Entenda o poder de um programa de fidelidade para o seu restaurante

Quer saber como manter estável o fluxo de vendas e atrair mais clientes para o seu negócio? A resposta pode estar em ações de marketing que, se bem planejadas, geram ótimos resultados para o seu restaurante. Muitas vezes a solução — ou apenas o complemento — para que plano estratégico ajude a aumentar o engajamento com o cliente está em entender as necessidades do consumidor.

Um cliente satisfeito pode, consequentemente, agir como um possível “marketing espontâneo”. Alguns processos básicos como bom atendimento, qualidade e a preocupação com o pré e pós-venda fazem muita diferença na hora em que um cliente vai escolher onde consumir futuramente. Mas além desses itens, o programa de fidelidade vai ajudar ainda mais a tornar o seu restaurante um negócio de sucesso.

Neste artigo vamos apresentar para você um miniguia com as principais informações sobre programas de fidelidade.

Saiba como funciona um programa de fidelidade

O programa de fidelidade — diferente das promoções, que acontecem de vez em quando — não tem um prazo final, ou seja, não age como uma estratégia de marketing limitada que, muitas vezes, instiga o cliente a comprar um produto mais barato ou “comprando um, ganhe outro.”

A implementação do programa de fidelidade atua de maneira mais natural e atinge aqueles clientes que consomem no seu restaurante com mais frequência. Muitas vezes, os clientes podem não voltar e, obviamente, isso é aceitável. Mas é preciso fazer com que as experiências que seus consumidores estão tendo durante o consumo sejam as melhores.

A fidelização dos clientes geralmente é feita através de pontuações: a cada vez que o freguês consumir no seu restaurante ele irá acumular pontos e, no final, esses pontos vão gerar uma recompensa.

Escolha o programa de fidelidade que mais combina com o seu negócio

Para cada empreendimento existe um tipo de fidelidade que mais combina com os consumidores que frequentam o estabelecimento. A escolha do programa de fidelidade deve ser bem planejada para que o cliente não tenha uma experiência ruim e para que seu faturamento aumente.

Dentre os programas mais conhecidos no mercado temos:

  • milhas;
  • cartão fidelidade;
  • pontos em troca de produtos/serviço.

Para que você consiga escolher o programa que mais combine com seu restaurante, é preciso conhecer o cliente. O público-alvo deve ser estudado previamente, garantindo sucesso em suas ações de marketing.

O consumidor deve perceber que é bem-vindo no restaurante e que a sua presença faz toda diferença para o negócio. Assim, o consumo irá fluir de maneira menos impulsiva. A fidelização é consequência de um bom relacionamento entre o cliente e a gerência. Nesse relacionamento é estritamente necessário haver confiança e comprometimento no serviço.

Antes de aplicar alguns dos programas de fidelidade é importante lembrar de alguns itens importantes:

  • conheça seus clientes;
  • planeje bem o que será ofertado — a recompensa;
  • treine seus funcionários;
  • ofereça experiências exclusivas.

Ofereça vantagens exclusivas para os clientes

Todo cliente gosta de se sentir especial na hora que está consumindo. Esse sentimento pode ser estendido e transformado em um programa de fidelidade ainda mais complexo e duradouro para os clientes. Além dos programas que citamos — cartão fidelidade, milhas e pontos — você também pode criar um método mais exclusivo aos clientes fidelizados, como por exemplo uma plataforma exclusiva no site do seu restaurante com promoções e descontos.

Linkar o nome da empresa com o cliente só vai gerar bons resultados, tanto para seu negócio quanto para os próprios consumidores. O cliente vai se sentir mais exclusivo e, consequentemente, tornar o restaurante o seu lugar favorito.

Mas é importante criar estratégias voltadas para cada tipo de clientes: os novos, os que já consomem e os clientes fidelizados/exclusivos. Embora criar um programa de fidelidade seja necessário e vantajoso para seu restaurante, é preciso tomar cuidado com o nível de seletividade.

A fidelização é voltada para quem consome mais e isso torna o cliente mais importante — mas apenas isso. Não deixe que outros clientes se sintam menos importantes.

Mantenha contato com o cliente

Não basta só criar o programa e esperar que os seus clientes voltem em breve. É importante manter o contato com eles através de e-mail marketing, cartas, ligações, etc. O contato é necessário e positivo, desde que não seja muito cansativo e desvalorize o seu produto/serviço.

A comunicação entre a empresa e o cliente é importante também para ajudar a melhorar os serviços oferecidos. O feedback do consumidor é sempre uma boa maneira de avaliar o que está sendo vendido. Isso vai ajudar com que você consiga monitorar de maneira mais fácil o fluxo de vendas e a satisfação dos clientes, além de acompanhar o programa de fidelidade aplicado.

Tudo o que for planejado e executado no seu restaurante posteriormente pode ser aperfeiçoado com uma análise dos erros e acertos.

Personalize suas ações diante do mercado competitivo

Diante do vasto mercado competitivo presente no cenário econômico atual, é sempre importante criar novas experiências e ofertas para os clientes. O programa de fidelidade também pode auxiliar e aumentar as vantagens competitivas frente à concorrência. Faça uma análise do cenário competitivo — do seu segmento — e permita tirar vantagens estratégicas e lógicas.

A personalização dos serviços/produtos que são oferecidos no seu restaurante vai ajudar na hora de tornar as vendas mais exclusivas. Consequentemente, facilitará na fidelização dos consumidores e na atração de novos clientes.

Todos esses fatores, juntos, vão tornar suas vendas ainda mais expressivas e sólidas e, futuramente, as vantagens ficarão mais nítidas. As estratégias de marketing serão sempre necessárias, principalmente diante das plataformas do marketing digital. Mas os planos estratégicos podem ser menos trabalhosos com a aplicação dos programas de fidelidade.

A prospecção de novos clientes será menor — menos custo e tempo, possibilidade de conhecer melhor os clientes e oferecer promoções e eventos promocionais voltados aos seus clientes específicos.

Mantenha o equilíbrio entre a qualidade e a criatividade nos seus negócios. Afinal, o sistema empresarial atua de forma conjunta e uma coisa não funciona sem a outra. O programa de fidelidade só funcionará de fato se o seu restaurante estiver funcionando de maneira atraente e com qualidade.

E aí, qual programa de fidelidade mais combina com você? Deixe seu comentário.

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