Hoje em dia, qualquer supermercado que se preze tem uma padaria. Comprar pães é algo feito quase que diariamente pelas pessoas, que gostam de ter sempre em casa o produto fresquinho. No entanto, você sabia que o congelamento de pães pode ser um diferencial para o seu estabelecimento?

Isso mesmo: cada vez mais as pessoas estão optando pela compra de pães congelados, pois eles representam mais praticidade no dia a dia. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto para que você compreenda os motivos que fazem o congelamento de pães ser uma prática importante para os supermercados e padarias.

Por que é importante investir no congelamento de pães?

O consumo de alimentos congelados é visto com cada vez mais apreço pelos consumidores, visto que guardar os produtos em um freezer é uma alternativa prática e que garante que eles durem por mais tempo.

Além disso, guardar alimentos no congelador é ideal para as pessoas que têm rotinas corridas, trabalham praticamente o dia todo e não têm tempo para fazer comida ou passar todos os dias no supermercado ou na padaria.

Investir no congelamento de pães, portanto, pode ser algo positivo para o seu negócio, pois, além de todos esses motivos, as pessoas gostam de ter alimentos frescos sempre à mão para tomar café ou fazer um sanduíche para o lanche.

Como é feito o processo de congelar pães?

As primeiras técnicas de congelamento de pães foram realizadas ainda na década de 1920, na Áustria. Nessa época, o objetivo de congelar o alimento tinha como justificativa a redução do trabalho no turno da noite nas padarias.

Com o passar dos anos, a técnica passou a ser mais desenvolvida e ter como objetivo a expansão do mercado, de modo que não houvessem tantas perdas por conta do envelhecimento do produto.

Atualmente, para fazer o processo de congelamento de pães. é necessário que a padaria tenha um equipamento chamado de ultracongelador. Essa máquina permite que os pães sejam congelados com temperaturas abaixo dos 40 ºC negativos.

Depois de o produto ser submetido a esse procedimento, ele deve ser colocado em bandejas comuns e pode ser conservado em qualquer tipo de congelador ou freezer de uso doméstico.

O que fazer para garantir a qualidade dos pães congelados?

Para garantir que os pães congelados tenham qualidade, é necessário contar com equipamentos de qualidade na sua padaria, como as amassadeiras e o próprio ultracongelador. Com essas ferramentas, os pães poderão ser feitos com qualidade e você terá a garantia de que poderá oferecer um produto que agrade e atraia mais clientes para o seu negócio.

No que se refere ao armazenamento, a melhor forma de manter os pães em boas condições é deixando-os em embalagens feitas de papel-alumínio, uma vez que o plástico pode deixar o produto úmido e com aspecto esponjoso. 

Também é preciso ter cuidado para que os pães não fiquem muito apertados no freezer, para que não ocorra o amassamento ou perda do formato original durante o período que permanecerem no local.

Viu como o congelamento de pães é uma prática importante para as padarias e supermercados? Então não perca a oportunidade de disponibilizar essa opção aos seus clientes!

Se este assunto te interessou, não deixe de saber como fazer a exposição de alimentos congelados sem perdas. Nesse artigo, explicamos como é possível expor pães e outros itens congelados de modo que a qualidade seja preservada e os clientes os encontrem com facilidade. Não deixe de conferir!

 

Powered by Rock Convert