O ritmo de trabalho de um restaurante é certamente muito intenso. Por essa razão, otimizar a prática na cozinha de modo a torná-la cada vez mais eficiente é tarefa mais do que necessária para uma boa gestão.

Fazer o serviço com eficiência e qualidade no atendimento é o diferencial mais importante para um bom restaurante. Servir pratos bem preparados em um tempo razoável é certeza de aprovação pelo cliente.

No entanto, trata-se de iniciativas que precisam ser permanentes, com rotinas estabelecidas e implantadas em uma infraestrutura adequada.

Assim, você deve tomar como meta fazer da cozinha do seu restaurante uma unidade com boa produtividade e bom desempenho. Para tanto, algumas iniciativas devem ser implantadas.

Acompanhe este post e veja como otimizar o trabalho na cozinha do seu restaurante.

Avalie as necessidades existentes

A primeira medida para melhorar o desempenho da cozinha profissional é uma boa avaliação das condições existentes. Assim, identifique os pontos fortes, para serem sustentados, tanto quanto as fragilidades que pedem adequações, para serem corrigidas.

Analise os equipamentos que estão disponíveis e seu estado atual, ou seja, se precisam ser substituídos ou consertados. A mesma abordagem deve ser dada aos inúmeros utensílios empregados, isto é, se estão em quantidade e condições adequadas ao serviço que realizam.

A equipe não deve ficar de fora: verifique se você conta com colaboradores em número suficiente para as demandas existentes e se todos estão devidamente capacitados nas tarefas que lhes competem.

Da mesma forma, veja se existem fluxos operacionais implantados e se precisam ser reajustados. Algumas sequências de atividades podem ser devidamente organizadas e, desse modo, ajudam a ganhar tempo. E tempo é tudo em uma cozinha, não é mesmo?

Mantenha sua equipe motivada

A desmotivação reduz drasticamente a produtividade. Em uma cozinha de restaurante pode até representar risco à qualidade da produção. Isso também pode ser um dos maiores desafios de gestão.

Por essa razão, uma das maneiras de melhorar o desempenho é manter sua equipe motivada. E, para isso, considere implantar um programa de incentivo para seus colaboradores, que pode começar com alguma compensação salarial.

Outra iniciativa que você deve considerar é a motivação. Já reparou como proporcionar um ambiente de trabalho agradável naquilo que mais importa para a equipe faz diferença? Consulte seus funcionários e ouça o que eles têm a dizer.

Além disso, valorize o trabalho bem feito, o cuidado na execução de uma tarefa e o bom desempenho na sua conclusão. Garanta que o esforço de seus colaboradores seja bem reconhecido.

Implante uma divisão de tarefas

O trabalho em equipe talvez seja o aspecto mais essencial para o sucesso de uma cozinha industrial. Nesse ambiente, a atuação do grupo é constituída, antes de tudo, por uma divisão de tarefas elaborada de modo organizado e racional. Com isso, evita-se perda de tempo precioso e se consegue manter o foco na elaboração dos pratos com muito mais eficiência.

A liderança na cozinha precisa manter a motivação a fim de garantir uma equipe unida e dedicada. Isso é indispensável em cada preparo que for realizado.

No entanto, para que a divisão de tarefas funcione, é necessário que esse espírito de equipe seja trabalhado antes. É fundamental que cada colega esteja disposto a partilhar seu esforço para o sucesso final. Só assim a distribuição das atividades de cada um alcança uma resposta efetiva na hora certa.

Garanta uma cozinha bem equipada

Bons equipamentos em uma cozinha são essenciais para um resultado de sucesso. Além de viabilizarem uma série de serviços, os equipamentos têm a importante missão de garantirem um máximo aproveitamento do tempo.

O espaço bem equipado também é fator de economia de energia elétrica, de água e de esforço humano. Mas é preciso que as ferramentas realmente atendam às possibilidades de se alcançar os melhores rendimentos.

Desse modo, ao fazer a avaliação das necessidades existentes em seu restaurante, conforme visto, considere o equipamento ainda não disponível, assim como a necessidade de substituição de outros que por acaso ocorra.

Assim, equipamentos essenciais como os listados a seguir fazem toda diferença:

Melhore o layout da cozinha

Avalie novas possibilidades de layout da cozinha. Bancadas, equipamentos grandes, prateleiras podem ser reconsiderados na sua posição com vistas a melhorar o espaço e o fluxo do trabalho.

Em uma cozinha industrial, a preocupação é muito menos estética e muito mais funcional. Tudo deve ficar operacionalmente mais fácil e mais acessível, com menos necessidade de deslocamento.

Faça uso da criatividade. Mas também visite outras cozinhas em busca de ideias que podem vir a ser boas soluções para o seu caso.

Considere os espaços para livre trânsito que são necessários, assim como próximo às tampas e portas de equipamentos que se abrem para fora. Por sua vez, a existência de bancada próxima ao forno é imprescindível por razões operacionais.

Faça uma boa gestão de seu estoque

Existem inúmeras razões para realizar uma boa gestão de estoque na cozinha do restaurante. Dentre elas, são importantes:

  • manter o estabelecimento em situação regular com a legislação sanitária;
  • garantir a qualidade de seu produto final;
  • evitar desperdícios e perdas;
  • otimizar o trabalho na cozinha.

A legislação sanitária faz algumas exigências que precisam ser seguidas. Constituem as boas práticas de armazenamento de alimentos e envolvem, entre outras, a separação por tipo, a retirada da embalagem original após aberta ou a refrigeração adequada para cada produto com controle de temperatura.

Ao controlar o estoque, você consegue manter os produtos frescos ou com a qualidade necessária para sua utilização. Do mesmo modo, mantém seu estoque dentro dos respectivos prazos de validade, evitando perdas e desperdícios que se traduzem em prejuízos.

Para tanto, faça uso da universal fórmula PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair). Isso significa que os alimentos com a validade mais próxima de vencer serão os primeiros que serão utilizados.

Finalmente, um bom controle de estoque garante que os produtos estejam disponíveis nos seus devidos locais de armazenamento.

Gostou deste post com importantes dicas sobre como otimizar o trabalho na cozinha? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de informações relevantes para o gerenciamento do seu restaurante!

Powered by Rock Convert