tempo pode parecer cada vez mais escasso para isso. A boa notícia é que não é mais preciso passar longos períodos misturando massas com as próprias mãos, arriscando a própria saúde e a dos colaboradores. Neste post, conheceremos a amassadeira para pizza e suas vantagens.

Amassadeiras, ou masseiras, são equipamentos de ponta para a mistura ágil de massas. São ferramentas que fazem bom uso da tecnologia no ramo alimentício, ajudando a otimizar o preparo e ainda reduzir riscos ergonômicos. Os benefícios não param por aqui. Confira!

Quais são as vantagens de contar com uma amassadeira para pizza?

Um benefício significativo é a facilidade para misturar os ingredientes que o equipamento proporciona. Seja para produzir pizza em grandes quantidades, ou até mesmo outros alimentos como massa para pães, o processo se torna bem mais ágil e economiza um tempo precioso — que pode ser utilizado na preparação de outras pizzas e na expansão do seu negócio!

Além disso, com tempo extra, o profissional pode se dedicar à ampliação do cardápio, incluindo mais opções e variedade para os seus clientes. Com mais tempo sobrando, fica fácil ampliar seu cardápio e oferecer mais opções para seus clientes.

Outro ponto importante é a diminuição dos riscos ergonômicos, que afetam todos os colaboradores de uma empresa e podem gerar até processos trabalhistas, podendo comprometer a viabilidade do empreendimento.

Os riscos ergonômicos compreendem todos os fatores que possam interferir nas características físicas e psicológicas do trabalhador, afetando negativamente sua saúde. No caso das pizzarias, diversos riscos podem ser mencionados:

  • repetitividade dos movimentos;
  • postura inadequada de trabalho;
  • ritmo excessivo de trabalho manual.

Todas essas e outras práticas equivocadas podem ser evitadas com o uso da amassadeira. Exemplo prático: misturar quilos e quilos de massa na mão pode até ter o seu charme para cozinheiros, pizzaiolos e donos de restaurantes à moda antiga, mas é um trabalho excessivamente desgastante e que exige muito tempo dos envolvidos — que poderia ser melhor alocado na criação de novas opções em seu menu, entre outros.

Quais são os diferentes tipos de amassadeira?

Existem masseiras de vários modelos e com características que satisfazem tanto os empreendedores mais modestos quanto os grandes proprietários.

Assim, o importante é que se observe não só as características do produto, mas também o espaço disponível na pizzaria e as intenções do comerciante. São três os modelos de masseiras mais utilizados pelo mercado de alimentos. Veja!

Amassadeira espiral

Com esse modelo, é possível montar qualquer tipo de massa em grandes quantidades. Por proporcionar essa produtividade em larga escala, é especialmente indicada para os empreendedores e proprietários de grandes negócios. A amassadeira espiral é um equipamento ideal para cozinhas industriais.

O nome deriva do gancho espiral, que gira ao mesmo tempo que a caldeira do produto. Dessa forma, cada porção da massa é trabalhada separadamente e na mesma medida, o que garante um resultado final mais suave e homogêneo.

Esses produtos são equipados com grades frontais de segurança, que impedem o acesso do usuário às partes móveis da amassadeira — em conformidade com as normas adotadas pelo Ministério do Trabalho.

A masseira espiral apresenta ainda um design moderno. O sistema de fechamento ainda deixa a amassadeira livre de vibrações oriundas do motor.

Amassadeira rápida

A masseira rápida já é mais utilizada para quem deseja uma velocidade maior no preparo, mas sem descuidar do ponto da pizza. Diferentemente do espiral, esse modelo opera com quantidades menores de massa.

A amassadeira rápida é excelente para empreendedores que querem mais agilidade enquanto trabalham com diferentes tipos de massa, mas com quantidades reduzidas — ao menos em relação à produção em larga escala do modelo espiral.

Amassadeira basculante

Também conhecida como semirrápida, a basculante mistura e ainda sova as massas. É uma opção interessante para negócios que operam com diferentes tipos de massa, além das pizzas — pastéis, biscoitos e macarrão, por exemplo.

É o modelo mais próximo da forma manual de trabalhar, pois as pás misturadoras realizam um trabalho muito semelhante à mistura realizada pelas próprias mãos, mas em um ritmo bem mais ágil e uniforme de trato às diferentes partes. 

Na masseira semirrápida, você deve colocar primeiro os ingredientes sólidos e farináceos, realizar a mistura e só depois acrescentar os componentes líquidos.

As basculantes são amassadeiras indicadas tanto para pequenos e médios comerciantes, proprietários de confeitarias e padarias, quanto para o uso doméstico.

Como escolher o modelo mais adequado?

Como é um produto que funciona em alta rotatividade e executa muitas funções simultâneas, sua amassadeira precisa ser produzida com materiais mais tradicionais e resistentes, como o aço carbono ou ação inox. A estrutura deve ser sólida para indicar uma longa vida útil para a produção das suas pizzas.

Outra medida importante para atestar a qualidade do produto é verificar o encaixe das peças, assim como a proteção e vedação adequadas nos locais por onde passa energia elétrica.

Descubra se o equipamento leva em consideração as normas de segurança do país — por ser um equipamento que lida com alimentos, a empresa que contar com uma amassadeira passará por inspeções periódicas para verificar as condições de higiene do negócio.

Para quem ainda quer utilizar o produto no preparo de outros alimentos, é essencial realizar limpezas periódicas no equipamento e seguir cuidadosamente um cronograma de manutenção. Assim, você não será surpreendido por falhas súbitas que podem até paralisar o funcionamento da sua pizzaria.

Como foi possível perceber no post, as amassadeiras são uma bela opção para quem quer poupar tempo no preparo e ainda evitar riscos ergonômicos desnecessários, tanto para si quanto para os outros funcionários do seu negócio.

Investir em uma boa amassadeira para pizza é a garantia de massas mais lisas e homogêneas, além de ser uma opção moderna que ajuda a eliminar o trabalho repetitivo e os danos físicos possíveis.

Gostou do nosso artigo e quer se inteirar mais sobre preparo de pizzas? Então aproveite a visita e leia o nosso post sobre os principais equipamentos para a sua pizzaria!

 

Powered by Rock Convert