Como empreendedor, entendemos que você busca o melhor para seu negócio e para as pessoas com as quais o compartilha. Você sabe que a produtividade e qualidade do serviço prestado passam, essencialmente, pelo conforto e organização do ambiente construído.

A limpeza do ar respirado e a manutenção da temperatura ambiente são, com certeza, fatores muito importantes ao resultado alcançado e à satisfação dos colaboradores, que fazem o dia a dia do seu empreendimento.

Por isso, a escolha de um bom exaustor de ar é tão relevante quanto qualquer outro equipamento de sua cozinha. Para te ajudar a fazer a melhor opção, preparamos um post completo para sanar dúvidas e apresentar as opções mais populares do mercado, assim como as especificidades de cada uma. Vamos lá?

O que é um exaustor?

Exaustores são equipamentos de ventilação instalados no teto ou parede, próximos ao fogão ou outros emissores de vapor e fumaça.

Com hélices ou aletas – de acordo com o modelo – sugam a fumaça, odor e vapores da cozinha, regulando a qualidade do ar e mantendo uma temperatura confortável.

Basicamente, é um ventilador gigante que joga o ar quente para fora e ameniza a temperatura. Ao realizar esse movimento, renova as massas de ar do ambiente, tornando-o livre de odores fortes e consideravelmente mais agradável.

Quais são as diferenças entre depuradores, coifas e exaustores?

Os depuradores são exaustores que retêm os resíduos em seu filtro interno e liberam ar limpo; assim, não se conectam ao exterior do ambiente. São bonitos e possuem instalação muito simples, por não envolver tubos ou furos nas paredes.

São indicados para cozinhas pequenas, sobretudo domésticas, pois apresentam baixo poder de sucção e regulação da temperatura. .

A coifa, por sua vez, tem maior poder de sucção. Possui conexão com a área externa, feita predominantemente no formato de chaminé.

Define-se pela abertura cônica que cobre a fonte de calor e odores, a coifa em si. Ela direciona os resíduos ao mecanismo de sucção, para otimizar a limpeza do ar. Para cozinhas maiores, essa é a opção mais indicada.

Como você deve ter notado, coifas e depuradores podem ser considerados tipos de exaustores. No entanto, chamamos de exaustores, simplesmente, os mecanismos simples de sucção, que podem se modificar em configuração, finalidade e composição.

Em cozinhas industriais, exaustores simples e potentes são muito comuns, adequados às dimensões e demandas do ambiente. Eles podem, ainda, ser utilizados em conjunto com coifas, para resultados excelentes.

Os exaustores e seus modelos

Dependendo das especificidades de sua cozinha ou negócio, há modelos mais ou menos apropriados. Confira:

  • Exaustor axial

Exaustores axiais são assim chamados por seu eixo com hélices oblíquas, que gira como um ventilador tradicional, sugando o ar em ângulo reto.

Bastante acessível e de prática instalação, é muito popular nos mais variados ambientes, sendo inclusive o modelo mais utilizado em cozinhas industriais.

Sua capacidade de sucção e ventilação é alta, competindo com coifas industriais. Pode ser feito em polipropileno ou aço, que são materiais leves e resistentes.

  • Exaustor centrífugo

Exaustores centrífugos são opções um pouco mais caras, mas, em compensação, oferecerem longa durabilidade e grande estabilidade de funcionamento. São equipamentos muito robustos, recomendados a cozinhas de grandes dimensões e situações que exigem vazão canalizada.

Diferem dos exaustores axiais pois contam com pás que giram de lateralmente, criando força centrífuga. O ar é sugado em um ângulo diferente daquele em que é expelido, e por isso o equipamento possui forma de caracol.

Podem atuar como insufladores de ar, por sua alta potência. Muito precisos, podem ser aplicados à situações que envolvam resíduos perigosos, como itens inflamáveis ou irritantes.

  • Exaustor transportável

Também chamados man coolers, os exaustores transportáveis são ideais para promover ventilação localizada.

Articuláveis e leves, podem ser facilmente levados ao local de maior emissão de vapores, e são comumente posicionados próximos a fornos industriais. Em cozinhas de grandes dimensões, complementam bem outros dispositivos de ventilação.

  • Exaustor eólico

O exaustor eólico é posicionado no teto, e seu globo com aletas fica exposto aos ventos naturais. Quando as massas atmosféricas atingem as aletas do globo, provocam a rotação que suga o ar quente da parte interna da construção.

Possuem capacidade de remover odores e fumaça, além de refrigerar naturalmente. Podem ser instalados com facilidade em qualquer tipo de telhado.

Uma das vantagens desse modelo é a baixíssima produção de ruídos e vibrações. Se bem limpos e lubrificados, são totalmente silenciosos. Também não oferecem o risco de superaquecimento, explosão ou possíveis incêndios.

Essa é a opção mais econômica, no entanto é a menos confiável e não supre as necessidades de uma cozinha industrial, em que a produção de fumaça e ar quente são praticamente constantes.

Seu funcionamento depende das correntes de ar natural, ou seja, em dias em que não houver movimentação dos ventos, não haverá refrigeração.

Como realizar a manutenção de um exaustor?

Apesar de não possuírem filtros como os depuradores, os exaustores que apresentamos acumulam gordura e resíduos, o que reduz a vida útil do equipamento e diminui consideravelmente sua eficiência, podendo apresentar risco aos trabalhadores.

Exaustores devem receber manutenção periódica. Para cozinhas industriais, recomendamos manutenção bimestral, o que inclui limpeza e lubrificação.

A escolha dos produtos a serem utilizados na limpeza depende dos materiais que compõem seu equipamento, no entanto, o bicarbonato de sódio é uma opção muito difundida e relativamente segura.

Lembre-se de utilizar máscara e luvas de proteção, sempre! Os resíduos acumulados podem ser perigosos.

Onde comprar seu exaustor ideal?

Na loja da Castellmaq você encontra as opções mais populares em exaustores industriais, além de todos os demais equipamentos de que você precisa para equipar sua cozinha, como fornos, fogões, chapas refrigeradores e outros ítens industriais.

Confira nossos produtos e fique ligado em nosso blog, com informações essenciais para seu negócio. Temos post novo toda semana. Até a próxima!

Powered by Rock Convert