7 ideias de ações para fazer no Dia do Cliente

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Uma pesquisa feita pela Social Miner apontou que em 2021, o faturamento dos e-commerces conseguiu aumentar 46% por conta do Dia do Cliente. Esse crescimento não se mostrou evidente apenas no meio digital e também beneficiou as lojas e comércios físicos.

A partir desse ponto, é possível enxergar novas oportunidades de ações para 2023 — visto que a expectativa da clientela é ainda maior para aproveitar as promoções do período. Entretanto, lucrar com o Dia do Cliente não é uma missão tão simples quanto parece.

Afinal, em datas sazonais como essa, a concorrência é grande e precisa ser superada. Para te ajudar, o blog da Castellmaq preparou um conteúdo completo, com 7 ações para aplicar em sua loja, supermercado (ou qualquer outro tipo de negócio). Continue a leitura e confira!

1. Planeje uma campanha de divulgação

Anota em um caderninho: a divulgação é a chave para os clientes visitarem o seu estabelecimento!

Não adianta criar promoções “imperdíveis”, combos de lanches especiais e sorteios sazonais, se essas atividades não forem divulgadas corretamente.

Aqui, é essencial elaborar ações estratégicas, que estejam voltadas em atingir o seu público alvo. Em alguns casos, é preciso montar campanhas elaboradas, com divulgação online e midiática (no rádio e na TV). Porém, se o seu negócio for de bairro e tiver um público menor, vale apostar em uma alternativa mais barata, como a divulgação “boca a boca”.

Para colocá-la em prática, você só precisa conversar com os seus clientes (com, ao menos, 1 mês de antecedência) e falar sobre as promoções do Dia do Cliente. A partir daí, a sua divulgação passa a acontecer de maneira orgânica — com uma vizinha falando para a outra, e assim vai.

mesa com vários papeis de planejamento de comunicação

2. Crie ações interativas com a clientela

Com a divulgação feita corretamente, agora chegou o momento de se preparar para receber a clientela em sua loja. Em geral, as promoções e ofertas são essenciais para conquistar novas conversões. Entretanto, esse não é o único ponto importante para um negócio.

Para superar a sua concorrência, você precisa conquistar boas avaliações dos seus clientes. Com isso em mente, surge a ideia do segundo item da nossa lista: criar ações interativas com a clientela.

O público ama se sentir parte da marca, ainda mais, quando consegue se divertir próximo a ela. Justamente por esse motivo, é interessante elaborar ações que engajem a clientela, como mini jogos, sorteios ou quizzes divertidos.

3. Prepare promoções, brindes e descontos especiais para a data

É claro que elas não poderiam ficar de fora, né? As promoções servem como um chamariz para atrair novos consumidores no Dia do Cliente e podem ser feitas por meio de descontos, brindes, ofertas e cashbacks.

Prepare promoções, brindes e descontos especiais para o dia dos clientes

Aliás, todas essas alternativas podem ser feitas tanto em lojas físicas quanto nos deliverys, ok? Afinal, o atendimento online se mostra crescente no mercado e promete resultados satisfatórios para pequenos empreendedores como você.

4. Destaque os novos produtos da sua loja

O Dia do Cliente é a oportunidade perfeita para lançar novos produtos/serviços para a clientela. Isso porque a sazonalidade tende a trazer novos consumidores para uma loja. Logo, ela ocasiona um alcance maior para o seu lançamento.

Nesse caso, é necessário organizar o layout da sua loja corretamente e colocar os produtos mais novos em um lugar de destaque. Assim, você consegue chamar a atenção da clientela para um item específico, como uma nova peça de roupa ou um novo produto de supermercado.

5. Prepare comunicações adaptadas para o seu público-alvo

Independentemente de qual seja a ação que você escolha fazer, ela precisa ser adaptada e customizada para o seu público-alvo.

Campanhas que tentam comunicar com todo mundo, acabam sendo falhas e não atingem a ninguém. Visto isso, é fundamental que você planeje todas as suas ações com base naqueles que mais importam para o seu negócio: os clientes.

6. Prolongue as ofertas

Muitas vezes, um único dia não é o suficiente para os consumidores aproveitarem todas as ofertas do Dia do Cliente. Uma boa estratégia para sanar esse problema é criar uma campanha semanal, por exemplo — assim como é feito durante a Black Friday.

Dessa forma, você garante que toda a clientela tenha acesso às suas promoções especiais, bem como atinge um número maior de vendas. Interessante, não acha?

7. Facilite o pagamento durante a semana do Dia do Cliente

Assim como as ofertas e promoções, as condições de pagamento são pontos fundamentais para a decisão de compra de um consumidor. Descontos à vista, opções de parcelamentos maiores e retorno do dinheiro por meio do cashback, são benefícios que influenciam na escolha do cliente.

Em alguns casos, durante o dia a dia, não compensa oferecer esses benefícios de forma recorrente. Muitos deles possuem taxas altas que podem influenciar na receita final do mês. Entretanto, em datas sazonais como o Dia do Cliente, essa estratégia é muito bem-vinda para atrair novos consumidores.

homem passando cartão em uma maquininha preta


Com essas dicas, você está pronto (a) para aumentar as suas vendas no dia 15 de setembro. Agora, se preocupe apenas em deixar o seu espaço organizado para receber a clientela, pois a demanda será maior do que o seu estabelecimento está acostumado.

Para mais ideias, conheça as vantagens de ter um balcão de autosserviço em seu varejo. Já adianto que esse equipamento ajudará a evitar filas no caixa e deixar o atendimento mais ágil.

Até logo

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