Seja o seu negócio um restaurante, padaria, mercearia, supermercado, bar ou quitanda, uma realidade deve ser comum em todos eles: a manutenção da qualidade dos produtos.

Além de contribuir com a satisfação dos clientes, a medida evita advertências e até mesmo multas impostas pela Vigilância Sanitária, sem falar na melhoria do marketing boca a boca, fazendo com que o sucesso aumente a cada dia.  

E você, sabe quais são as vantagens de sempre atuar com boas práticas de segurança alimentar? É o que vamos abordar neste post. Venha com a gente e faça o seu negócio deslanchar cada vez mais! 

Quais as vantagens de manter a qualidade dos produtos?

A principal vantagem é não causar danos aos consumidores. Assim, o seu estabelecimento evitará más avaliações e até mesmo multas em razão de práticas não autorizadas.

Além disso, mantendo a qualidade dos alimentos, certamente a higiene será percebida pelos clientes, refletindo em novas vendas, ou seja, as chances de você fidelizar um consumidor são bem maiores. 

Os custos ainda serão reduzidos, tendo em vista que haverá menos perdas. Outro ponto essencial é o encantamento dos clientes. Afinal, quem trabalha com alimentos precisa ter um toque especial e totalmente único na arte da preparação.

Agora, vamos elencar algumas vantagens que revelarão a importância de sempre deixar tudo dentro das normas vigentes. Confira: 

Como evitar a perda de alimentos?

Sabendo-se que os alimentos contam com prazos de validade, é preciso sempre ficar atento a esse detalhe, para não ter perdas em sua cozinha.

Fora isso, existem mercadorias que necessitam de um acondicionamento especial, como verduras, carnes e queijos, sempre mantendo a temperatura ideal e também a umidade. 

Para isso, tenha freezers que regulem a temperatura e geladeiras próprias para restaurantes. Faça uma dispensa funcional, mantendo a organização dos produtos, com o objetivo de reduzir os custos da sua produção.

Descubra como otimizar a produção

Empreendedores que mantêm a qualidade dos alimentos conseguem, ainda, otimizar a produção. Isso porque a adoção de práticas corretas contribui com o melhor aproveitamento do tempo.

Um bom exemplo é o uso de sensores no controle automático da temperatura dos alimentos, fazendo com que os colaboradores possam se dedicar a outras atividades, ao contrário de realizarem a fiscalização manual.

Fidelize os clientes     

Este é um aspecto importantíssimo em qualquer negócio. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes e sabem o que querem.

Ao oferecer alimentos de qualidade, com um sabor irresistível, certamente quem provar seus pratos vai retornar, trazendo ainda mais pessoas ao seu restaurante.

Portanto, a manutenção da qualidade dos produtos é um dos segredos do sucesso de vários empreendimentos. 

Por que é preciso manter o respeito à legislação?

Quem se preocupa em investir na qualidade dos produtos ainda evita muitas dores de cabeça, como as multas aplicadas pela Vigilância Sanitária.

Esse é um fator de grande importância, pois um desrespeito pode causar prejuízos incalculáveis, como o afastamento dos clientes e até mesmo a necessidade de uma reforma nas instalações, aumentando os gastos mensais.

Tenha sempre em mente que a credibilidade junto ao mercado consumidor e também com os fornecedores cresce exponencialmente quando os empresários se preocupam com a qualidade dos produtos. Assim, o seu negócio será sempre lembrado de maneira positiva, fortalecendo a marca e atraindo novas vendas. 

Agora que você já conferiu a importância de manter a qualidade, aprenda como poupar os produtos, lendo sobre como reduzir o desperdício em seu hortifrúti!

 

Powered by Rock Convert