Montar um restaurante envolve diversas questões importantes. Uma delas é a compra dos acessórios para cozinha. Eles são fundamentais para o armazenamento e preparo dos pratos. Além disso, alguns desses acessórios ainda facilitam e agilizam o trabalho dos cozinheiros e de seus auxiliares.

É importante saber quais são os acessórios que não podem faltar em sua cozinha, para garantir que ela possa operar com qualidade. Por isso, montamos esse guia, em que você verá quais são os itens essenciais e como eles ajudarão o seu restaurante a oferecer um serviço de maior qualidade. Confira!

Equipamentos para armazenamento e conservação

Uma cozinha industrial requer diversos tipos de acessórios e equipamentos. Vamos começar o nosso guia pelos equipamentos indispensáveis para armazenar os alimentos de forma adequada.

Estantes e prateleiras

As estantes e prateleiras são excelentes para armazenar os alimentos e ingredientes que não precisam de refrigeração. É o caso de algumas verduras, legumes, os farináceos, enlatados, entre outros.

Algumas prateleiras também são muito úteis dentro da área de produção, para colocar alguns ingredientes que precisam ser acessados com maior frequência, como os temperos e alguns utensílios, como panelas, frigideiras e potes.

Refrigeradores

Alguns alimentos necessitam de refrigeração para se manterem dentro do prazo de validade estabelecido pelo fabricante. Por isso os refrigeradores são indispensáveis em uma cozinha de restaurante.

Eles garante as condições necessárias para impedir a proliferação de microrganismos que podem contaminar os alimentos. Além de ajudar no controle do desperdício, a refrigeração é uma questão de segurança alimentar.

Acessórios para cozinha que auxiliam na preparação dos ingredientes

Uma das etapas mais importantes no processo de elaborar uma refeição é a preparação dos ingredientes da receita. A qualidade desse preparo afetará diretamente a qualidade do resultado final do prato.

Para que tudo saia conforme o esperado, o uso de alguns acessórios e equipamentos é fundamental. Vamos ver abaixo, quais são os principais deles.

Descascador, processador, fatiador e moedor de alimentos

O movimento de clientes nos horários de pico não permite que os funcionários tenham tempo de sobra. Por isso, esse tipo de acessórios podem otimizar o trabalho dos auxiliares de cozinha.

Os descascadores são bons para a maioria dos legumes e para algumas frutas. Os processadores, por sua vez, são ideais para misturar ingredientes e torná-los uma massa homogênea, ou seja, são mais do que indicados para fazer massa de tortas, cremes, e sopas.

Os fatiadores podem ser mais utilizados nos frios, como queijos e embutidos. Eles ajudam a garantir uma precisão maior em cada fatia. Já o moedor de carnes é excelente para proporcionar maior autonomia aos cozinheiros. Assim, eles podem moer o corte e a quantidade necessárias para cada receita de forma mais simples e prática.

Esses acessórios agilizam o processo de preparação dos ingredientes e permitem que os funcionários possam se dedicar a mais atividades. Ou seja, eles aumentam a produtividade da equipe.

Balança

Algumas receitas demandam uma certa precisão nas quantidades de cada ingrediente. É o caso de algumas massas e da grande maioria das receitas de sobremesas. Por isso, o uso de balança é fundamental.

Em alguns casos, o ideal é que se adquira uma balança de precisão. Em outros, uma balança mais simples já é o suficiente. O que não pode acontecer é ficar sem nenhuma. Ela garante um equilíbrio melhor no preparo, ao proporcionar ao cozinheiro fazer a medida da proporção correta dos ingredientes.

Bancadas e mesas

A sua equipe precisará de espaço e equipamentos para cozinha industrial adequados. Para o manuseio e preparo dos ingredientes, são necessárias bancadas e mesas, preferencialmente em inox, por questões de segurança alimentar.

As bancadas precisam ser espaçosas o suficiente para a execução das tarefas. Elas têm a vantagem de poderem aproveitar espaços entre equipamentos, como o fogão e a pia. O que ajuda a aumentar o espaço útil.

Já as mesas costumam ficar localizadas em uma parte mais central da cozinha. Assim, toda a equipe tem acesso a ela de forma fácil, o que ajuda no trabalho em equipe. De qualquer forma, é importante que o móvel respeite o espaço de circulação dentro do ambiente para evitar os acidentes de trabalho e uma série de prejuízos.

Acessórios para cozinha que auxiliam no preparo e finalização dos pratos

Depois de ambiente e ingredientes prontos, é hora de “botar a mão na massa” — em alguns casos, literalmente. Para isso, a sua equipe deve contar com uma boa estrutura, com equipamentos e acessórios específicos para cada etapa do processo de uma receita de seu cardápio.

Vamos destacar, a seguir, aqueles que são os mais impactantes e que não podem deixar de constar em sua lista de compras. Acompanhe.

Liquidificadores

Os liquidificadores são itens indispensáveis para o preparo de vários tipos de receitas. Seja para fazer um molho de tomates, uma mousse de chocolate ou um creme de legumes.

Por isso, ele deve estar entre os itens que você não pode deixar de ter em sua cozinha de forma alguma. Inclusive, recomenda-se que um restaurante tenha mais de um liquidificador, para separar os preparos doces dos salgados.

Chapas, fogões, fritadeiras e fornos

Esse grupo de equipamentos são os mais lembrados quando se pensa em uma cozinha industrial. Afinal, a grande maioria das receitas precisa de algum tipo de fonte de calor em seu preparo.

As chapas são mais indicadas para grelhar carnes e legumes, além de serem ideais para o preparo de sanduíches. Já os fogões são os mais versáteis e mais utilizados. Neles é possível cozinhar praticamente de tudo.

As fritadeiras são muito boas para as frituras de imersão. Elas ajudam na reutilização da gordura, evitando o desperdício, além de “desafogar” o trabalho no fogão. Por fim, os fornos industriais são indicados no preparo de algumas massas, bolos, pães e tortas.

Como vimos, são vários os equipamentos e as múltiplas possibilidades de uso. O importante é entender bem o que o seu restaurante servirá aos seus clientes para definir quais serão aqueles utensílios específicos que a sua equipe precisará.

Todos esses acessórios para cozinha que listamos neste post estão disponíveis na loja virtual da Castellmaq. Acesse nosso site e entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert