Plotar geladeira: veja como envelopar em 6 passos simples

O que eu preciso para envelopar uma geladeira?

Se você tem móveis e/ou eletrodomésticos antigos e quer trocá-los por versões mais modernas, saiba que não precisa comprar novos. Atualmente, há diversos métodos de repaginar um utensílio!

Ou seja, não precisa desembolsar um grande investimento para fazer os equipamentos da sua casa/estabelecimento parecerem mais novos. Neste post, vamos te ensinar como plotar (envelopar) uma geladeira. Confira!

Passo 1: escolha a estampa

Antes de qualquer ação no refrigerador, é preciso escolher o tema/cor do adesivo para que ele harmonize com o ambiente. Entre as opções, podemos citar plotagens com:

  • Estampas: flores, bandeiras de países, marcas, alusões a obras de arte, etc. são perfeitas para dar um charme a mais na cozinha;
  • Cores lisas: tonalidades sólidas promovem um aspecto de inovação ao equipamento e ambiente;
  • Formas geométricas: muito recomendada para quem gostaria de destacar uma parte do ambiente.

Aqui, vale usar a criatividade – e a disponibilidade do envelope adesivo na loja/site que você vai comprar.

 

 

 

 

Veja também: Como limpar geladeira inox em 6 passos descomplicados

 

 

 

 

Passo 2: organize os itens que serão utilizados

Para garantir que não faltará nada na sua plotagem, uma ideia muito válida é separar todos os utensílios que serão aplicados em todo o processo.

Como ainda estamos na fase de organização, vamos citar a lista de equipamentos necessários para envelopar a geladeira para que você já deixe tudo pronto, veja:

  • 2 panos macios;
  • Detergente;
  • Lixa de ferro;
  • Trena ou fita métrica;
  • Envelope de plotagem;
  • Tesoura ou estilete;
  • Espátula.

Mencionaremos todos eles nos próximos passos, então tenha cuidado para não pular etapas.

Passo 3: limpeza do refrigerador

Não dá para colar um adesivo sobre a sujeira, certo? Então, para evitar carocinhos na sua geladeira “nova”, é fundamental limpar o eletrodoméstico.

A higienização pode ser feita utilizando pano e detergente. Com eles, você conseguirá remover poeiras, gorduras e outros tipos de sujeiras que podem estar no equipamento.

Vale mencionar que se a geladeira estiver com sinais de oxidação, é necessário utilizar a lixa para remover a ferrugem. Por fim, utilize o outro pano para secar o refrigerador.

Para conhecer mais processos de higienização, nós temos um texto inteiro sobre a limpeza de fogão industrial – clique aqui para conferir o material.

Passo 4: medindo as dimensões da geladeira

Para garantir que o envelopamento fique perfeito, é importante medir bem a geladeira antes de cortar os pedaços dos adesivos. Para isso, utilize uma trena ou fita para mensurar o equipamento.

Lembre-se de anotar as medidas da porta, das laterais, do topo e da parte posterior do refrigerador. Com os números anotados, é hora de ir para o próximo passo!

Passo 5: hora de cortar o adesivo

Com as medidas em mãos, é hora de separar o papel para a plotagem!

Uma recomendação básica para o procedimento é extrapolar um pouco o valor das dimensões da geladeira. Cerca de 5 centímetros é uma boa garantia de que o papel cobrirá toda a extensão do equipamento – sem deixar muitas sobras.

Para destacar o adesivo que vem em rolo, possivelmente, você precisará da ajuda da tesoura ou do estilete. Tenha calma para não errar nas medidas – e lembre dos 5 cm! É legal mencionar que alguns modelos são elaborados com as dimensões no próprio papel, assim o processo de envelopamento é muito mais simples.

Passo 6: aplicando a plotagem

Chegou o aguardado momento: a aplicação!

A dica que a Castellmaq pode te dar é começar sempre de cima para baixo – em todos os lados do eletrodoméstico. Dessa forma, você consegue uma estabilidade maior para colar o adesivo pouco a pouco (e sem erros).

A espátula é fundamental, pois ela removerá todo o ar que pode ficar entre a geladeira e o material aderente. Assim como no processo de corte, você não precisa ter pressa – uma vez que a plotagem ocorre por partes.

Então, vá destacando o adesivo e passando a espátula, quando você perceber a sua geladeira estará totalmente envelopada!

Se você chegou até aqui, mas ainda tem algumas dúvidas sobre o assunto, listamos algumas perguntas que podem surgir durante o processo:

Quanto custa para plotar uma geladeira?

É inevitável não considerar esse detalhe, certo? As restaurações estão relacionadas à mão de obra e aos materiais.

Considerando essas informações, se você pretende envelopar a geladeira sem a ajuda de um profissional, o custo gira em torno de R$250,00. Já se você quer que a plotagem seja feita por um profissional, o custo pode aumentar para algo próximo a R$500,00.

O que é melhor: envelopar ou pintar a geladeira?

Para definir o que é melhor é necessário considerar alguns pontos, como: praticidade, custo e eficiência.

A plotagem é mais prática, uma vez que você não precisa afastar móveis, posicionar jornais, sujar outras coisas de tinta. Uma vez que você utilizará um papel adesivo.

No custo, o envelopamento também sai na frente. É possível estimar que o envelopamento sai, em média, 50% mais barato do que a pintura, considerando materiais e mão de obra.

O quesito eficiência também é da plotagem. Caso a aplicação seja bem realizada e com um adesivo de qualidade, é comum encontrar geladeiras muito bem envelopadas depois de uma década da colagem.

Já as pinturas não são tão duráveis – ainda mais quando há muito contato com o equipamento, uma vez que elas começam a descascar.

Gostou de saber tudo sobre a plotagem de geladeiras? No nosso blog você pode aprender muito mais!

Por aqui, compartilhamos diversos tipos de dicas relacionadas ao setor alimentício, como os melhores equipamentostemáticas de gestão e receitas que fazem sucesso!

Deixe um comentário