Uma pesquisa feita pela Social Miner apontou que em 2021, o faturamento dos e-commerces conseguiu aumentar 46% por conta do Dia do Cliente. Esse crescimento não se mostrou evidente apenas no meio digital e também beneficiou as lojas e comércios físicos.
A partir desse ponto, é possível enxergar novas oportunidades de ações para 2023 — visto que a expectativa da clientela é ainda maior para aproveitar as promoções do período. Entretanto, lucrar com o Dia do Cliente não é uma missão tão simples quanto parece.
Afinal, em datas sazonais como essa, a concorrência é grande e precisa ser superada. Para te ajudar, o blog da Castellmaq preparou um conteúdo completo, com 7 ações para aplicar em sua loja, supermercado (ou qualquer outro tipo de negócio). Continue a leitura e confira!
1. Planeje uma campanha de divulgação
Anota em um caderninho: a divulgação é a chave para os clientes visitarem o seu estabelecimento!
Não adianta criar promoções “imperdíveis”, combos de lanches especiais e sorteios sazonais, se essas atividades não forem divulgadas corretamente.
Aqui, é essencial elaborar ações estratégicas, que estejam voltadas em atingir o seu público alvo. Em alguns casos, é preciso montar campanhas elaboradas, com divulgação online e midiática (no rádio e na TV). Porém, se o seu negócio for de bairro e tiver um público menor, vale apostar em uma alternativa mais barata, como a divulgação “boca a boca”.
Para colocá-la em prática, você só precisa conversar com os seus clientes (com, ao menos, 1 mês de antecedência) e falar sobre as promoções do Dia do Cliente. A partir daí, a sua divulgação passa a acontecer de maneira orgânica — com uma vizinha falando para a outra, e assim vai.
2. Crie ações interativas com a clientela
Com a divulgação feita corretamente, agora chegou o momento de se preparar para receber a clientela em sua loja. Em geral, as promoções e ofertas são essenciais para conquistar novas conversões. Entretanto, esse não é o único ponto importante para um negócio.
Para superar a sua concorrência, você precisa conquistar boas avaliações dos seus clientes. Com isso em mente, surge a ideia do segundo item da nossa lista: criar ações interativas com a clientela.
O público ama se sentir parte da marca, ainda mais, quando consegue se divertir próximo a ela. Justamente por esse motivo, é interessante elaborar ações que engajem a clientela, como mini jogos, sorteios ou quizzes divertidos.
3. Prepare promoções, brindes e descontos especiais para a data
É claro que elas não poderiam ficar de fora, né? As promoções servem como um chamariz para atrair novos consumidores no Dia do Cliente e podem ser feitas por meio de descontos, brindes, ofertas e cashbacks.
Aliás, todas essas alternativas podem ser feitas tanto em lojas físicas quanto nos deliverys, ok? Afinal, o atendimento online se mostra crescente no mercado e promete resultados satisfatórios para pequenos empreendedores como você.
4. Destaque os novos produtos da sua loja
O Dia do Cliente é a oportunidade perfeita para lançar novos produtos/serviços para a clientela. Isso porque a sazonalidade tende a trazer novos consumidores para uma loja. Logo, ela ocasiona um alcance maior para o seu lançamento.
Nesse caso, é necessário organizar o layout da sua loja corretamente e colocar os produtos mais novos em um lugar de destaque. Assim, você consegue chamar a atenção da clientela para um item específico, como uma nova peça de roupa ou um novo produto de supermercado.
5. Prepare comunicações adaptadas para o seu público-alvo
Independentemente de qual seja a ação que você escolha fazer, ela precisa ser adaptada e customizada para o seu público-alvo.
Campanhas que tentam comunicar com todo mundo, acabam sendo falhas e não atingem a ninguém. Visto isso, é fundamental que você planeje todas as suas ações com base naqueles que mais importam para o seu negócio: os clientes.
6. Prolongue as ofertas
Muitas vezes, um único dia não é o suficiente para os consumidores aproveitarem todas as ofertas do Dia do Cliente. Uma boa estratégia para sanar esse problema é criar uma campanha semanal, por exemplo — assim como é feito durante a Black Friday.
Dessa forma, você garante que toda a clientela tenha acesso às suas promoções especiais, bem como atinge um número maior de vendas. Interessante, não acha?
7. Facilite o pagamento durante a semana do Dia do Cliente
Assim como as ofertas e promoções, as condições de pagamento são pontos fundamentais para a decisão de compra de um consumidor. Descontos à vista, opções de parcelamentos maiores e retorno do dinheiro por meio do cashback, são benefícios que influenciam na escolha do cliente.
Em alguns casos, durante o dia a dia, não compensa oferecer esses benefícios de forma recorrente. Muitos deles possuem taxas altas que podem influenciar na receita final do mês. Entretanto, em datas sazonais como o Dia do Cliente, essa estratégia é muito bem-vinda para atrair novos consumidores.
Com essas dicas, você está pronto (a) para aumentar as suas vendas no dia 15 de setembro. Agora, se preocupe apenas em deixar o seu espaço organizado para receber a clientela, pois a demanda será maior do que o seu estabelecimento está acostumado.
Para mais ideias, conheça as vantagens de ter um balcão de autosserviço em seu varejo. Já adianto que esse equipamento ajudará a evitar filas no caixa e deixar o atendimento mais ágil.
Até logo